conecte-se conosco

CEFortalezaSérie AÚltimas

Fortaleza pode garantir vaga na Libertadores no sábado e fase de grupos no domingo

Bruno Oliveira/FEC

Publicados

em

O Fortaleza tem um compromisso importante nesta quinta-feira. Contra o Santos, o Leão pode, em caso de vitória, se a rodada ajudar bastante, garantir a presença no G8 do campeonato, selando a classificação à Copa Libertadores da América ainda no sábado. Se os resultados acontecer de maneira ainda mais ideal, o clube já pode terminar o domingo com a vaga garantida no G6, ou seja, na fase de grupos do torneio.

A conta para esse selo matemático acontecer nesta rodada depende de um cenário complexo, mas possível. O primeiro passo para isso, claro, é a vitória leonina. Se o time superar o Santos, chegará aos 55 pontos somados no campeonato.

Para fins de comparação, de 2014 para cá, o único ano no qual essa pontuação não garantiria exatamente a oitava colocação seria 2019, quando um time com 55 pontos conseguiria o nono lugar. Além da média histórica, porém, o bom caminho para a classificação tricolor acontece por causa da vantagem que o time pode abrir nesta rodada dentro do G8 do Brasieirão.

Para quem torcer?

Além da vitória do Fortaleza, para que o time encerre a semana com a vaga selada, a torcida leonina precisa torcer contra três times: Ceará, América-MG e São Paulo. Além deles, o Athletico-PR é o único time fora do G8 que pode ultrapassar o Fortaleza, mas com o título da Sul-Americana, eles já estão na Libertadores, o que ampliaria as vagas para um G9.

Assim, o Fortaleza depende de uma derrota do Ceará, que enfrenta o Corinthians, nesta quinta, e tropeços de América-MG, que joga contra o Red Bull Bragantino, no sábado; e do São Paulo, seja no jogo contra o Athletico-PR nesta quarta, ou contra o Sport, no sábado.

Com isso, Ceará e América até teriam como alcançar a pontuação do Fortaleza, mas perderiam no critério do número de vitórias, confirmando a vaga do Fortaleza no G8 do Brasileirão (e consequentemente na Copa Libertadores da América), já neste sábado.

G6 até o domingo?

Mesmo se esse cenário não for confirmado nesta semana, o Tricolor poderá confirmar a sua vaga já no domingo. Não apenas na Libertadores, inclusive, como na fase de grupos do torneio continental.

Ainda contando com a vitória sobre o Santos e todos os resultados anteriores, para garantir a vaga no G6, o time precisaria ver outros dois times tropeçando: Fluminense e Internacional. Essas duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira e, depois, cariocas jogam conta o Atlético-MG e gaúchos contra o Santos, com ambos jogos no domingo.

Para que o Fortaleza já chegue para o jogo seguinte com a vaga no G6, os time podem fazer apenas um ponto neste dois jogos, ou seja, empatar entre si e, depois, perderem os jogos do domingo.

Pensando exclusivamente no G8, a vaga do Fortaleza pode ser confirmada se três desses cinco cenários (Ceará, América-MG, São Paulo, Fluminense e Internacional) forem confirmados, além, claro, do triunfo sobre o Santos.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados