conecte-se conosco
Estádio do Arruda, do Santa Cruz Estádio do Arruda, do Santa Cruz

PEPernambucanoSanta CruzÚltimas

Um marco para o Santa Cruz: Sócios aprovam reforma do estatuto

Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Publicados

em

Depois de quase três anos de cobranças, pedidos por uma modernização em seu estatuto, finalmente o torcedor tricolor pode fazer a sua parte e aprovar a reforma do estatuto do Santa Cruz. Ao todo, 2.498 sócios marcaram presença, de maneira virtual na decisão e, com 98% dos votos sendo favoráveis, o Mais Querido adota um novo regimento, que será registrado em cartório em um prazo máximo de 30 dias. Assim que for registrado, passa a vigorar de imediato.

De acordo com a direção do Santa Cruz, a reforma do estatuto possui quatro pilares: democracia, transparência, modernização e incentivo às categorias de base. O Tricolor se inspira em reformas que aconteceram, principalmente, em co-irmãos da região, como o Bahia e o Fortaleza, além do rival Náutico. Clubes que fizeram mudanças em seus regimentos para adequar ao modelo atual de gestão do futebol, e vêm colhendo frutos das novas práticas ao decorrer dos anos.

“Por muito tempo a torcida do Santa Cruz esperou pela reforma do estatuto. Prometemos entregar um clube transparente, inclusivo e democrático, que não sairia das mãos do torcedor. Uma vitória histórica, virtual, e que representa novos tempos de democracia do Santa Cruz”, afirmou Jhonny Guimarães, presidente da comissão da Assembleia Geral Extraordinária que votou pela alteração no regimento coral.

Com 98% dos votos, Santa Cruz aprova novo estatuto; mudanças profundas e necessária

“O clube dá mais um passo de aproximação com a torcida santacruzense. A democracia e transparência são uma obrigação estatutária e é um legado que deixamos para o clube, que está se modernizando e voltou para as mãos do povo”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, Mário Godoy.

Dentre as principais mudanças no novo estatuto, estão o direito a voto nas eleições do clube a todas as categorias de sócio, prestação de contas trimestral, divulgação da lista de sócios adimplentes a cada mês, obrigação de auditoria externa no clube, maior destinação de receitas às categorias de base (com verbas do Conselho Deliberativo e de transferências de atletas), entre outros pontos que você pode conferir no documento abaixo, do novo estatuto coral.

Confira o novo estatuto do Santa Cruz

Linha do tempo da reforma do estatuto do Santa Cruz

A partir da formação da comissão de reforma do estatuto, formada dentro do Conselho Deliberativo, em julho de 2018, o processo começou a se formar. Dentro deste período, houve tentativas de interferências de antigos cardeais do clube para que o modelo que vinha sendo feito fosse alterado. Em junho de 2019, o então presidente da Comissão de Reforma, Diogo Melo, renunciou ao cargo por conta das interferências externas. Em setembro do mesmo ano, Mário Godoy assumiu o cargo.

Movimentos de torcedores foram ouvidos para que propostas e reivindicações fossem ouvidas e atendidas no novo texto. A votação pelo Conselho Deliberativo (CD) aconteceria em dezembro de 2019, mas um outro texto foi proposto por outros dirigentes do Conselho de Administração, que não participaram do processo, foi apresentado às vésperas da votação. A reunião do CD, que aconteceria no dia 17 de dezembro, não teve uma conclusão e foi adiada por conta do clima acalorado dentro do auditório do clube. Do lado de fora, torcedores protestavam pela aprovação do texto feito pela Comissão de Reforma.

Já em 2020, o movimento Intervenção Popular Coral (IPC) passou a encabeçar um abaixo assinado com sócios, para recolher assinaturas suficientes visando convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Com um número suficiente recolhido, de pouco mais de 20% do quadro associativo, os torcedores foram à Justiça para que a direção do Tricolor publicasse a lista de sócios atualizada. Ela aconteceu, porém, no dia 12 de março, ex-presidentes entraram com pedido 22ª Vara Cível da Capital para barrar a realização da AGE.

Depois disso, por conta das restrições impostas pela pandemia, a Assemblei acabou não acontecendo. Em outubro, em manobra no Conselho Deliberativo, o mandato do executivo do Santa Cruz foi prorrogado até julho de 2021. A oposição entrou na Justiça e conseguiu derrubar a decisão. As eleições foram marcadas para o dia 14 de dezembro, mas acabaram adiadas pela 2ª Vara Cível da Capital para fevereiro de 2021, mais uma vez por conta das restrições da pandemia. Finalmente, no dia 11 de fevereiro deste ano, o pleito aconteceu. A então chapa de oposição foi eleita e reforma do estatuto foi posta a votação.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados