O movimento busca 500 assinaturas para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
O grupo de oposição “Leões pela Mudança” dará início a um movimento pode tentar alterar os rumos políticos do Sport. Os oposicionistas irão promover um almoço no restaurante Boi & Brasa da Ilha do Retiro nesta sexta-feira (07), a partir das 12h, com o objetivo de iniciar a coleta das 500 assinaturas para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que poderá formalizar o pedido de impeachment do presidente Yuri Romão.
O grupo é encabeçado por nomes conhecidos da política rubro-negra, como Matheus Souto Maior, Ricardo Sá Leitão, Kadico Pereira e Rafael Arruda, este último, candidato à presidência do clube no último pleito contra Yuri Romão. Os integrantes têm sido críticos à gestão atual nas redes sociais, defendendo maior transparência, diálogo com os sócios e mudanças estruturais.
Em entrevista exclusiva ao NE45, Ricardo Sá Leitão detalhou as razões do movimento e os pontos que embasam o pedido de cassação do mandato do presidente, com base no Estatuto do clube, na Lei Geral do Esporte e em normas de governança corporativa. O requerimento que será levado ao Conselho Deliberativo se apoia em três principais eixos:
Conflito de interesses: Yuri Romão seria sócio de empresas ligadas ao agenciamento de atletas, o que configura um conflito potencial ou real com os interesses do clube, segundo a oposição.
Falta de transparência: Descumprimento do dever de publicar informações financeiras e contratuais no Portal da Transparência, que, segundo o grupo, foi retirado do ar.
Gestão financeira questionável: A oposição critica o adiantamento de receitas de televisionamento por 50 anos, a confissão de dívida com uma empresa ligada ao presidente antes da recuperação judicial e a ausência de informações detalhadas sobre gastos com contratações.
Caso consigam as assinaturas necessárias, os opositores esperam que o Conselho Deliberativo autorize a realização da AGE para que os sócios decidam se Yuri Romão deve ou não permanecer à frente do clube.
“Não estamos acusando o presidente de desonestidade ou de desviar patrimônio. Mas existem condutas nocivas ao clube, que ferem a ética e a legislação aplicável. O sócio precisa zelar pela dignidade e honradez do Sport”, afirmou Ricardo Sá Leitão.
A HORA É AGORA!
Quem ama o Sport AGE!Na próxima sexta-feira, acontecerá um almoço especial que irá marcar o início da coleta das 500 assinaturas necessárias para convocar a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) e formalizar o pedido de impeachment do presidente Yuri Romão. pic.twitter.com/7HMks17qKo
— Leões Pela Mudança (@Leoesdamudanca) August 3, 2025
0 comentários