publicidade

Santa Cruz libera arquibancada visitante do Arruda para tricolores contra a Juazeirense

Santa Cruz, PE, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 16 de junho de 2022

O Santa Cruz vive um dilema. Com uma boa presença de público na Série D, o Tricolor vem tendo problemas na alocação do torcedor no estádio. Assim, para comportar melhor os corais, o clube conseguiu a liberação para também usar o setor de visitantes para a sua torcida.

A setorização do Arruda

Em primeiro momento, essa liberação vale para este domingo, no jogo do Santa contra a Juazeirense. Mas isso não significa que os torcedores baianos não terão onde ficar no estádio, claro. Para os visitantes, será disponibilizada uma quadra do setor de cadeiras do Arruda.

Essa situação foi explicada ao NE45 pelo presidente coral, Antônio Luiz Neto. “Nós conseguimos conversar com a Polícia Militar, o Batalhão de Choque, e mostramos que ficava uma área muito grande do Arruda absolutamente subutilizada”.


Assim, ele continuou. “Porque era reservada para os visitantes, mas normalmente só ficavam, 10, 12 pessoas. Então, oferecemos uma área das cadeiras vermelhas e eles permitiram que a gente venda os ingressos para o torcedor do Santa Cruz”.

Visão desde o setor das cadeiras cativas vermelhas no estádio do Arruda, casa do Santa Cruz
Visão do Arruda desde as cadeiras vermelhas – Reprodução

E quanto espaço isso dá para o torcedor do Santa Cruz?

Segundo o último laudo do Corpo de Bombeiros, a área dos visitantes no estádio do Arruda tem capacidade máxima liberada para 2.500 torcedores.

O setor de cadeiras cativas, por sua vez, tem liberação para 3.000, mas se a interferência fechar apenas a quadras das cadeiras vermelhas para os tricolores, isso significa um espaço para 1.000 torcedores – tirando-se pelo fato de haver quadras com as três cores do clube nessa área.

Ou seja, na prática, isso significa que o Santa Cruz poderia distribuir a sua torcida entre espaços estipulados para cerca de 19.000 torcedores, não mais 17.500 pessoas, como vinha sendo nos últimos jogos no estádio.

E a expectativa de público é grande para esta partida. Na última parcial, liberada já na noite desta quinta-feira, o clube já tinha vendido 13.500 ingressos para Santa x Juazeirense. O Tricolor já passou dos 19.000 torcedores em duas partidas nesta Série D, contra ASA e Sergipe.

As vistorias no estádio

Antônio Luiz Neto também falou sobre o processo de vistoria do estádio do Arruda. Conforme antecipado ontem, o clube espera pelo Corpo de Bombeiros para poder rever a capacidade máxima de público no estádio – hoje limitada a 20 mil pessoas.

“O Santa Cruz apresentou toda a documentação necessária e está aguardando que as autoridades competentes vão lá para fazer as análises”. Assim, ele afirmou que o clube não tem uma expectativa de data, mas que deve ser em breve.

“Eu acho que eles já estão em condição de marcar, porque nós já apresentamos as documentações. Agora é só aguardar que eles façam os agendamentos deles para que a gente saiba como vai ficar”.

O presidente do Santa Cruz também comentou sobre os ajustes, reparos e reformas para a liberação do anel superior. “A gente está trabalhando, mas tudo que era absolutamente essencial, a gente já alcançou”.

Torcida do Santa Cruz no estádio do Arruda em jogo contra o ASA na Série D
Torcida terá mais espaço nesta partida – Rafael Melo/SCFC

Mas sem tanta pressa pelo anel superior

Mas a expectativa do clube ainda é de que o anel superior só volte a ser utilizado com o retorno do programa Todos com a Nota. A parte alta do estádio deve ficar reservada para os ingressos que forem subsidiados nesse incentivo do Governo de Pernambuco.

O projeto do retorno do programa já foi aprovado em comissão da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e é visto como iminente, mas ainda não entra em operação a tempo do jogo deste domingo.

Já virou novela…

O Arruda vem sendo pauta frequente nesta temporada. O estádio passou mais de dois anos sem receber a presença de um só torcedor coral na arquibancada durante os jogos. Primeiro, por causa da pandemia. Depois, por falta de laudos. Foram 39 jogos sem torcida no estádio.

Entre o início deste ano e a liberação para o retorno da torcida, o estádio passou por uma série de vistorias técnicas de órgãos como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. E foram muitos ajustes necessários para liberar o estádio, em março, para 7.200 pessoas.

Menos de um mês depois, no início de abril, veio a atual limitação de público. Dentro dela, o estádio do Santa Cruz pode receber 20 mil pessoas: 5.000 nas sociais, 5.500 na frontal, 3.500 na arquibancada do canal, 500 nos camarotes, 2.500 nos visitantes e 3.000 nas cadeiras cativas.

O maior público nesse formato veio no último jogo em casa, contra o Sergipe na Série D. Na oportunidade, o Santa Cruz recebeu 19.999 torcedores.

Torcida do Santa Cruz no estádio do Arruda, durante jogo contra o Sergipe na Série D
Torcida encheu o anel inferior contra o Sergipe – Henrique Barros/SCFC

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING