conecte-se conosco

CECopa do NordesteFortalezaPESportÚltimas

Fortaleza e Sport têm equilíbrio e duelos emocionantes no Nordestão; relembre

Atuais finalistas têm números parelhos no Regional; veja histórico e mais

Foto: Divulgação/ CBF

Publicados

em

A decisão da Copa do Nordeste de 2022 será inédita. Mas trará times que já protagonizaram eliminatórias emocionantes na competição. Desta vez em dois jogos, Fortaleza e Sport se enfrentam na noite desta quinta-feira, na Arena Pernambuco, e de domingo, no Castelão, em busca de mais um troféu do campeonato.

Nesta matéria, o NE45 traz o retrospecto do confronto entre as equipes, além de números e curiosidades. Campeão em 2019, o Tricolor busca o bi, enquanto o Rubro-negro tenta o tetra. Confira a seguir.

Histórico de Sport e Fortaleza

Dentro todos os mandos e competições, os Leões duelaram 44 vezes. São 21 vitórias pernambucanas, 10 triunfos cearenses e 13 empates, conforme levantamento do Blog de Cassio Zirpoli

Fator casa para Sport e Fortaleza

Curiosamente, entre eles costuma pesar bastante o ‘fator casa’. Isso porque, em toda a história do confronto, as equipes venceram enquanto visitante em apenas uma oportunidade. O Rubro-negro em 1980, por 2 a 1, pela Taça de Prata. Já o Tricolor mais recentemente, no ano passado, por 1 a 0, pelo Brasileirão.

Último jogo entre eles, em 2021, foi a única vitória do Fortaleza como visitante. Fora de casa, Sport também tem apenas um triunfo. Foto: Anderson Stevens/ SCT

Sport e Fortaleza no Nordestão

No Regional, por sua vez, o cenário é de equilíbrio. São 12 partidas disputadas, com quatro vitórias para cada lado e quatro empates. Em mata-mata, são duas eliminatórias, com uma classificação para o Sport e outra para o Fortaleza – demais jogos entre eles foram válidos pela primeira fase.

Eliminatórias entre Sport e Fortaleza

No Nordestão

Quartas de 2015

O primeiro mata-mata entre os times ocorreu há sete anos, pelas quartas de final. Na ocasião, em ida e volta, o time cearense jogou melhor e venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Castelão, com gol de Everton – inclusive tinha vaga para mais, já que Magrão defendeu pênalti de Lúcio Maranhão e Cássio parou no travessão no último lance.

Na partida de volta, foi a vez do Sport ser superior e devolver o placar na Ilha do Retiro, com gol de Samuel após ótimo lançamento de Diego Souza. E aí nas penalidades brilhou a estrela de Magrão, que pegou uma cobrança – Cassiano também isolou para o Fortaleza.

Mata-mata do Nordestão entre eles em 2015 teve uma vitória por 1 a 0 para cada lado. Nos pênaltis, deu Sport na Ilha. Foto: Divulgação

Quartas de 2020

Há dois anos, os Leões voltaram a se enfrentar pela mesma fase. Mas em circunstâncias bem diferentes. O regulamento havia mudado e o mata-mata passou a ser realizado em jogo único.

Além disso, a partida foi realizada em campo neutro: no primeiro ano de pandemia, a Copa do Nordeste foi disputada em apenas uma sede (Bahia) e os times duelaram no Barradão, sem torcida.

Apesar dos prognósticos de favoritismo cearense na prévia – o Tricolor vivia ótima fase com Rogério Ceni, enquanto o Rubro-negro patinava e buscava se encontrar com Daniel Paulista -, o confronto foi bem parelho. Mas terminou zerado.

Nos pênaltis, porém, deu Fortaleza, que converteu todas as cobranças. Pelo lado do Sport, Leandro Barcia e Patric desperdiçaram – Felipe Alves cresceu e defendeu o do atacante uruguaio.

Há dois anos, em jogo único pelas quartas do Nordestão, empate sem gols em Salvador. Nos pênaltis, deu Tricolor. Foto: Anderson Stevens/ SCR

Outras eliminatórias

Além disso, na história, os nordestinos duelaram duas vezes em mata-mata, ambas pela Copa do Brasil. Em 1989, na primeira fase, ficaram no empate sem gols pela ida na capital cearense, enquanto no Recife o Sport venceu por 1 a 0.

Em 1992, por sua vez, novo 0 a 0 no primeiro jogo no Castelão, mas goleada por 4 a 0 para Rubro-negro na volta na Ilha do Retiro.

Histórico de Sport e Fortaleza em finais do Nordestão

Esta será a segunda vez que o Tricolor chega à decisão do Regional. Na outra oportunidade, há três anos, conquistou o título sobre o Botafogo, com duas vitórias por 1 a 0.

Já o Rubro-negro vai disputar a sexta final da Copa do Nordeste, onde possui três troféus. Foi campeão em 1994 , 2000 e 2014, mas perdeu em 2001 e 2017.

Retrospecto de Sport e Fortaleza

– 44 jogos
– 21 vitórias do Sport
– 10 vitórias do Fortaleza
– 13 empates

No Nordestão

– 12 jogos
– 4 vitórias do Fortaleza
– 4 vitórias do Sport
– 4 empates

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados