Tricolor disputou quatro competições neste ano
A temporada do Bahia acabou e os números se desenharam de forma mais organizada. Gols marcados, triunfos, aproveitamento, fator casa e outros tópicos foram ‘fechados’ no último fim de semana, quando o Esquadrão selou retorno à Copa Libertadores após 35 anos, quando venceu o Atlético-GO em Salvador.
Os dois tentos marcados diante do Dragão, assinalados por Thaciano e Luciano Rodríguez, renderam a projeção final de 108 gols no ano. Foram 70 partidas disputadas – levando em conta Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A – e 70% de aproveitamento como mandante. Os dados são do site Ogol.
Na Arena Fonte Nova, foram 35 jogos realizados, sendo 23 triunfos, cinco empates e apenas sete derrotas. O Esquadrão balançou a rede em 57 oportunidades, enquanto foi vazado 21 vezes. Em casa, é importante frisar o desempenho no primeiro turno do Brasileiro, que pavimentou vaga na competição internacional.

Rafael Rodrigues/EC Bahia
Já no cenário como visitante, os números, naturalmente, caem. Dos 34 compromissos, saiu vitorioso em 11, ficou no empate em oito deles e perdeu 15. Marcou 48 gols e sofreu 54. Um aproveitamento de pouco mais de 40%. No segundo turno da Série A, a equipe caiu de rendimento e viveu pior jejum do ano.
Vale lembrar que a quantidade de partidas leva em conta o amistoso realizado ainda na pré-temporada, em Manchester, na Inglaterra, quando a equipe baiana empatou com o Blackburn Rovers em 3 x 3. Na oportunidade, jogadores e comissão passaram 11 dias em solo europeu.
Números do elenco do Bahia em 2024

Tiago Caldas/EC Bahia
Individualmente, o grupo do Tricolor teve destaques. O volante Caio Alexandre, por exemplo, foi quem mais vezes entrou em campo: 64 das 70 partidas disputadas. Já o atacante Biel, que passou período fora dos gramados nesta reta final de Série A, foi o ‘garçom’ da temporada, com 11 assistências distribuídas.
Quando o assunto foi bola na rede, Thaciano despontou com 15 gols marcados. Logo depois, vem Everaldo, com 11 anotados. O top-5 da artilharia tricolor é fechado com Cauly e Jean Lucas, ambos com 9, e Oscar Estupiñán, que deixou o clube em julho deste ano.
0 comentários