Além de não marcar, Leão da Barra vem de três derrotas consecutivas no torneio e tem o segundo pior ataque
O Vitória chegou a quatro jogos consecutivos sem marcar gols na Série A do Campeonato Brasileiro. O jejum ofensivo se manteve após a derrota por 2 x 0 para o Flamengo, no último domingo (9), no Maracanã, pela 22ª rodada da competição.
A sequência começou no empate sem gols com o Botafogo, no Nilton Santos, num duelo atrasado da 4ª rodada. Depois, o Rubro-Negro perdeu para o Remo por 2 x 0 em Belém, novamente não balançou as redes diante do Palmeiras, na derrota por 4 x 0 no Barradão, e completou a série negativa contra o Mengão.
O período sem gols também coincide com uma sequência de três derrotas consecutivas no Brasileirão. O Leão da Barra não vence desde o êxito por 1 x 0 sobre o Vasco, na 19ª rodada. A última vez que o time ficou tanto tempo sem marcar no torneio foi no ano passado, quando teve cinco jogos consecutivos sem balançar as redes – foram duas derrotas por 1 x 0 e três empates sem gols entre a 10ª e a 15ª rodada da Série A.

Jair Ventura, treinador do Vitória – Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Segundo pior ataque da Série A
O problema ofensivo aparece também nos números gerais da competição. Após 22 partidas disputadas, o Vitória marcou 22 gols e tem o segundo pior ataque da Série A ao lado do Grêmio, à frente apenas da Chapecoense, que balançou as redes 19 vezes.
A situação chama atenção principalmente pela dependência dos centroavantes: 40,9% dos gols marcados pelo Rubro-Negro no campeonato foram anotados por jogadores da posição. Dos 72 tentos anotados no ano (contabilizando Série A, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Baiano), a porcentagem de gols marcados por “camisas 9” fica nos 37,5% – são 27 ao todo.
Artilheiros do Vitória no ano
- 13 gols: Renato Kayzer;
- 12 gols: Renê;
- 11 gols: Erick;
- 5 gols: Baralhas;
- 4 gols: Matheuzinho e Tarzia;
- 3 gols: Osvaldo;
- 2 gols: Ramon, Pablo e Martínez;
- 1 gol: Lucas Silva, Kike Saverio, Lawan, Mateus Silva, Luis Miguel, Dudu, Aitor, Cacá, Renzo López, Marinho, Zé Vitor, Luan Cândido, Nathan Mendes e Fabri.

Renato Kayzer é o artilheiro da temporada com – Foto: Victor Ferreira/EC Vitória









0 comentários