conecte-se conosco

Últimas

Isolamento, obstáculos, recordes e novos projetos: O raio x do ano no Podcast 45 Minutos

Publicados

em

O Podcast 45 Minutos fechou sua sétima temporada ultrapassando a marca de dois milhões de downloads em toda sua programação – consolidando mais um ano como o podcast de esportes mais consumido do Nordeste e um dos mais populares do país em seu segmento. No ranking da Apple Podcasts, o 45 Minutos esteve entre os 10 mais ouvidos do Brasil em todas as semanas de 2020, muitas vezes posicionado entre os cinco de maior audiência – tanto no ranking geral, como no de episódios. No Spotify, onde somamos mais de 33 mil ouvintes únicos, integramos o top 20 nacional nos 365 dias do ano, oscilando entre a 10 e a 16 posição.

Rankings da Apple no dia 10 de agosto, com o 45 Minutos ocupando a segunda posição nas duas listas

Posicionar um podcast independente e com conteúdo regional entre os maiores do país em 2020 tem um significado ainda mais relevante do que em anos anteriores. Agora o 45 Minutos divide espaço nos rankings de audiência com produções dos gigantes da comunicação no Brasil – como os grupos Globo e Folha. Hoje representamos duas bandeiras que nos orgulham muito: a do jornalismo independente e, principalmente, a do futebol do Nordeste. Mostramos que era possível abrir um caminho e agora nos dedicamos dias, noites e madrugadas para consolidá-lo“, analisa Fred Figueiroa – um dos fundadores do 45 Minutos ao lado de Cassio Zirpoli, Celso Ishigami, João de Andrade Neto e Rafael Brasileiro.

Dos cinco amigos que gravaram o primeiro programa em 2014, hoje são mais de 20 produtores de conteúdo em três estados do Nordeste. Assim, o Grupo 45 Minutos começa a formar um verdadeiro hub de produção de conteúdo qualificado na região – integrando projetos como o portal NE45, o Blog de Cassio Zirpoli e a Córtex Digital (empresa de gerenciamento de comunicação e produção de conteúdo sob demanda), além de somar novos parceiros como o Nordeste Hub, que será oficialmente lançado este ano, ancorado pelos jornalistas Kauê Diniz e Luciana Morosini. “A partir do crescimento orgânico do projeto, ampliamos nossa capacidade de cobertura com a formação de uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas e expertises e distribuídos entre as principais capitais do Nordeste. Todos absolutamente fechados com o que temos construído coletivamente“, afirma Celso Ishigami.

Além da capacidade de produção, este hub de profissionais também forma uma das maiores redes de alcance orgânico da região. Somando os perfis oficiais com a equipe envolvida, alcançamos nos últimos meses de 2020 uma média em torno de 15 milhões de impressões por mês apenas no Twitter.

Programas

A estrutura de programação esteve mais uma vez dividida em três eixos: O podcast semanal 45 Minutos; os Telecasts (programas de análise dos jogos dos sete principais clubes da região); e os Agamenons (programa semanal de entretenimento). Porém com a pandemia da Covid-19 e a paralisação do futebol por 4 meses, novos produtos foram criados – como o Nordeste Versus, o especial 7 Presidentes e o Agamenon Quarentena – programa diário nos dias mais difíceis da pandemia no país. No total, foram 504 podcasts lançados em 2020. “Pra mim, a importância do Podcast e do Agamenon foi redobrada. Além de manter a conexão com o nosso público num momento tão difícil, serviu também como uma espécie de “terapia” pessoal, como uma janela pro mundo, mantendo o contato constante com amigos de longa data e dividindo tantos assuntos necessários. O objetivo foi sempre manter o trabalho com a mesma pegada. Acho que isso aconteceu e ainda conseguimos aliviar um pouco o momento. Uma parte importante da história das nossas vidas ficou registrada nesses podcasts“, relata Cassio Zirpoli.

Nordeste Versus; Os 7 Presidentes e o Agamenon Quarentena foram conteúdos especiais em 2020

Os mais ouvidos

A edição mais ouvida de 2020 foi um verdadeiro clássico da programação. O Raio X financeiro dos 7 clubes do Nordeste – lançado no dia 6 de janeiro – trazia os orçamentos projetados pelos clubes para a temporada que estava prestes a começar. A segunda posição ficou com um programa especial sobre a reta final da Copa do Nordeste, gravado no dia em que os confrontos das quartas de final foram definidos. Em terceiro, o recente Audioguia do Segundo Turno do Campeonato Brasileiro.

