conecte-se conosco
Bahia, Ceará e Sport Bahia, Ceará e Sport

BABahiaCECearáPESérie ASportÚltimas

Bahia aumenta risco de queda para 44%; Ceará se livra e Sport segue em 98%

Fotos: Felipe Oliveira/EC Bahia; Photopress via Perfil oficial do Brasileirão no Twitter ; Anderson Stevens/Sport

Publicados

em

Após o empate com o Cuiabá na Arena Fonte Nova, a chance de rebaixamento do Bahia no Brasileirão subiu para 44,1%, de acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente com 37 pontos, a equipe comandada por Guto Ferreira tem mais cinco jogos pela frente e precisa pelo menos de oito a nove pontos para afastar de vez do risco de rebaixamento. Ou seja, precisa, pelo menos, de três triunfos nos cinco jogos restantes.

Pela frente, o Bahia terá o Grêmio já nesta sexta-feira (26), na Arena Fonte Nova, às 19h. Jogo extremamente decisivo para recuperar fôlego, num confronto direto que pode afundar as duas equipes em caso de empate, ou deixar ainda pior o perdedor do confronto. Por isso, de toda forma, é imprescindível que o Esquadrão vença esse duelo.

Por outro lado, com o empate nesta rodada, o Ceará está praticamente livre da queda, matematicamente falando. Com 46 pontos, o Vozão tem apenas meros 0,009% de chance de ser rebaixado. Número que pode ser desconsiderado facilmente, pelo contexto de crescimento da equipe e a quantidade de resultados que precisariam acontecer para o pior se tornar realidade.

Agora a atenção do Alvinegro se volta para a Sul-Americana e um possível G8, com vaga na pré-Libertadores. Para a primeira competição, a chance de garantir a vaga é de 89%, enquanto que para o principal torneio continental, a chance é baixa, de apenas 3,2%. Atualmente no nono lugar, o Ceará está um ponto atrás do Internacional, oitavo, e dois do Fluminense, sétimo. Mas, por outro lado, a tabela cearense é complicada, já que encara Corinthians, Flamengo, América-MG e Palmeiras até o fim do Brasileiro.

Enquanto isso, já tendo entrado em campo na rodada de maneira antecipada, o Sport segue dependendo de um milagre para se livrar do rebaixamento. Após vencer o Bahia na última quinta, o Leão foi a 33 pontos e segue precisando vencer os últimos quatro jogos que terá pela frente, além de secar os adversários diretos. Isso porque só pode alcançar 45 pontos e terá paradas duríssimas pela frente, como o São Paulo, no Morumbi, onde nunca venceu na história, além do Flamengo na Ilha do Retiro.

Confira, abaixo, o cenário dos três nordestinos contra a queda

Bahia 

– Pontos: 37
– Risco de queda: 44,1% 
– Aproveitamento necessário por margem segura
: 60% (vencer três de cinco jogos)
Adversários em reta final: Grêmio (casa), Atlético-GO (fora), Atlético-MG (casa), Fluminense (casa), Fortaleza (fora).

Ceará 

– Pontos: 46
– Risco de queda: 0,009%
– Chance de Sul-Americana: 89%
– Chance de Libertadores: 3,2%
– Adversários em reta final: Corinthians (casa), Flamengo (fora), América-MG (casa), Palmeiras (fora)

Sport

– Pontos: 33
– Risco de queda: 98.3%
– Aproveitamento necessário por margem segura: 100% (vencer quatro de quatro jogos)
Adversários em reta final: São Paulo (fora), Flamengo (casa), Chapecoense (fora), Athletico (casa).

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados