Leão jogou muito mal na 1ª etapa e viu o rival aproveitar bom momento para abrir o placar e garantir a vitória na Arena Castelão
A partida entre Fortaleza e Fluminense mostrou as duas faces do Leão nas últimas partidas. No primeiro tempo, o Tricolor do Pici foi amplamente dominado e viu Nonato marcar duas vezes – uma delas sendo anulada – para colocar os cariocas em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil.
Na etapa complementar, o técnico Juan Pablo Vojvoda colocou os cearenses mais à frente e conseguiu criar chances e colocar bolas na trave. Contudo, a falta de pontaria do ataque fez com que não conseguisse reverter o placar. O Fortaleza ainda teve um gol anulado com o atacante Romero nos minutos finais.
O jogo – Fortaleza x Fluminense
1º Tempo – Fluminense domina e sai na frente do placar
Desfalcado, o Fortaleza iniciou o jogo com uma formação alternativa e um esquema diferente para tentar neutralizar o ímpeto do Fluminense e tentar partir no contra-ataque. Já o Tricolor carioca dominava trabalhar a posse de bola, mas sentia muita dificuldade devido à condição do gramado do Castelão.
Assim, após os 20 primeiros minutos, que foram caracterizados pelo estudo e o medo de errar de ambas as equipes, o Flu começou a ser mais agudo, especialmente pela direita, aproveitando os espaços às costas de Juninho Capixaba e Lucas Sasha. Encurralado, o Fortaleza pouco conseguia chegar à frente, apenas na base dos chutões para os atacantes Thiago Galhardo e Robson, que foram neutralizados pela defesa carioca.
A primeira espetada do Fortaleza aos 33, quando Lucas Lima recupera uma bola no meio-campo e enfia para Robson, que avançou e bateu de perna esquerda em cima da defesa do Fluminense.
Dois minutos depois, o Flu abriu um placar em uma grande jogada coletiva. Samuel Xavier avançou pela esquerda e cruzou para a área. Jhon Arias fez um corta-luz, Cano ajeitou para trás e Nonato chegou livre para arrematar para as redes de Marcelo Boeck.
Obra de arte vista de dentro de campo. pic.twitter.com/xuJAMf6Ecq
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 29, 2022
Ao final da primeira etapa, a torcida vaiou o time do Fortaleza na descida para o intervalo. Na entrevista à beira do campo, o zagueiro Marcelo Benevenuto afirmou que a postura da equipe havia sido vergonhosa no primeiro tempo e que o time precisava mudar a atitude se quisesse ter alguma chance diante do rival.
“Precisamos melhorar a nossa atitude. Não esta legal. O nosso primeiro tempo foi vergonhoso. Não pode jogar assim. Especialmente em quartas de final da Copa do Brasil e na situação em que nós estamos. Esse jogo tem de ser uma final para a gente. Era assim que tinha de ser. Temos que melhorar a atitude para tentar empatar e virar o jogo. Não pode faltar raça em campo. Temos que melhorar, pois não adianta vir aqui toda vez e dar desculpas ao torcedor”, desabafou o defensor.
2º Tempo – Fortaleza melhora, pressiona, mas não marca
A mudança de atitude veio logo na volta dos vestiários. Vojvoda acionou Moisés na vaga do meia Lucas Lima para tornar o Fortaleza mais ofensivo em uma formação com três atacantes. Assim, o Tricolor de Aço foi quem começou o segundo tempo comandando as ações.
Aos 6, o Fortaleza conseguiu a sua primeira chance clara de gol do jogo. Lucas Crispim cobrou falta para a área, Marcelo Benevenuto desviou para o meio da confusão e a bola sobrou para Robson, que finalizou de voleio para carimbar a trave do goleiro Fábio.
A bola voltaria a tocar a trave do Fluminense 14 minutos depois. Em jogada individual de Lucas Crispim, o meia avançou e arriscou um chute de longa distância. A bola quicou na frente do goleiro carioca e carimbou caprichosamente o poste do Fluminense.
Na segunda metade da etapa final, o técnico Juan Pablo Vojvoda soltou ainda mais seu time. O treinador sacou Ronald e Thiago Galhardo para as entradas de Otero e Romarinho. Assim, apostando na velocidade, o Tricolor passou a pressionar o Fluminense, mas dando espaços para que o time das Laranjeiras explorasse o contragolpe. Dessa forma, os minutos finais de jogo no Castelão foram de trocação franca entre as duas equipes.
Aos 41, o Leão do Pici finalmente conseguiu abrir o placar. Após jogada de Romarinho pela direita, o atacante cruzou rasteiro e Silvio Romero, que havia acabado de entrar, desviou para o fundo das redes. Contudo, após revisão do VAR, o árbitro Rafael Claus anulou a jogada.
Análises, informações, números e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli
Ficha do jogo
Fortaleza 0
Marcelo Boeck; Brítez, Ceballos, Marcelo Benevenuto e Juninho Capixaba; Ronald (Otero), Lucas Sasha, Lucas Lima (Moisés) e Lucas Crispim; Thiago Galhardo (Romarinho) e Robson (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Fluminense 1
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Felipe) e Paulo Henrique Ganso (Martinelli); Matheus Martins (Willian), Jhon Arias (Yago Felipe) e Germán Cano (Marrony). Técnico: Fernando Diniz.
Local: Arena Castelão
Árbitro: Rafael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Simon Manis (FIFA-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Daiane Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Gols: Nonato aos 35/1ºT (Fluminense)
Cartões amarelos: Juninho Capixaba, Lucas Sasha, Lucas Crispim (Fortaleza); Nonato, Fernando Diniz (Fluminense)
Público: 29.898 torcedores
Renda: R$ 366.345,00
0 comentários