publicidade

América-RN perde 18 pontos no Campeonato Potiguar por relacionar atleta irregular; entenda

América-RN, Potiguar, RN, Últimas

Por Klisman Gama

Por Klisman Gama

Postado dia 30 de janeiro de 2026

Jogador da base alvirrubra não teria contrato profissional vigente; Mecão se defende e diz que caso será esclarecido

Após denúncia feita na última quinta-feira (29) ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN), o América-RN foi punido com a perda de 18 pontos no Campeonato Potiguar por relacionar um jogador da base, de 20 anos, que ainda não tinha contrato profissional vigente. A decisão, ainda preventiva, foi tomada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) nesta sexta (30).

A situação aconteceu com o América-RN relacionando o lateral-direito Elias para os três primeiros jogos do Campeonato Potiguar. Ele não entrou em campo em nenhuma das partidas. Entretanto, já tinha completado 20 anos em outubro de 2025, e jogadores que possuem contrato amador só podem ser relacionados para a competição se ainda não tiverem feito 20 anos.

Em sua decisão, a FNF alegou a infração no “parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2026, que veda a participação de atleta não profissional a partir da data que completa 20 anos”.


Elias, lateral-direito da base do América-RN, que teria sido relacionado irregularmente no Campeonato Potiguar por não ter contrato profissional

Foto: Gabriel Leite/América-RN

Além do Mecão, o Potyguar Seridoense também foi denunciado por ter dois jogadores, Fabrício e Toró, na mesma situação que Elias. Porém, perdeu 15 pontos por essa irregularidade.

A decisão que pune os dois clubes foi baseada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que “estabelece a perda dos pontos adquiridos em cada partida, além dos pontos máximos que uma partida pode ter, por partida em que os atletas teriam participado de forma irregular”.

A notícia infração foi assinada por todos os outros seis clubes do Campeonato Potiguar: ABC, Globo, Laguna, Potiguar, QFC e Santa Cruz-RN.

A partir dessa punição, que será definida após decisão do TJD-RN, o América-RN e o Potyguar Seridoense podem ser rebaixados para a 2ª Divisão do Estadual, já que os dois últimos colocados da 1ª fase sofrem o descenso. A tendência é de que o Alvirrubro recorra se a perda de pontos for mantida.

O Mecão liderava o campeonato com 10 pontos e agora tem -8, na 7ª posição. O Leão de Currais Novos tinha três pontos e era o 6º colocado, agora fica na lanterna com -12 pontos.

O Campeonato Potiguar tem ainda mais três rodadas, com nove pontos a serem disputados. O Globo passa a ser o primeiro time fora do Z-2, com zero ponto. O América-RN, no pior dos cenários, ainda tem uma chance pequena de escapar do rebaixamento em caso de mantida a punição.

América-RN pode ser punido porque teria relacionado irregularmente o lateral-direito Elias no Campeonato Potiguar, por não ter contrato profissional ainda

Foto: Gabriel Leite/América-RN

O lado do América-RN sobre a denúncia

Em nota, o Dragão afirmou que não existe qualquer fraude nesse caso e que ele é, “no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares”.

Além disso, o América-RN afirmou que seu departamento jurídico está tomando “todas as medidas necessárias para o esclarecimento dos fatos”.

Até a publicação desta matéria, o Potyguar Seridoense ainda não se pronunciou oficialmente sobre a acusação e a perda de pontos.

Veja a nota emitida pelo América-RN

Na última quarta-feira (28), foram divulgadas notícias na imprensa sobre a suposta utilização de atleta irregular pelo América no Campeonato Potiguar 2026 e a possibilidade de aplicação de penalidades esportivas.

O que podemos afirmar desde já, como todos bem sabem, é que inexiste qualquer tipo de fraude, omissão de informação, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou dolo a qualquer adversário e ao bom andamento do campeonato.

A situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes.

O Departamento Jurídico do clube já está adotando todas as medidas necessárias para o esclarecimento dos fatos, confiando nos órgãos desportivos competentes e na Justiça Desportiva.

Dentro de campo nossos atletas seguirão dando o máximo para conquistar as vitórias necessárias para que possamos conquistar nosso primeiro objetivo do ano, que é o tetracampeonato Potiguar em 2026.

Para isso, contamos com o apoio da Maior e Melhor torcida do mundo, a Nação Americana. Com vocês jogando juntos, somos mais fortes!

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING