conecte-se conosco

PESportÚltimas

Caso André: Sport pode ser punido pela Fifa esta semana com proibição de inscrição de atletas

Foto: Sporting/Twitter Oficial

Publicados

em

Dentro de campo, o Sport conseguiu evitar o rebaixamento à Série B, com uma rodada de antecedência, e ainda luta por uma vaga na Copa Sul-Americana. Porém, fora dele, um velho fantasma segue assombrando os rubro-negros. 

De acordo com o jornalista Bruno Andrade, do site Goal.com, ainda esta semana o Leão será impedido pela Fifa de inscrever novos jogadores como punição pelo não pagamento da compra dos direitos econômicos do atacante André ao Sporting, de Portugal, em 2017, por 900 mil euros (aproximadamente R$ 5,9 milhões na cotação atual).

Desde 2019 o departamento jurídico do Sport vem tentando solucionar o problema e já tentou adiar o prazo para pagamento junto à Fifa, o que foi negado. Os rubro-negros também buscaram, sem sucesso, parcelar a dívida, o que também não foi aceito pelo clube português, que quer receber todo o valor à vista.

Além da sanção de não poder inscrever novos jogadores, a dedução de pontos ou rebaixamento para uma divisão inferior também podem ser ordenadas caso o não pagamento da dívida persista. A Fifa, no entanto, não dá detalhes sobre prazos e sanções.

No Brasil, o Cruzeiro foi o único clube punido dessa forma, ficando sem seis pontos na Série B, pelo não pagamento do empréstimo do meio-campista Denilson, junto ao Al Wahda, dos Emirados Árabes, em 2016. Já Santos e Athletico Paranaense receberam a proibição de inscrever novos atletas também por conta de dívidas. 

Nos bastidores especula-se que, com a permanência na Série A, o Sport poderá utilizar parte da nova conta de televisionamento do Campeonato Brasileiro para quitar a dívida junto aos portugueses. 

O NE45 tentou entrar em contato com o presidente em exercício do Sport, Carlos Frederico,  e com o presidente licenciado e candidato à reeleição, Milton Bivar, mas ambos não atenderam às ligações até a publicação desta reportagem. Já o vice jurídico, Manoel Veloso disse estar em uma reunião e que entraria em contato em seguida.

Trending