conecte-se conosco

PESportÚltimas

Além de Bivar, vice também renuncia e Conselho do Sport marca reunião para esta quarta

Estatuto determina eleição indireta e, em 15 dias, votação direta

Foto: Divulgação

Publicados

em

Além do presidente Milton Bivar, na última segunda-feira, o vice-presidente Carlos Frederico também oficializou a renúncia do Sport, nesta terça. O Conselho Deliberativo (CD) do clube, inclusive, já publicou edital convocando reunião extraordinária para a noite desta quarta, às 19h, para tratar da vacância dos cargos na Direção Executiva. Confira abaixo.

LEIA: Sport vive indefinições sobre comando em meio à saída de Bivar
LEIA: Em carta de renúncia no Sport, Bivar cita questão de saúde; leia na íntegra

Criou-se, durante todo o dia, uma expectativa em torno da postura de Carlos Frederico, fundamentalmente porque seria algo balizador em relação ao futuro do Sport. Como ele também renunciou, existe uma vacância simultânea dos cargos, o que implica em eleições indiretas (participação apenas do CD), segundo o artigo 88 do estatuto.

Porém, ainda de acordo com o artigo 88, também precisa ser observado o que aborda o artigo 86, que no contexto atual do Sport diz respeito à renúncia de Milton Bivar antes da metade do mandato – foi reeleito em abril. Assim sendo, o presidente eleito pelo Conselho assume de forma apenas interina e tem 15 dias para convocar eleição direta, fazendo o papel do vice.

Entretanto, segundo Gustavo Oiticica, vice-presidente do órgão, na tarde desta terça, ao NE45, não é assim que se procede e quem for escolhido de forma indireta assume de forma definitiva, até o fim do mandato, ou seja, término de 2022. A reportagem, contudo, retrucou Gustavo Oiticica, reproduziu os artigos do estatuto e trouxe um especialista no tema, que reiterou as leis do clube, na ocasião.

Nesta noite, logo que saiu a confirmação da renúncia de Carlos Frederico e o edital de convocação, a reportagem tentou contato com Pedro Lacerda, presidente do CD, e também com Gustavo Oiticica, mas nenhum dos dois atendeu às ligações feitas. Assim que tiver um retorno, haverá nova atualização ou publicação no NE45.

Trecho do estatuto do Sport que aborda Direção Executiva. Foto: Reprodução

Ouça a partir do minuto 84′:

Trending