O Sport confirmou, na última quinta-feira, a data das eleições. Após discussões sobre antecipação e adiamento, o pleito ficou para a segunda quinzena de dezembro, como prevê o atual estatuto do clube, e vai ocorrer no dia 18 de dezembro (sábado), das 8h às 18h, na sede social da Ilha do Retiro. A oficialização por parte do clube ocorreu em publicação do edital em um tradicional jornal de grande relevância na cidade.
O que está em jogo
As eleições do clube irão eleger o Presidente e o Vice para o poder Executivo, além do Presidente e o Vice para o Conselho Deliberativo – órgão formado por 150 integrantes titulares – para o biênio 2021-2022.
Quem pode votar
Estão aptos a voto no Sport os sócios das categorias: proprietário, benemérito, subscritor, contribuinte, patrimonial e remido, com pelo menos um ano de vínculo ao quadro social do clube e com mais de 18 anos de idade. Não participam do pleito os sócios-torcedores e dependentes.
Como será o pleito
No decorrer do ano o Sport chegou a cogitar a possibilidade de fazer a votação virtual, porém, hoje essa alternativa está descartada e o pleito será presencial. No início do mês, o governo do estado autorizou, por decreto, a realização “de eventos corporativos e institucionais com até 50% da capacidade do ambiente e no máximo 300 pessoas”. Em 2018, o Sport teve 2.806 eleitores, enquanto em 2016 o número foi de 4.603 – recorde histórico dentre os pleitos do Leão.
Quem está no pleito
Atualmente, apenas duas chapas de oposição confirmaram candidatura: Eduardo Carvalho e Luiz Carlos Belém. Porém, sabe-se que terá uma terceira composição oposicionista, com a participação, inclusive, de Nelo Campos, além da expectativa de como será formada a situação após a desistência de Milton Bivar.
Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife
0 comentários