conecte-se conosco
Taça do Campeonato Sergipano Taça do Campeonato Sergipano

ConfiançaSESergipanoÚltimas

Sergipano começa neste fim de semana com jogos em Alagoas e time estreante

Publicados

em

Pela 99ª vez, a bola vai rolar para o Campeonato Sergipano a partir deste sábado. Na disputa, 10 times brigam pelo título estadual e pelas vagas nacionais e regionais que estão em disputa no certame. Como marcas curiosas, este edição do torneio terá um time estreante e um time jogando em Alagoas.

O primeiro dia do Sergipano vai ter apenas um jogo, às 16h, com o atual campeão, Sergipe, recebendo o atual campeão da Segunda Divisão, Falcon. Depois, no mesmo horário do domingo, o Itabaiana recebe o Maruinense. Na quarta-feira, o América de Propriá recebe o Maruinense, às 15h15. A rodada só termina no próximo fim de semana, com Frepaulistano e Atlético Gloriense recebendo Confiança e Lagarto.

Entre os 10 times que estará na disputa do Sergipano neste ano, metade já foi campeão estadual. Juntos, Sergipe (36), Confiança (22), Itabaiana (10), América (2) e Freipaulistano (1) somam 71 dos 98 títulos estaduais. Ao mesmo passo, Atlético, Boca, Lagarto e Maruinense buscam o primeiro título, enquanto o Falcon quer fazer história já na sua temporada de estreia.

O América, por sua vez, por falta de estrutura no Estádio Durval Feitosa, em Propriá, vai brigar pelo título no estado vizinho, mandando seus jogos no Estádio Municipal Deputado Adalberto Cavalcante, em Porto Real do Colégio-AL. O primeiro jogo na cidade na quarta-feira.

O que está em jogo

O Sergipano de 2022 põe em jogo, além do título estadual, vagas em três torneios: a Série D, a Copa do Brasil e o Nordestão. Para a Quarta Divisão, os dois melhores times do certame garantem a vaga nacional. Apenas o Confiança está fora dessa fila, uma vez que já tem vaga nacional garantida para 2023.

Na Copa do Brasil, a situação é similar, com os dois finalistas garantindo a vaga no torneio. A Copa do Nordeste, por sua vez, terá o campeão sergipano na fase de grupos, enquanto o vice e o time de melhor Ranking da CBF estarão garantidos no pré-Nordestão.

Regulamento do Sergipano

Nesta edição do Sergipano, o Estadual terá um modelo de disputa inédito. O torneio segue com dois grupos de cinco equipes, tal qual foi em 2021. Mas, agora os confrontos acontecem em duelos com as cinco equipes da outra chave. As partidas acontecerão com turno e returno.

O grupo A terá Sergipe, Freipaulistano, Itabaiana, Atlético Gloriense e América de Propriá. Enquanto isso, Confiança, Lagarto, Boca Júnior, Maruinense e Falcon jogarão no grupo B.

Outra mudança se deu também em relação ao rebaixamento. Anteriormente, eram rebaixados os lanternas de cada grupo. Agora, caem para a segunda divisão do Campeonato Sergipano as duas equipes de pior campanha, numa classificação geral dentro da primeira fase.

A decisão pelo título passa por semifinal e final. Se classificam para o mata-mata os dois melhores de cada chave, com jogos de ida e volta. Porém, o confronto será entre o primeiro e segundo colocado do mesmo grupo, sem um cruzamento entre as duas chaves. Quem teve melhor campanha ganha o direito de decidir em casa. Na final, a mesma situação do mando se repete. E quem tiver a melhor campanha dos dois, joga por dois empates para levar o título.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados