publicidade

Bruno Pivetti: Estilo de jogo, livro publicado e 8 times em 3 anos; conheça mais sobre o novo técnico do Náutico

Náutico, PE, Série C, Últimas

Por Clauber Santana

Por Clauber Santana

Postado dia 14 de agosto de 2023

Técnico terá a missão de classificar o Timbu para o quadrangular da Série C em dois jogos

Bruno Pivetti foi anunciado como novo técnico do Náutico, nesta segunda-feira (14), após a saída de Fernando Marchiori. O nome causou estranheza em parte da torcida alvirrubra por não conhecer o jovem treinador de 39 anos. 

Afinal, quem é Bruno Pivetti? O NE45 preparou um pequeno resumo da carreira do técnico para apresentar aos torcedores. Abaixo, você pode entender mais sobre o estilo de jogo, o porquê dele ser considerado uma referência na periodização tática no futebol brasileiro e os seus últimos trabalhos. 

Estilo de jogo de Bruno Pivetti

Baseado no que apresentou em outros clubes, o torcedor verá o Náutico com mais posse de bola e toques rápidos. O estilo de jogo de Bruno Pivetti é pautado na construção a partir do goleiro, de pé em pé, passando pelos zagueiros e sem chutões.


Em seu último clube, o Guarani, Pivetti destacou que gosta de equilíbrio. Com posse, mas sendo bem aproveitada. Na fase defensiva, ele prega por um estilo agressivo para logo recuperar a bola.

“Claro que queremos ter uma equipe ofensiva, mas com objetivo, tendo opção da bola para frente. Não podemos nos descuidar no momento em que o time perde a bola. Eu gosto de uma equipe agressiva, que procure recuperar a bola no menor tempo possível”, disse na coletiva de apresentação no Guarani.

Já sobre a marcação, ele utiliza a por zona e com a ideia de ser mais agressivo para recuperar a posse. Para quando tiver a bola, atacar rápido com triangulações em busca do ataque. 

Livro publicado

Bruno Pivetti é uma das referências na periodização tática no Brasil. O treinador, inclusive, tem um livro publicado sobre o tema: Periodização Tática. O futebol arte alicerçado em critérios.

Vale explicar que a periodização tática é uma metodologia de treinos de acordo com as características do modelo de jogo que será implementado. É baseado na repetição sistemática para criar o hábito nos atletas sobre o comportamento que a equipe deve ter em campo. 

Isso vale para a transição defensiva, ofensiva, criação de jogadas e bolas paradas. Tudo com uma dinâmica trabalhada e repetida nos treinamentos.

O livro foi lançado em 2020 e um dos prefácios foi escrito por Muricy Ramalho, bicampeão pernambucano justamente pelo Náutico.  

Livro - Bruno Pivetti
Foto: Reprodução

Oito clubes em três anos

O primeiro trabalho de Bruno Pivetti como treinador foi na Ferroviária, em 2018. Porém, a curta passagem não foi o início definitivo na função.

Em 2020, no Vitória, ele começou de fato como treinador depois de ter sido auxiliar e coordenador da base. Desde então, passou pelo Tombense, em duas passagens, além de CSA, Villa Nova-MG, Goiás, Chapecoense e Guarani. Portanto, o Náutico será o oitavo clube em três anos.

De acordo com dados do Sofascore, o treinador tem 115 jogos na carreira com 35 vitórias, 48 empates e 32 derrotas. Ainda em termos de números, os melhores trabalhos foram pelo Goiás e Tombense (segunda passagem).

No clube alviverde foram cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota no curto trabalho. No time mineiro, em 32 partidas, ele obteve dez vitórias, 11 empates e 11 derrotas.

Os desempenhos foram inferiores no Nordeste. No Leão baiano, ele teve um aproveitamento de 36,8%, com 19 partidas, quatro triunfos, nove empates e seis derrotas. Já no CSA, ele somou três vitórias, cinco empates e quatro derrotas, em um aproveitamento de 39% dos pontos disputados.

Desafios no Náutico

O treinador chega ao Timbu para comandar, inicialmente, o time por dois jogos: Brusque (fora de casa) e São Bernardo (Aflitos). A missão é classificar para o quadrangular da Série C do Campeonato Brasileiro e terá a obrigação de conquistar, no mínimo, quatro pontos. 

A equipe alvirrubra está no 9º lugar com 25 pontos, empatado com São Bernardo e São José-RS, que estão no G8 e com a vantagem pelo saldo de gol. O Brusque, próximo adversário, tem 30 pontos e está com a classificação encaminhada. A equipe catarinense é a 6ª melhor mandante com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. 

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING