Em nota publicada na tarde desta quinta-feira (16), o Sport informou que repudia a alteração do local do jogo contra o Bahia, que ocorre na próxima quarta-feira (22), pela Copa do Nordeste.
Anteriormente marcado para acontecer na Ilha do Retiro, o confronto foi transferido para o Estádio Baptistão, em Aracaju, à pedido da Polícia Militar de Pernambuco “por não conseguir garantir a segurança”, sob a justificativa de que o grupo de policiais está voltado para o carnaval do Estado.
“O Clube comunica que não abrirá mão de ter a torcida rubro-negra ao lado e em sua casa, conforme estipulado pela tabela da competição, uma vez que a partida estava inicialmente marcada para a Ilha do Retiro”, diz um trecho da nota.
Segundo o clube, a medida pode caracterizar “inversão de mando de campo”, tendo em vista que Aracaju é mais perto de Salvador, algo que infringiria a lisura da competição, que prevê quatro partidas como mandante e quatro como visitante, para cada equipe na primeira fase.
O vice-presidente jurídico Rubro-negro, Rodrigo Guedes, foi firme nas palavras, e disse que o clube não irá aceitar à mudança imposta pela CBF.
“Torcedor rubro-negro, é com extrema preocupação que o Sport recebeu a comunicação da CBF, modificando o jogo para Aracaju. O Sport repudia veementemente tal conduta, que desrespeita o maior principio de todo, e qualquer competição, que é a isonomia. Modificar o jogo para Aracaju irá inverter o mando de campo, pois é uma cidade muito mais perto de Salvador, do que de Recife”, afirmou.
“Além do Sport, a Copa do Nordeste também será atingida por essa conduta temerária. Uma competição que não presa pela isonomia, ficará fadada ao fracasso. Ressalto, que não vamos abrir mão da nossa torcida ao nosso lado, e em nossa casa. Isso é uma verdadeira falta de respeito com o Sport, e com o torcedor pernambucano. Não vamos deixar que isso aconteça”, finalizou.
Entenda a decisão que tirou Sport x Bahia da Ilha do Retiro
No documento da CBF, a Diretoria de Competições (DCO) diz que, caso o estado de um clube esteja impossibilitado de sediar um embate por decisão governamental, a partida com mando da equipe será transferida para outro estado, a critério da entidade máxima do futebol brasileiro. E foi exatamente o que aconteceu em Sport x Bahia.
“Essa DCO esclarece que a alteração pretendida inviabiliza e prejudica todo o calendário nacional planejado pela CBF para o ano de 2023. Além disso, a CBF vem recebendo reiterados ofícios das autoridades locais alegando dificuldades em garantir a segurança nas partidas disputadas no Estado mesmo sem ser em época de Carnaval ou outros eventos”, explica o ofício da CBF.
“Diante do exposto, fica determinado pela CBF e pela DCO que a partida da Copa do Nordeste envolvendo Sport x Bahia será realizada no mesmo dia e horário no Estado de Sergipe, Cidade de Aracaju, no Estádio Estadual Lourival Baptista”, acrescenta o documento assinado pelo diretor de Competições da CBF, Júlio Avelar.
Até então, o duelo está marcado para 21h30 da próxima quarta-feira (22), na Arena Baptistão, pela quinta rodada da Copa do Nordeste.









0 comentários