conecte-se conosco

BABahiaCEFortalezaFred FigueiroaPESérie ASport

Raio X: 27ª rodada congela área de risco e projeção final reduz mais um ponto

Publicados

em

Aconteceu o esperado. Assim como nas outras vezes em que a pontuação do 17º colocado deu um salto, a rodada seguinte inicia um período de adequação. Consequência natural do achatamento criado na área imediatamente acima do Z4. E, como apenas um clube deste recorte da classificação venceu (em um confronto direto), a tendência de “volta ao padrão” tende a ser mantida. Neste caso, o padrão desta temporada tem sido o do Z4 subir um ponto por rodada. O que já pode se desenhar caso Vasco ou Bahia não pontuem no primeiro jogo de 2021. Ambos jogarão fora de casa, contra Atlético/GO e Grêmio, respectivamente.

O aproveitamento que serve de base para a projeção do “ponto de corte” da 38ª rodada continua sendo o do Bahia (34,6%) – já que independe do resultado do jogo atrasado do Vasco, diante do Palmeiras, que só acontecerá em 27 de janeiro. Assim, a projeção atual do 17º é fechar o campeonato com 40 pontos. Na precisão matemática, 39,4. Mas, por uma maior segurança, utilizamos o arredondamento para cima. O fraco desempenho recente dos principais envolvidos na luta pela permanência abre a possibilidade do gráfico abaixo voltar para o cenário do fim do 1º turno – quando ainda haviam muitos jogos atrasados. Pensar nos “tradicionais” 45 pontos hoje é algo completamente fora da curva desta Série A.

Considerando a redução do grupo que integra a área de risco (agora formado por 10 clubes), a pontuação deste “Z10” na 27ª rodada foi de apenas 7 pontos. Duas vitórias em confrontos diretos (Goiás sobre Sport e Athletico/PR sobre Vasco) e o valioso empate do Fortaleza contra o Flamengo.

Dos dez ameaçados, inclusive, o melhor desempenho no recorte das últimas cinco rodadas é o do ex-lanterna Goiás, com 8 pontos somados – contra 7 do Atlético/GO, 6 do Athletico/PR e cinco do Bragantino. Em um ritmo de pontuação mais baixo estão Sport e Vasco com 4 pontos; Botafogo e Fortaleza, 3; Coritiba, 1; e o Bahia sem nenhum ponto.

Abaixo, a tabela das últimas 11 rodadas para os clubes que estão numa faixa de 6 pontos acima ou 6 pontos abaixo do 17º colocado. Na sequência farei uma nova postagem analisando a sequência de cada um desses clubes.



Trending