Órgão vistoriou estádio e manteve veto ao anel superior
O Santa Cruz não vai poder ter um apoio maior da sua torcida nesses próximos jogos da Série D.O clube vinha trabalhando para a liberação do anel superior do estádio do Arruda, mas, após vistoria do Corpo de Bombeiros, o palco segue limitado a um público de 20 mil torcedores.
- Santa Cruz é intimado em caso que pede penhora da marca Cobra Coral
- Blog de Cassio: Com goleada, Santa Cruz vence a 1ª fora e volta ao G4
O Corpo de Bombeiros realizou vistoria no estádio do Arruda na quarta e na quinta-feira. O clube via com otimismo a possibilidade de liberação do anel superior e aumento da capacidade para cerca de 35 mil pessoas. Mas a expectativa foi frustrada mais uma vez.

De novo…
Essa não é a primeira vez que as vistorias do Corpo de Bombeiros no estádio do Arruda viram notícia nesta temporada. Quando os laudos foram concedidos para o retorno da torcida ao estádio, o Arruda já estva há mais de dois anos sem a torcida coral na arquibancada
Entre o início do ano e a liberação para o retorno da torcida, o estádio passou por uma série de vistorias técnicas de órgãos como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. E foram muitos ajustes necessários para liberar o estádio, em março, para 7.200 pessoas.
Menos de um mês depois, no início de abril, veio a atual limitação de público. Dentro dela, o estádio do Santa Cruz pode receber 20 mil pessoas: 5.000 nas sociais, 5.500 na frontal, 3.500 na arquibancada do canal, 500 nos camarotes, 2.500 nos visitantes e 3.000 nas cadeiras cativas.
E, dentro desse formato, o Santa Cruz abusou de quebrar recordes de público na Série D. Contra o ASA, foram 19.955 corais; contra o Sergipe, 19.999; e contra o Jacuipense, lotação máxima: 20 mil.
E esse seguirá sendo o limite no próximo jogo do Santa Cruz: neste domingo, às 16h, contra a Juazeirense. O clube, inclusive, vem registrando boas vendas nos bilhetes para esta partida.
Parcial do dia!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) June 30, 2022
👊🏻⚫️⚪️🔴 pic.twitter.com/5RIRXVv48u
E agora, Santa Cruz?
Com a nova vistoria no Arruda, o Corpo de Bombeiros emitiu uma nota e vetou a liberação do anel superior. Segundo o comunicado, isso aconteceu por “não atender as exigências do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico”.
Nesse processo, o órgão também informou ao clube quais são os ajustes necessários para adequar o anel superior às normas. Assim, o Santa Cruz precisará realizar esses ajustes para poder pedir uma nova vistoria.
Hoje, a expectativa coral é de ter o anel superior reservado para o retorno do programa Todos com a Nota. A parte alta do estádio deve ficar exclusiva para os ingressos subsidiados nesse incentivo do Governo de Pernambuco.
O retorno do programa de troca de notas fiscais por ingressos já foi aprovado e sancionado, mas ainda depende de ajustes operacionais para entrar em vigor nos jogos do estado.

Leia a nota do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco realizou através do Centro de Atividades Técnicas (CAT), mais uma vistoria no Estádio do Santa Cruz, o Arruda.
Uma primeira avaliação foi feita e por conseguinte um Relatório de Vistoria Técnica foi emitido, respondendo a demanda do Clube quanto à liberação do anel superior do Estádio.
Em princípio, a arquibancada da parte superior não foi liberada por não atender as exigências do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). Nesse documento são evidenciadas quais as exigências que precisam ser sanadas pelo Clube, a fim de atender à normatização técnica de segurança com foco na salvaguarda das pessoas que utilizarem cada área do Estádio.
Diante disso, o Clube pode apresentar requerimento ao Conselho Superior de Atividades Técnicas do CBMPE (CSAT), órgão colegiado do CBMPE, buscando a consideração de outras normas e uma maior liberação de público.
O clube continua autorizado a permitir o acesso de até 20 mil torcedores no Estádio.

0 comentários