conecte-se conosco
Campeonato Potiguar 2021 Campeonato Potiguar 2021

PotiguarRNÚltimas

Potiguar começa neste fim de semana, com revanche de final e retorno à elite

Erick Dias/ FNF

Publicados

em

A 103ª edição do Campeonato Potiguar tem início neste domingo. No torneio, oito clubes buscam o título, dois deles, inclusive, sonham com a primeira chance de levantar a taça. E essa jornada já começa em grande estilo, com a reedição da última final estadual, além do retorno do tradicional Potyguar Seridoense, que estava fora da elite desde 2013.

Neste primeiro dia de jogos, as partidas serão afastadas, cada uma, por uma hora. Na primeira, às 15h, o Força e Luz recebe o Assu, clube para o qual não perde desde 2018. Depois, às 16h, o Potyguar faz seu retorno, recebendo o segundo maior campeão do estado, América-RN.

Às 17h, o ABC receberá o atual campeão potiguar, Globo, e terá missão de fazer valer a revanche pela última final estadual, vencida pelo time de Ceará-Mirim por 2 a 0. Por fim, às 17h, o Potiguar de Mossoró recebe o Santa Cruz de Natal.

Essas oito equipes que disputarão o Potiguar somam 92 dos 102 títulos estaduais da história, com ABC (56), América (36), Potiguar (2), Santa Cruz, Assu e Globo (1). Desses, apenas o Potyguar e o Força e Luz nunca ganharam o Estadual, com o primeiro já tendo sido vice-campeão uma vez, em 2009, contra o Assu.

Expectativas

O centroavante do América-RN, Wallace Pernambucano, comentou ao site oficial sobre esse primeiro jogo, contra o Potyguar, prevendo um jogo difícil.

“Sabemos que vai ser um jogo difícil. A equipe deles é um equipe qualificada, com jogadores aqui do estado. Mas o trabalho que o professor vem fazendo conosco dentro de campo já para esse jogo, acho que a gente vai entrar bem na competição e a gente espera sair de lá com um bom resultado, que são os 3 pontos”.

Do lado do ABC, o treinador Moacir Júnior também comentou sobre a estreia elefantina, em entrevista à rádio CBN Natal. Segundo o técnico, o Globo precisa ser tratado como um grande clube.

“Eu vejo que o Globo já é um time que tem que ser encarado por ABC e América como um clássico. Não tem como a gente não encarar dessa forma pelo que ele vem realizando. Então, existe um respeito grande, mas, também, uma vontade de imposição muito grande. Somos sabedores que tínhamos total condição de vencer aquele jogo (final de 2021), mas não vencemos, então, agora, é a oportunidade, o tira-teima para começar bem o campeonato”.

Além da dupla multicampeã, os demais seis times também tem objetivos claros na disputa do Campeonato Potiguar. O Globo, por exemplo, sonha com o bicampeonato, para estruturar o caminho para o segundo semestre, quando o clube joga a Série D sonhando com o retorno à Série C, objetivo que também estará de pé para o Dragão.

O que está em jogo

Nesta edição do Potiguar, além, claro, da honra de levantar a taça, os times jogam por vagas na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e na Série D, para a qual se classificam os dois melhores times do campeonato, desconsiderando o ABC, que disputa a Série C em 2022.

No Rio Grande do Norte, o campeão e o vice do certame garantem a vaga para a Copa Nacional. Na disputa regional, o campeão garante a vaga direta na fase de grupos, enquanto o vice disputa o pré-Nordestão. O melhor time do estado no Ranking da CBF também vai à fase preliminar.

Essas vagas são um dos grandes objetivos do América-RN, por exemplo. Neste ano, o clube só estará na disputa da Série D por causa do acesso do principal rival. Caso contrário, o time não teria calendário nacional em 2022. Assim, o treinador do clube, Renatinho Potiguar já garantiu que as classificações são a prioridade do clube na disputa, que ele considerou como difícil.

Regulamento do Potiguar

Neste ano, o Potiguar segue sendo disputado através da Copa Cidade do Natal e da Copa Rio Grande do Norte, com cada um sendo um turno do campeonato. Na primeira fase, cada turno terá sete jogos, em jogos de todos contra todos.

Depois, os quatro melhores fazem semifinais em jogos único por meio de cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). Os vencedores de cada semifinal se enfrentam na final do turno, também em jogo único. A única alteração é a inserção da fase de semifinal, uma vez que, antes, os dois primeiros colocados iam diretamente à final do turno.

Por fim, a decisão do título mantém o formato. Caso o mesmo time ganhe as duas copas, ele será decretado campeão potiguar. Caso dois times diferentes vençam os turnos, existe uma final em jogos de ida e volta para selar o campeão estadual.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending