conecte-se conosco

BABahiaCECearáFortalezaFred FigueiroaPESérie ASport

Tabelas, projeções, resultados ideais e análises de desempenho: O raio x da dramática luta pela permanência na Série A

Publicados

em

Pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro tem todos os times alinhados com o mesmo número de jogos. Na última semana, dentro do contexto dos quatro clubes que disputam a permanência, Bahia e Vasco enfim disputaram seus jogos atrasados, igualando condições com Fortaleza e Sport. O novo e – agora mais concreto – cenário estabelece um novo salto no chamado “ponto de corte” da 38ª rodada. Utilizando o critério do arredondamento para cima, a projeção de pontuação final do 17º colocado foi para 42 pontos. Durante todo o campeonato, esses “saltos” costumam vir acompanhado de um tendência imediata de redução. Veremos se a história se repete. Nos cálculos do departamento de estatística da UFMG, o clube que alcançar 42 pontos tem 72% de chance de permanência. Porém é fundamental entender que este percentual é uma média. Naturalmente, Sport e Bahia – com 10 vitórias – têm uma chance maior de escapar nesta faixa do que o Fortaleza, com duas vitórias a menos.

Abaixo um raio x completo da situação, tabela final e resultados ideais na 33ª rodada para cada clube:


Vasco

Em aparente curva de reação com 46,6% de aproveitamento nas últimas cinco rodadas – inclusive apresentando um bom desempenho contra Atlético/MG e Palmeiras – o Vasco tem nos confrontos diretos a rota principal da sua permanência. Uma vitória sobre Bahia ou Fortaleza já deixaria o clube muito perto dos 42 pontos – ainda mais considerando a enorme possibilidade de ter um Goiás já rebaixado na última rodada. O objetivo não poderia ser mais claro: Vencer dois desses três jogos. Até porque nas outras três partidas o cenário é crítico. Serão dois candidatos ao título e ainda o Corinthians, fora de casa, possivelmente disputando vaga na Libertadores. Um eventual distanciamento do Corinthians do G8 ajudaria muito o Vasco a ter um “plano B”. Cedo demais para contar com isso. Uma observação relevante: Dos quatro ameaçados, o Vasco é o time com menor probabilidade de queda em três dos quatro sites especializados em estatísticas do futebol.

Resultados ideais na 33ª rodada (domingo e segunda-feira):

Coritiba x GrêmioVitória do Coritiba. Este resultado manteria a chama acesa no Coxa, que enfrenta o Fortaleza na 34ª rodada.
Atlético/GO x São PauloIndiferente.
Atlético/MG x Fortaleza – Vitória do Atlético/MG.
Inter x Red Bull BragantinoIndiferente ou Vitória do Inter. Este resultado pode conter parte do ímpeto do Flamengo, adversário do Vasco na 33ª rodada. Porém, a médio prazo, poderia minar o foco do Red Bull Bragantino em jogo-chave contra o Sport.
Ceará x Athletico/PRIndiferente. Uma vitória do Ceará pode ajudar no cenário de ter o Corinthians sem chance de Libertadores na penúltima rodada. Porém, de novo, geraria como consequência riscos de desmobilização também no Red Bull e Athletico, ambos no caminho do Sport. Sem escolha
Fluminense x GoiásVitória do Goiás. Parece uma escolha de risco já que o Goiás é o último adversário do Vasco. Mas a chance do Esmeraldino chegar vivo na 38ª rodada é remota. Assim, manter a motivação até o confronto diante do Bahia, na 35ª rodada, seria bastante positivo. Compensa o risco.
Sport x FlamengoVitória do Flamengo. Apesar de turbinar o moral do rival para o clássico na rodada seguinte, qualquer opção de o Sport pontuar seria muito mais nociva neste momento .

Sport

A vitória do Bahia sobre o Corinthians e o ponto somado pelo Vasco diante do Palmeiras nos jogos atrasados disputados na última semana trazem um impacto considerável no projeto de permanência do Sport na Série A. Não por acaso, o Leão é o clube com maior probabilidade de queda em dois dos quatro sites de estatísticas do futebol – com percentual se aproximando dos 50%. Os dois sites em questão utilizam projeções de resultado e este cálculo é reflexo claro da tabela. A mais pesada entre os quatro clubes diretamente envolvidos na luta pela permanência. O Sport enfrenta três clubes que lutam pelo título e ainda os ascendentes Red Bull Bragantino e Athletico/PR. A sobrevivência passa diretamente pelo “jogo de oportunidade” contra o Botafogo e, talvez, por uma mudança no desenho atual da classificação que acabe diminuindo o ímpeto de pelo menos dois dos seus três últimos adversários. Fora isso, só mesmo o inesperado. Mas existem alentos. O Sport é o time com percentuais de desempenho recente mais estáveis e – hoje – tem vantagem no critério de desempate sobre os três adversários diretos. O fato de ter uma vitória a mais que o Vasco e duas sobre o Fortaleza pode ter muito peso no fim.

Resultados ideais na 33ª rodada (domingo e segunda-feira):

Vasco x Bahia Empate. Na verdade, existem razões para escolher qualquer resultado. O Vasco tem um ponto a mais, joga em casa e apresenta um desempenho melhor nas últimas partidas. Parece ter mais chance de escapar que o Bahia. Porém o Tricolor tem a tabela mais fácil entre o quatro ameaçados. Na dúvida, o empate é sempre a melhor saída. Mantém os dois ao alcance e “desaparece” um ponto.
Coritiba x GrêmioVitória do Coritiba. Este resultado manteria a chama acesa no Coxa, que enfrenta o Fortaleza na 34ª rodada.
Atlético/GO x São PauloIndiferente.
Atlético/MG x Fortaleza – Vitória do Atlético/MG.
Inter x Red Bull BragantinoVitória do Inter. Este resultado gera três consequências positivas: Evita uma nova injeção de ânimo no Flamengo para o duelo da segunda-feira; Reduz a chance do Red Bull ainda seguir disputando uma vaga na Libertadores na 36ª rodada; e também diminui a chance do Atlético/MG ter pretensão de título na penúltima rodada.
Ceará x Athletico/PRVitória do Ceará. Uma eventual vitória do alvinegro reduz a chance do Red Bull Bragantino lutar por uma vaga na Libertadores na penúltima rodada e, principalmente, do próprio Athletico ter qualquer pretensão na última partida do Brasileiro.
Fluminense x GoiásVitória do Goiás. Manter o Goiás vivo pelo menos até a 35ª rodada – quando enfrenta o Bahia – é a primeira consequência positiva do resultado. Mas ainda há uma segunda: Aumentar a chance do Fluminense precisar da vitória sobre o Fortaleza na última rodada.

Bahia

Ter a melhor tabela pela frente é um trunfo considerável para o Bahia. Enquanto o Sport ainda encara três times que disputam o título do Brasileiro – e Vasco e Fortaleza enfrentam dois -, o Tricolor tem apenas o Atlético/MG no seu caminho. Na prática, isso significa mais jogos com chance real de pontuar. A estratégia para a permanência passa também pelos confrontos diretos fora de casa. Dois empates contra Vasco e Fortaleza fariam estragos consideráveis nas campanhas dos adversários. Caso cumpra essa missão, o Bahia teria três jogos em casa para fazer quatro pontos. E duas dessas partidas ainda podem ter o grau de dificuldade reduzido. No caso, Goiás (caso amplie sua distância para o 16º) e Santos (caso seja campeão da Libertadores). Merece sublinhar ainda o aproveitamento recente do Bahia, que venceu seus dois últimos duelos em casa – ainda que não demonstre solidez de desempenho.

Resultados ideais na 33ª rodada (domingo e segunda-feira):

Coritiba x GrêmioVitória do Coritiba. Este resultado manteria a chama acesa no Coxa, que enfrenta o Fortaleza na 34ª rodada.
Atlético/GO x São PauloIndiferente.
Atlético/MG x Fortaleza – Vitória do Atlético/MG.
Inter x Red Bull BragantinoIndiferente ou Vitória do Inter. Diretamente, o jogo interessa pouco neste momento. Mas pode gerar algumas consequências a médio prazo. A mais relevante delas seria diminuir a chance de o Atlético/MG ainda focar no título no confronto da 36ª rodada.
Ceará x Athletico/PRIndiferente. Este jogo tem ainda menos impacto direto na caminhada do Bahia. A mais relevante envolveria a disputa do Santos por vaga na Libertadores caso perca a final deste sábado. Nas indiretas, uma vitória do Athletico pode aumentar o grau de dificuldade para o Sport em dois dos últimos três jogos.
Fluminense x GoiásVitória do Fluminense. Ainda que este resultado aumente a confiança do Fluminense para o duelo da próxima rodada na Fonte Nova, o principal foco é desmobilizar o Goiás para a 35ª rodada. Até o empate é um resultado satisfatório.
Sport x FlamengoVitória do Flamengo.

Fortaleza

Existem dois aspectos preocupantes no roteiro de permanência do Fortaleza: O baixo número de vitórias (que tem basicamente o peso de “um ponto a menos”) e o fato de ter o pior rendimento recente entre os quatro ameaçados. Tanto no recorte de cinco jogos, como no dez – onde se iguala ao Bahia. Por isso, o Tricolor aparece com os maiores percentuais de chance de queda em dois dos quatro sites de projeções estatísticas do futebol. Porém o caminho é entrecortado por brechas de oportunidade – sobretudo nas partidas em casa. Não é exagero dizer que a permanência do Fortaleza passa diretamente pela 34ª e 35ª rodadas, quando recebe Coritiba e Vasco. Duas vitórias já levariam logo aos 42 pontos – o que deixaria o clube quase salvo. No pior dos cenários, precisaria buscar um ponto nas outras partidas para não correr o risco da vaga ser decidida nos critérios de desempate. Nesta conta, ainda sobra mais um jogo “ganhável” no Castelão – uma espécie de “carta na manga” -, diante do Bahia, na penúltima rodada. Impossível prever o cenário em que este duelo estaria envolvido. Hoje seria uma “final de Copa do Mundo”, mas até lá muita coisa pode acontecer.

Resultados ideais na 33ª rodada (domingo e segunda-feira):

Coritiba x GrêmioVitória do Grêmio. Este resultado demoliria qualquer fio de esperança do Coritiba e – naturalmente – reduz a mobilização para o confronto da rodada seguinte, no Castelão.
Atlético/GO x São PauloIndiferente.
Inter x Red Bull BragantinoVitória do Red Bull. Diretamente, o jogo não tem qualquer influência na trajetória do Fortaleza. Porém, bastar ler as análises acima para encontrar as possíveis relações no caminho dos adversários diretos pela permanência. Para todos, a vitória do Inter poderia gerar reações minimamente positivas. Então, óbvio, o Fortaleza torce pelo oposto.
Ceará x Athletico/PRVitória do Athletico/PR. Antes de tudo, pela rivalidade e suas consequências emocionais. Ver o rival caminhando para a Libertadores, convenhamos, não ajuda em nada o momento de tensão do clube. Como não há elo direto no cenário matemático, melhor torcer para time paranaense – até para aumentar a chance de chegar na rodada final ainda disputando um lugar na Libertadores.
Fluminense x GoiásVitória do Goiás. Manter o Goiás vivo pelo menos até a 35ª rodada – quando enfrenta o Bahia – seria muito importante. Para o Fortaleza, pelo desenho atual da classificação, existe um segundo ângulo de análise que seria projetar um Fluminense desmobilizado na última rodada. Mas é uma conjectura ainda muito distante. Por isso, melhor focar no objetivo imediato.
Sport x FlamengoVitória do Flamengo.

1 comentário

1 comentário

  1. Anibal Monteiro

    31 de janeiro de 2021 a 09:16

    O impoderavel tem de vir!! O Sport vai precisar de pelo menos uma vitoria fora da curva para se salvar!! E ela vindo, teria de arrumar mais duas pra ficar “Tranquilo” em meio a seu quadrangular do rebaixamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados