Alvinegro conta com belo gol de Vina nos acréscimos da 1ª etapa para vencer na Arena Castelão; meia marcou pelo terceiro jogo consecutivo
Como fica?
Com o resultado, o Ceará subiu, momentaneamente, quatro posições na tabela da Série A. Com 24 pontos ganhos, o Alvinegro de Porangabuçu chega à 10ª posição da competição, empatado com Flamengo, RB Bragantino e São Paulo.
Os próximos jogos
O Vozão volta a campo pela Série A no próximo domingo, às 16h. Diante do Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, os cearenses irão encerrar sua participação no primeiro turno da elite do futebol nacional.
O jogo – Ceará x Avaí
Um tempo de atraso
Mais uma vez, a Arena Castelão apresentou problemas elétricos na temporada. Após o apagão na partida entre Fortaleza e Palmeiras, foi a vez do Ceará ter problemas de iluminação como mandante. Dessa forma, a partida diante do Avaí acabou começando com 47 minutos de atraso, com direito a equipes e árbitro retornando aos vestiários para reestabelecer o aquecimento até o problema ser resolvido.
1º Tempo – Vina decide e Ceará sai na frente
Após o atraso para começar a partida, o que se viu nos minutos finais foram duas equipes em ritmo baixo na Arena Castelão. Contudo, mesmo sem apresentar grande intensidade, o Avaí foi quem conseguiu ser mais perigoso no começo do jogo, explorando os erros de passe do Ceará ao redor de sua área.
O Vozão só conseguiu “pegar no tranco” a partir dos 10 minutos de partida, quando acertou um pouco mais a marcação no meio-campo e passou a jogar em velocidade pelos lados do campo, especialmente com Nino Paraíba e Mendoza. Ainda assim, errava muitos passes no último terço e pouco conseguia produzir com a bola rolando. Dessa forma, as principais chances saíam em bolas paradas ou cruzamentos para a área do goleiro Vladimir.
Já o Avaí seguia a sua proposta de atuar mais recuado e buscar armar jogadas a partir dos contra-ataques. As principais chances do Leão da Ilha foram cedidas pela defesa alencarina. Em três oportunidades – duas com Richardson e uma com Luiz Otávio -, os cearenses erraram passes na saída de bola e possibilitaram que os catarinenses chegassem com perigo à meta de João Ricardo.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! VINAAAAAA! MANDOU UM FOGUETE PRO GOL!
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) July 20, 2022
VAMOOOOO!!! pic.twitter.com/Q1OlOOiYIB
No apagar das luzes, o Ceará contou com o seu principal jogador para lhe dar a vantagem. Em cobrança de falta, Bruno Pacheco rolou para Vina, que bateu colocado, saindo da barreira, para acertar o ângulo do goleiro do Avaí.
2º Tempo – Avaí muda, cria chances, mas Ceará consegue segurar placar
À frente do placar, o Ceará tentou voltar com mais presença ofensiva no início da segunda etapa, com o intuito de ampliar a vantagem. O Vozão ainda conseguiu criar duas chances, com Vina e Mendoza, mas pecou na hora de finalizar.
A partir dos 15 minutos, o Avaí se soltou mais em campo. Muito por causa das substituições do técnico Eduardo Barroca, que acionou Jean Pyerre, Marcinho e Vitinho, dando ao Leão mais alternativas no setor de ataque. Assim, mais perigoso em campo, os catarinenses passaram a explorar as jogadas pelos lados do campo e dar mais espaço ao Ceará.

A segunda metade da etapa final reservou um jogo mais franco entre as duas equipes. Enquanto o Avaí dominava a posse de bola e tentava prender o Vozão no seu próprio campo. O Alvinegro, por sua vez, tentava explorar os contra-ataques em velocidade com Mendoza.
Foi com essas receitas que as duas equipes quase modificaram o placar acertando bolas na trave. Aos 27, Natanael sobe bem pela esquerda e cruza para a área. Vitinho consegue desviar e a bola toca o poste do goleiro João Ricardo. No minuto seguinte, Mendoza recebeu bola no campo de ataque, avançou, tocou na saída do goleiro e, mais uma vez, a bola tocou a trave.
Nos minutos finais, o Ceará passou a administrar a partida para garantir o resultado. Com a marcação reforçada pelas entradas de Fernando Sobral e Rodrigo Lindoso, o Vozão conseguiu conter o ímpeto dos catarinenses e sair de campo com a sua segunda vitória em casa na Série A.

Ficha do jogo
Ceará 1
João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard Coelho (Fernando Sobral), Richardson (Rodrigo Lindoso) e Vina; Lima (Matheus Peixoto), Mendoza e Zé Roberto (Iury Castilho). Técnico: Marquinhos Santos.
Avaí 0
Vladimir; Kevin, Bressan, Rafael Vaz e Natanael; Lucas Ventura (Vitinho), Eduardo (Nathan) e Jean Cléber (Jean Pyerre); Renato (Marcinho), William Pottker e Bissoli (Vinícius Jaú). Técnico: Eduardo Barroca.
Local: Arena Castelão
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (ambos do RN)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Gols: Vina aos 48/1ºT (Ceará)
Cartões amarelos: Lucas Ventura e Vitinho (Avaí)
Público: 37.567 torcedores
Renda: R$ 322.708,00







0 comentários