São anos difíceis para o torcedor da Bolívia Querida, onde agora vê seu time correr risco de cair para a Série B do Maranhense
O Sampaio Corrêa parece viver uma crise sem fim. De um quase acesso para a Série A em 2022 ao risco de rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Maranhense em 2026, tem sido um período difícil para a torcida da Bolívia Querida.
A atual temporada representa um risco real de queda, algo que o Paio não tem o costume de conviver. Muito pelo contrário, o costume é de brigar por títulos do Campeonato Maranhense, onde é o maior campeão, com 37 troféus.
Mas esta temporada a situação vem bem ruim. O Estadual conta com oito clubes neste ano e o Sampaio Corrêa é o 6º colocado, com oito pontos. Ao todo, só venceu um dos seis jogos disputados e empatou os outros cinco. São dois pontos de diferença para o G-4, onde Maranhão (2º), Luminense (3º) e IAPE (4º) somaram 10 pontos até então.
Mas o Tubarão tem o alerta ligado contra o rebaixamento. Neste ano, só o lanterna é rebaixado direto, enquanto que o 6º e o 7º jogam um playoff contra o descenso, e o perdedor vai para a Segundona Maranhense.
Dessa forma, se a 1ª fase encerrasse como está agora, o Paio faria uma disputa com o Imperatriz para seguir na elite do Estadual em 2027. Ou seja, primeiro é preciso escapar dessa situação de brigar contra a queda para, enfim, ter a possibilidade de ir ao mata-mata.

Foto: Ronald Felipe/Sampaio Corrêa
Sampaio Corrêa pode ir para a Série D 2027?
A Bolívia Querida vai disputar a Série D de 2026 após ter conseguido a vaga entre os clubes que caíram no mata-mata da competição em 2025. Vale lembrar que a 4ª Divisão foi ampliada para ter 96 clubes a partir deste ano.
Com isso, a vaga para a Série D de 2027 passa por diferentes critérios. Primeiro, pela campanha do Sampaio Corrêa no Campeonato Maranhense, que distribui duas vagas. Para isso, precisa chegar à final ou, no mínimo, ter a melhor campanha entre os dois eliminados na semifinal. De todo jeito, ir ao mata-mata é uma chave para conquistar essa vaga.
Outra possibilidade é através da Série D deste ano. Em caso de eliminação na 3ª fase da competição em diante, há uma compensação com a vaga garantida na 4ª Divisão em 2027.
A outra possibilidade é através do Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. Ainda é cedo falar, pois o RNC será atualizado ao fim desta temporada, mas pela boa pontuação do Sampaio Corrêa no de 2026, ainda é provável que conquiste a vaga de 2027 pelo ranking.










0 comentários