O tradicional episódio dos orçamentos dos clubes do Nordeste foi a edição mais ouvida de 2020


Entre os Telecasts, a maior audiência ficou com o programa da vitória do Sport sobre o Bahia, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. Nos Agamenons, a edição 101 roubou a cena e foi – inclusive – o terceiro programa mais ouvido de toda a nossa programação.

O único duelo do ano entre Bahia e Sport gerou o Telecast de maior audiência. No Agamenon, uma edição surreal

Parceiros

Em um ano extremamente difícil, tivemos a responsabilidade de ajudar na divulgação de 18 empresas

No ano mais difícil que a nossa geração enfrentou, o Podcast 45 Minutos contou com o apoio de mais de 15 empresas – entre patrocínios regulares e ações comerciais estratégicas. Juntos atravessamos um período de extrema dificuldade. Agradecemos mais uma vez o apoio da N10 Sports; Bet Nacional; Live FC; Village Porto de Galinhas; Tem.aki & Beer; Seu Porquin; Uninassau; Heineken; Red Bull; Disnove; Beléleu; Pizza Hut; Ortho; Esportes da Sorte; Art Rec; Festa Cheia; DiPlaca e Arena Ox.

Apoiadores

Um elo que se tornou ainda mais sólido no ano passado foi o do grupo 45 Minutos com sua rede de apoio. Mais de 500 pessoas contribuíram financeiramente com nosso projeto em 2020 – tornando-se o mais importante pilar de sustentação não apenas do Podcast 45 Minutos, mas também do portal NE45. “Foi a nossa rede de apoiadores que nos permitiu atravessar 2020 sem recuar 1 centímetro do que avançamos até aqui. Mais do que isso. A adesão do público às nossas campanhas de financiamento coletivo nos permitiram dar o que consideramos ser o passo mais ousado de nossas carreiras – a criação do NE45. É graças a esta rede que seguimos produzindo conteúdo, criando novos produtos e ampliando o nosso alcance“, avalia Celso Ishigami.

Na temporada, criamos conteúdos exclusivos para os apoiadores e apoiadoras, além de bolões com prêmios especiais – incluindo um PS5; diárias no Village Porto de Galinhas; camisas oficiais distribuídas pelo N10 Sports; jantares no Seu Porquin e Tem.aki & Beer; e dois Echodot da Amazon.

Podcasts exclusivos e ações como os bolões do Clube 45 e do NE45 reforçaram o elo com nossos apoiadores

NE45

Já nos capítulos final de 2020, o Grupo 45 Minutos tirou do papel seu projeto mais ousado em sete anos. Na contramão do encolhimento do mercado do jornalismo, durante uma pandemia e em meio a uma forte retração da economia do país, lançamos no dia 3 de novembro o portal NE45. Mais do que qualquer estratégia ou planejamento, o site nasce da percepção de que este era um espaço que precisava ser construído. É a nossa missão. “Foi durante a pandemia que compreendemos que havia chegado a hora. Isso porque bem antes de começarmos a produzir conteúdo, todos sempre fomos consumidores do futebol local e ficou muito claro que com a crise dos grandes grupos de comunicação, surgiu um gap que precisava ser ocupado“, explica João de Andrade Neto. E Celso completa: “Foi aí que a criação do NE45 saltou pro topo da nossa lista de urgências. Mesmo com a queda brusca e vertiginosa do nosso faturamento com anunciantes no 45 Minutos, a partir da paralisação de boa parte da cadeia econômica. Um cenário que também inviabilizou a busca por investidores para o portal. Como tem sido desde o início, encontramos as soluções olhando pra dentro e em seguida, ao nosso redor“.

2 Comentários

1 comentário

  1. Lucas Rocha

    1 de janeiro de 2021 a 16:38

    Foda! Parabéns e sucesso.

  2. Carlos Filho

    1 de janeiro de 2021 a 17:22

    Vocês merecem demais esse crescimento. É jornalismo é opinião com credibilidade demais.

    Um abraço e feliz ano novo a todos os que fazem o Ne45 e o Podcast45.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados