conecte-se conosco
Piauiense Piauiense

PIPiauienseÚltimas

Piauiense começa no sábado com estreante, retorno de campeão e nova fórmula

Publicados

em

A 107ª edição do Campeonato Piauiense começa neste sábado, com três jogos já neste primeiro dia. Na disputa, oito times traçam a disputa em busca do título estadual e das vagas que o torneio representa para a temporada 2023. Neste ano, o Piauiense vai ter um novo modelo de disputa, o retorno de um campeão e um estreante.

No primeiro dia de jogos, Parnahyba, Flamengo e Oeirense serão mandantes, recebendo, respectivamente, Fluminense, 4 de Julho e River. Os três jogos acontecem às 16h do sábado. Depois, às 17h do domingo, o Corisabbá recebe o Altos

Os oito times envolvidos nesta edição do Estadual possuem 69 dos títulos da história do Piauiense. O maior campeão do estado é o River (39), seguido por Flamengo (17) e Parnahyba (13). O Flamengo, inclusive, vive um longo jejum, sem títulos desde 2009, e precisou recorrer à Justiça para ter o direito de disputar o campeonato.

Além deles, 4 de Julho (4), Altos (3) e Corisabbá (1) também já ganharam o certame. O Corisabbá volta à elite do Piauí, onde não aparecia desde 2016. Nesse intervalo, eles só atuaram em 2019 e 2021, sendo vice-campeões da Segunda Divisão no ano passado, atrás, apenas, do Oeirense, equipe treinada por Marcelinho Paraíba, que fará sua estreia na elite.

O que está em jogo

Para além do sonho do título estadual, o Piauiense deste ano coloca em jogo vagas para três torneios: a Série D e as Copas do Brasil e do Nordeste. Para a Quarta Divisão, os dois melhores times do Estadual terão a vaga, desconsiderando o Altos. Em caso de acesso na Série D deste ano, Fluminense e 4 de Julho também saem da fila.

Para a Copa do Brasil, os dois finalistas do Piauiense também conseguirão a vaga, enquanto, na Copa do Nordeste, apenas o campeão tem presença garantida na fase de grupos. Além dele, o vice-campeão e a equipe com melhor Ranking da CBF terão que disputar a fase preliminar do Nordestão.

Regulamento do Piauiense

Para 2022, o Campeonato Piauiense estreia um novo modelo de disputa. Ao contrário do que aconteceu nas duas últimas temporadas, o Estadual contará com uma disputa de semifinais.

Antes disso, todos os oito times se enfrentam em dois turnos, somando 14 rodadas. Os quatro primeiros colocados vão às semis em cruzamento olímpico (1ºx4º, 2ºx3º), em jogos de ida e volta. A final também acontece em dois jogos. Os dois piores times na primeira fase são rebaixados.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados