Depois da confirmação da saída de Umberto Louzer, a direção do Sport iniciou imediatamente a busca pelo substituto. A urgência na reposição é um dos fatores que pesam diretamente na escolha – assim como o patamar salarial. Louzer tinha um salário abaixo de R$100 mil, além de ter aceitado a redução de 30% proposta pela atual gestão.
LEIA: Sport anuncia saída do técnico Umberto Louzer
Esses dois fatores direcionam as negociações para dois nomes principais: Hélio dos Anjos e Dado Cavalcanti. Recém-saídos de Náutico e Bahia, respectivamente, ambos estão desempregados e em uma faixa salarial acessível. Além de conhecerem o elenco do Sport de perto.
Os dois nomes estão na mesa da cúpula de futebol do Sport – que ainda estuda outras alternativas. Porém as outras opções no radar projetam negociações mais complicadas e custo mais alto. Ou seja, salvo uma inesperada resposta do mercado, a tendência é que a escolha rubro-negra fique entre os dois que já tiveram conversas preliminares.
A diretoria leonina, aliás, segue reunida praticamente desde o início desta manhã na sede da Ilha do Retiro. A ideia é anunciar o novo treinador do Sport o quanto antes. Sobre os dois técnicos, aliás, confira abaixo um resumo da carreira de cada.
Dado
Trabalhou no Esquadrão de novembro até agosto deste ano, onde conseguiu fugir do rebaixamento na Série A e conquistou o título da Copa do Nordeste – anteriormente comandou o sub-23 do Bahia.
Recifense, Dado, de 40 anos, começou a carreira no Ulbra-RO e ganhou notoriedade no Santa Cruz, em 2009. Depois, passou por vários clubes nordestinos como América-RN, Icasa, Central e Ypiranga, até deixar a região rumo a Luverdense, Mogi Mirim, Paraná, Coritiba e Ponte Preta, quando retornou ao Nordeste para dirigir Náutico, Ceará e CRB.
Em seguida, foi técnico também de Paysandu e Paraná. Na galeria de troféus, Dado possui quatro estaduais (um baiano, um paraense, um mato-grossense e um rondoniense), além de três regionais (duas Copa Verde e um Nordestão).
Hélio dos Anjos
Comandou o Timbu de novembro do ano passado até agosto deste ano, onde fugiu do rebaixamento para a Série C e conquistou o título pernambucano sobre o Sport, além de ter obtido também grande largada na atual Segundona, líder da terceira até a 15ª rodada.
Experiente, o treinador de 63 anos começou a carreira em 1986 e já comandou o Sport em três oportunidades (1996-1997, 2003-2004 e 2011), onde construiu identificação na Ilha do Retiro.
Além disso, possui passagens por diversas equipes, principalmente Goiás, Paysandu e tradicionais clubes do Nordeste como Vitória, Bahia e o próprio Náutico. Fora do país, esteve no futebol dos Emirados Árabes e Arábia Saudita, inclusive à frente da seleção. A última vez que Hélio trabalhou na Série A foi em 2015, pelo Esmeraldino.
Sobre o técnico, aliás, algo que também precisa ser ponderado é o Executivo do Sport, já que houve um problema entre Hélio e Felipe Albuquerque, da época em que estavam no Paysandu. Em entrevistas recentes, o treinador afirmou que não voltaria a trabalhar com o dirigente.
0 comentários