conecte-se conosco
Estádio do Arruda, do Santa Cruz Estádio do Arruda, do Santa Cruz

PESanta CruzÚltimas

Santa Cruz: A quatro dias de eleição, chapas trocam pedidos de impugnação; veja as explicações e posicionamentos

Rafael Melo/Santa Cruz

Publicados

em

Os bastidores não estão muito calmos na eleição do Santa Cruz. Isso porque todas as três chapas inscritas para concorrer ao pleito chegaram a ter pedidos de impugnação registrados contra elas. Assim, o NE45 conversou com os cabeças de chapa para entender quais as acusações e, também, suas alegações de defesa.

Entre a quarta e a quinta-feira, o candidato Antônio Luiz Neto pediu para que se invalidasse os registros das chapas de Albertino dos Anjos, alegando inadimplência e erros no registro, e Waldemar Oliveira, alegando inelegibilidade por ter menos de 12 meses como associado.

Depois, Albertino também entrou com um pedido de impugnação para a chapa de ALN, alegando tentativa de interferência no pleito, mas o candidato voltou atrás e retirou o pedido. Segundo ele, essa desistência de tirar o adversário da disputa foi para evitar tumultuar ainda mais o ambiente eleitoral.

Os outros dois pedidos vão ser analisados pela comissão eleitoral, com prazo de resposta até o sábado, antevéspera do pleito.

Os pedidos de impugnação no Santa Cruz

A tentativa de impugnação de Antônio Luiz Neto

Único pedido que foi retirado da lista, a ação para a impugnação de Antônio Luiz Neto foi levantada por Albertino dos Anjos, que explicou o motivo.

“Pelo que aconteceu no momento em que nós inscrevemos a chapa. Houve tumulto, rasgaram nossa inscrição. E, no estatuto, um caso dessa natureza, o sócio pode até ser expulso do quadro social, enfim. Avaliamos isso e o pessoal do jurídico disse que podemos ingressar pela impugnação da chapa por esse tipo de ação. Mas, hoje, desistimos, porque isso ia dar margem a uma série de problemas e nós queremos que a eleição aconteça e o conselheiro possa votar”.

O ato citado por Albertino foi uma confusão registrada no Arruda quando da inscrição da sua chapa. Com o seu procurador sendo recebido com empurrões e tendo a inscrição rasgada. Sua equipe analisou isso como um ato de um grupo ligado a ALN – algo que foi negado pelo ex-presidente, que afirmou não ter feito nada para atrapalhar a inscrição de Albertino.

“O ônus de quem faz a acusação é a prova. E eu não o impedi de fazer inscrição, até porque eu não estava lá. E, pelas informações que nós temos, o candidato não esteve no clube e, se houve algum problema lá, eu desconheço, porque eu não estava lá para ver. Então não é fundamentado qualquer pedido de impugnação”, retrucou.

A tentativa de impugnação de Albertino dos Anjos

Antes dessa movimentação do ex-diretor tentando impugnar o ex-presidente, a linha contrária já tinha sido cumprida. A ação foi explicada por Antônio Luiz Neto.

“As impugnações foram colocadas porque, de acordo com o nosso departamento jurídico, interpretando o estatuto do clube, as duas chapas não atenderam o edital de convocação das eleições. Uma (Albertino dos Anjos) porque o candidato não levou presencialmente na secretaria do Conselho Deliberativo sua inscrição e, depois, mandou, salvo engano, por e-mail, uma inscrição sem nada assinado”.

Além disso, houve também uma acusação de inadimplência nas mensalidades do programa de sócios do Santa Cruz. As duas acusações foram retrucadas por Albertino, que, novamente alegou não ter conseguido apresentar sua candidatura de forma regular por casa do tumulto registrado no Arruda.

“Houve uma invasão de espaço por parte de torcedores que não deixou que nós registrássemos a chapa e, depois, alegou ao clube que não tínhamos registrado a tempo, quando, na verdade, nosso registro foi rasgado e nosso procurador foi basicamente agredido. Depois, o Marino recebeu a chapa (…) E alegaram inadimplência. Eu pago no cartão de crédito, se não debitou, eu nem acompanho, mas já mandei fazer esse levantamento. No estatuto, é previsto que, para votar e ser votado, pode atualizar (o pagamento) até o dia da eleição”.

A tentativa de impugnação de Waldemar Oliveira

Por fim, a chapa de Waldemar Oliveira também foi alvo de um pedido de impugnação dentro do cenário eleitoral do Santa Cruz. A ação veio da chapa de Antônio Luiz Neto, que explicou.

“E o outro (Waldemar Oliveira), porque o candidato é sócio do Santa Cruz há menos de 12 meses e é fundamental no Santa Cruz, para votar e ser votado, a pessoa ser sócio há mais de 12 meses e ter maioridade de 18 anos, então, o pessoal do jurídico (da chapa), atendendo ao estatuto do clube, pediu as duas impugnações”.

A reportagem tentou contato com o candidato Waldemar Oliveira e com o vice Eduardo Petribu, mas não obteve retorno. Em caso de resposta, a matéria será atualizada.

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados