publicidade

Sport, Fortaleza e Ceará pedem reconhecimento dos Torneios Norte-Nordeste como Campeonato Brasileiro

Série A, CE, Ceará, Fortaleza, PE, Sport, Últimas

Por Guilherme de Andrade

Por Guilherme de Andrade

Postado dia 21 de outubro de 2025

Os três clubes contaram com o apoio de suas respectivas federações 

Sport, Fortaleza e Ceará protocolaram, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um pedido formal para o reconhecimento dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros. A ação, divulgada na manhã desta terça-feira (21), aconteceu em consonância com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e Federação Cearense de Futebol (FCF). 

Os dirigentes dos três clubes, bem como das duas federações, trabalham juntos desde o segundo semestre de 2023 no “levantamento de informações históricas e jurídicas, consolidando uma pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas”, explica a nota oficial publicada por todas as partes.

LEIA MAIS | Torcedores do Sport protestam contra Yuri Romão, elenco e Conselho com faixas na Ilha do Retiro


O principal argumento levantado pelas instituições é de que, na época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado, de maneira equivocada, como uma competição regionalizada. “Na realidade, integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD)”, contrapôs. 

Realizado em três edições, o Torneio Norte-Nordeste foi vencido primeiramente pelo Sport (1968), depois pelo Ceará (1969) e por fim, pelo Fortaleza (1970). Caso o pleito seja atendido pela CBF, as três equipes passarão a fazer parte do hall de campeões brasileiros. 

“Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro”, concluiu a nota.

NOTA OFICIAL DE SPORT, FORTALEZA E CEARÁ NA INTEGRA

“As entidades signatárias – Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube, Sport Club do Recife, Federação Cearense de Futebol e Federação Pernambucana de Futebol – vêm a público informar que protocolaram junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedido formal de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros.

O trabalho, conduzido em conjunto desde o segundo semestre de 2023, reuniu dirigentes dos três clubes e das duas federações no levantamento de informações históricas e jurídicas, consolidando uma pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas.

O argumento central do requerimento é que, à época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

O Torneio Norte-Nordeste foi realizado em três edições: o Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970. Caso o pleito seja reconhecido pela CBF, os clubes passarão a ser considerados campeões brasileiros.

Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro”.

FCF - FPF - Sport - Ceará - Fortaleza

Foto: divulgação/FCF

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING