conecte-se conosco

BABahiaCEFortalezaPESérie ASportÚltimas

A dois jogos do fim, números são favoráveis aos nordestinos na Série A

Sport tem risco irrisório de queda. Fortaleza soma 3,4% e Bahia tem 38,3%

Publicados

em

Faltando duas rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, os times nordestinos vivem situações favoráveis para a permanência na competição – ainda que, matematicamente, sob contextos distintos. Após o fechamento da 36ª rodada – com exceção do Ceará, já garantido matematicamente no Brasileiro – o Sport é o primeiro da lista a se aproximar do feito, seguido pelo Tricolor cearense e o Esquadrão.

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Sport, que chegou aos 42 pontos após o empate em 0 a 0 com o Red Bull Bragantino na última segunda-feira, na Ilha do Retiro, agora tem apenas 0,006% de probabilidade de queda. Irrisório.

Não à toa, é o melhor posicionado na tabela, em 14º e ainda com chances reais de disputar a Sul-Americana (72,3%). Ainda enfrenta Atlético-MG, na Ilha do Retiro, e Athletico-PR, na Arena da Baixada. Números que se opõem, por exemplo, a outros dois rivais que também lutam para permanecer: Goiás e Vasco, com 80,8% de risco, e 77,5%, respectivamente.

O Fortaleza, mesmo goleado por 3 a 0 pelo Palmeiras na rodada, segue a tendência de baixo risco de queda à Série B: tem 3,4%. O Leão do Pici está logo abaixo do time pernambucano na classificação da Série A, em 15º, com 41 pontos. Na próxima rodada, inclusive, o time terá um confronto decisivo na luta contra o Z4: encara o rival Bahia, no Castelão, no sábado. Em seguida, joga a 38ª e última rodada do Brasileiro contra o Fluminense, no Maracanã.

Já o Bahia, por sua vez, mesmo tendo empatado em 1 a 1 com o Atlético-MG, é quem possui os números mais pesados contra si – ainda assim, em queda, justamente pelo resultado em Minas Gerais, que fez despencar a probabilidade de mais de 50% de rebaixamento. Na beira do Z4, na 16ª posição, o Esquadrão tem agora 38,3% de chance de cair, segundo o departamento da UFMG. Após o confronto direto com o Tricolor cearense, o time baiano decide a vida contra o Santos, na Fonte Nova, pelo fechamento da Série A.

Chances de rebaixamento

Sport – 0,006%
Fortaleza – 3,4%
Bahia – 38,3%

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados