conecte-se conosco

ALMASESérie BÚltimas

Sampaio e CSA bem cotados para acesso à Série A, dizem matemáticos

Publicados

em

O Nordeste está próximo de ter mais dois clubes na Série A do Campeonato Brasileiro. Pelo menos é o que diz a matemática. De acordo com o site Chance de Gol, especializado em projeções, e o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, além do Sampaio Corrêa, que atualmente figura no G4 da Série B, o CSA, após a goleada por 5 a 1 sobre o Confiança, em Aracaju, viu sua possibilidade de acesso também alcançar um patamar factível de ser alcançado.

No levantamento feito pelo Chance de Gol, a probabilidade de sucesso do clube alagoano, na 6ª colocação, com 41 pontos, chegou a 31,7%. Acima, inclusive do Cuiabá, que mesmo na quarta colocação, com 44, aparece com uma chance de classificação à Série A calculada em 27,5%. Já na comparação com o Juventude, 5º com 43 pontos, o percentual de acesso é quase o mesmo (33,2%).

A UFMG também coloca o CSA entre os cinco clubes com maiores chances de subir de divisão. Para o instituto, o Azulão possui 28,3% de possibilidade de disputar a Série A em 2021. Nesse caso, o percentual é maior que o do Juventude, com 26,8%. Já o Cuiabá aparece com 31% de chances de se manter no G4.

Na próxima rodada, o CSA recebe o Oeste, lanterna e virtualmente rebaixado (com risco acima de 99% nos dois levantamentos), no Rei Pelé, enquanto Cuiabá e Juventude atuarão fora de casa. Os mato-grossenses contra o Figueirense, em Florianópolis, enquanto os gaúchos viajam até Aracaju para encarar o Confiança.

Sampaio segue bem cotado

Já o Sampaio, mesmo com a derrota para o América-MG, no Independência, segue com chance de acesso acima de 50%. Mais otimista, o Chance de Gol calcula em 70,4% a possibilidade dos maranhenses conseguirem uma histórica classificação à elite nacional. Já para a UFMG esse índice fica em 51,2%. O time maranhense se manteve em terceiro lugar na classificação, com 44 pontos.

Entre os demais nordestinos, só o Confiança ainda mantém um cenário minimamente esperançoso. Segundo a UFMG, mesmo com a goleada sofrida para o CSA, há 10,4% de probabilidade de acesso à Série A. Já o Chance de Gol é mais pessimista, calculando esse cenário com apenas 3%.

Possibilidade de acesso

Chapecoense – quase 100% (Chance de Gol) e 99,69% (UFMG)
América-MG – 98,5% (Chance de Gol) e 95,7% (UFMG)
Sampaio Corrêa – 70,4% (Chance de Gol) e 51,2% (UFMG)
Cuiabá – 27,5% (Chance de Gol) e 31% (UFMG)
Juventude – 33,2% (Chance de Gol) e 26,8% (UFMG)
CSA – 31,7% (Chance de Gol) e 28,3% (UFMG)
Confiança – 3% (Chance de Gol) e 10,4% (UFMG)
CRB – 0,1% (Chance de Gol) e 0,82% (UFMG)
Vitória – 0,07% (Chance de Gol) e 0,22% (UFMG)
Náutico – quase 0% (Chance de Gol) e 0% (UFMG)

Fotos: Divulgação/Sampaio Corrêa/CSA

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados