Os três clubes contaram com o apoio de suas respectivas federações
Sport, Fortaleza e Ceará protocolaram, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um pedido formal para o reconhecimento dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros. A ação, divulgada na manhã desta terça-feira (21), aconteceu em consonância com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e Federação Cearense de Futebol (FCF).
Os dirigentes dos três clubes, bem como das duas federações, trabalham juntos desde o segundo semestre de 2023 no “levantamento de informações históricas e jurídicas, consolidando uma pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas”, explica a nota oficial publicada por todas as partes.
LEIA MAIS | Torcedores do Sport protestam contra Yuri Romão, elenco e Conselho com faixas na Ilha do Retiro
O principal argumento levantado pelas instituições é de que, na época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado, de maneira equivocada, como uma competição regionalizada. “Na realidade, integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD)”, contrapôs.
Realizado em três edições, o Torneio Norte-Nordeste foi vencido primeiramente pelo Sport (1968), depois pelo Ceará (1969) e por fim, pelo Fortaleza (1970). Caso o pleito seja atendido pela CBF, as três equipes passarão a fazer parte do hall de campeões brasileiros.
“Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro”, concluiu a nota.
NOTA OFICIAL DE SPORT, FORTALEZA E CEARÁ NA INTEGRA
“As entidades signatárias – Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube, Sport Club do Recife, Federação Cearense de Futebol e Federação Pernambucana de Futebol – vêm a público informar que protocolaram junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedido formal de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros.
O trabalho, conduzido em conjunto desde o segundo semestre de 2023, reuniu dirigentes dos três clubes e das duas federações no levantamento de informações históricas e jurídicas, consolidando uma pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas.
O argumento central do requerimento é que, à época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
O Torneio Norte-Nordeste foi realizado em três edições: o Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970. Caso o pleito seja reconhecido pela CBF, os clubes passarão a ser considerados campeões brasileiros.
Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro”.
Foto: divulgação/FCF







0 comentários