publicidade

Maradona: o herói sujo e possível

João de Andrade Neto, Podcasts

Por João de Andrade Neto

Por João de Andrade Neto

Postado dia 26 de novembro de 2020

Como não sou religioso, prefiro não me referir a Maradona como muitos gostam de chamá-lo, de Deus. Prefiro chamá-lo de herói. Um herói imperfeito, e por isso mesmo um herói necessário. Porque Maradona, com toda sua humanidade em estado puro, nos mostrou, mesmo se ser a sua intenção (mais um ponto positivo), que podemos ser belos, e falhos. Essa é a nossa natureza. Isso fez Maradona ser tão próximo, tão amado, tão admirado e tão criticado.

Porque Maradona sempre foi intenso. Gostem ou não, o Maradona gênio do futebol e o Maradona de carne e osso sempre foram um só. O desonesto que faz um gol de mão em uma Copa do Mundo. O “meteóro cósmico” que faz o mais belo gol das Copas do Mundo. Na mesma partida. Em um intervalo de poucos minutos.

O craque, o bêbado, o dependente químico, o passional. Sempre vivenciamos o Maradona por completo. Ou o mais próximo disso. Qual herói perfeito, utópico, irreal e distante permitiria isso? Maradona sempre foi um peito aberto. Falava o que pensava. Não se preocupava com polêmicas. E mais uma vez pergunto. Porque querer evitar as polêmicas?


Com a sua morte precoce, aos 60 anos recém completados, Maradona aumentará ainda mais a sua divindade para os fãs. Mas pra mim, Maradona sempre será um herói sujo. Mas o herói possível. O herói do dia a dia. E por isso tão próximo do seu povo.

E entre tantas e tantas mensagens que li sobre o craque desde a sua morte, uma se destacou entre as demais. Que segundo relato escrito no Twitter fazia referência a uma comparação feita por um motorista de Uber, argentino de Buenos Aires. Mais um mortal, que quando perguntado sobre a comparação na admiração entre Maradona e Messi, afirmou: “Messi é o que todo argentino sonha em ser. Maradona é o que nós somos”.

Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING