Nota veio em resposta ao comunicado conjunto de 4 times
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou nota na noite desta segunda-feira (27) para rebater o comunicado conjunto de Santa Cruz, Sport, Náutico e Retrô, também de hoje, solicitando o uso do VAR e de árbitros de fora do estado em partidas envolvendo os times. No comunicado, a FPF reforça que é possível o uso de arbitragem de outros estados, mas que o VAR só a partir das fases eliminatórias.
O motivo da nota conjunta foi a atuação da arbitragem no Clássico das Emoções, vencido pelo Náutico por 2 x 1, mas que contou com um lance polêmico no segundo gol, onde a bola teria batido no braço do atacante Bruno Mezenga na origem do lance. No dia seguinte ao jogo, a árbitro Débora Cecília e o assistente José Romão foram afastados por tempo indeterminados.
![FPF reafirma VAR somente a partir da 2ª fase e diz que arbitragem de fora será analisada jogo a jogo 1 Taça do Campeonato Pernambucano 2025](https://ne45.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Taca-CampeonatoPernambucano2025-RafaelVieiraFPF1.jpg)
Foto: Rafael Vieira/FPF
E o ponto principal usado pelo presidente Evandro Carvalho são as decisões tomadas pelos clubes durante o Conselho Técnico, em que todos os clubes participantes votaram em questões envolvendo justamente esses temas.
Sobre o uso de árbitro de fora do estado, a nota da FPF diz que é possível, desde que “critérios previamente estabelecidos sejam seguidos”. Os árbitros precisam ser do VAR e as solicitações serão analisadas jogo a jogo.
Já sobre o uso do VAR, a nota que diz que a aprovação era “única e exclusivamente do Conselho Técnico”, e que por questão de “isonomia”, o seu uso será somente a partir das fases eliminatórias. E que essa decisão foi tomada “considerando fatores técnicos, logísticos e financeiros, visando atender de forma equilibrada a todas as equipes envolvidas”.
![FPF reafirma VAR somente a partir da 2ª fase e diz que arbitragem de fora será analisada jogo a jogo 2 Comissão de Árbitros - Náutico x Santa Cruz - Deborah Cecília](https://ne45.com.br/wp-content/uploads/2025/01/2025_nautico_x_santa_cruz_pernambucano_comissao_arbitragem_deborah_cecilia.jpg)
Foto: Rafael Vieira/FPF
Confira a nota da FPF
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) reafirma o compromisso com a transparência, a imparcialidade e o desenvolvimento do futebol pernambucano. Em respeito à nota divulgada pelos clubes Náutico, Santa Cruz, Retrô e Sport, esclarecemos os seguintes pontos:
1 – Escalação de árbitros de fora do estado
Em conformidade com as diretrizes da CBF para as federações estaduais, ressaltamos que, em qualquer estado, é possível a solicitação de arbitragem externa, desde que os critérios previamente estabelecidos sejam seguidos. As solicitações serão encaminhadas à Comissão Nacional de Arbitragem e serão analisadas jogo a jogo. Conforme discutido e acordado no Conselho Técnico do Campeonato Pernambucano Betnacional 2025, os clubes participantes podem solicitar a escalação de fora do estado, desde que esses seja pertencentes ao quadro da Fifa.
Utilização do VAR
Sobre a utilização do árbitro assistente de vídeo (VAR), segundo diretrizes da CBF, é necessária a aprovação única e exclusivamente do Conselho Técnico. Reiteramos que, por questões de isonomia entre todos os clubes participantes e em conformidade com a decisão tomada no Conselho Técnico, o VAR será implantado a partir das fase eliminatórias do Campeonato Pernambucano. Essa decisão foi tomada considerando fatores técnicos, logísticos e financeiros, visando atender de forma equilibrada a todas as equipes envolvidas.
A FPF permanece aberta ao diálogo com os clubes e reforça a importância de que as discussões e decisões sigam os trâmites definidos nos fóruns apropriados, sempre com o objetivo de fortalecer o Campeonato Pernambucano e preservar a integridade da competição.
0 comentários