publicidade

Com apenas 2 times nas 4ᵃˢ, Nordeste vive pior Série D desde 2015

Série D, AL, América-RN, RN, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 15 de agosto de 2022

ASA e América-RN são os únicos vivos na briga pelo acesso

O último fim de semana não foi de grandes alegrias para o Nordeste na Série D. Com as eliminações de Moto Club, Lagarto e Santa Cruz, a região chega com apenas dois representantes na fase de quartas de final e já vive sua pior 4ª Divisão desde 2015.

O Nordeste nas quartas

Esta é a 14ª temporada da Série D e o Nordeste segue como a única região a ter conquistado acessos em todas as edições do campeonato. Neste ano, a missão de manter essa toada pertence a América de Natal e ASA de Arapiraca.

América x Caxias

Lance do jogo entre Moto Club e América-RN na Série C
América eliminou o Moto Club no Castelão – Canindé Pereira/América

Os potiguares chegam a esta fase com a 3ª melhor campanha geral do torneio, atrás apenas de Amazonas e São Bernardo. Eles eliminaram o Moto Club com duas vitórias e agora decidem o acesso em dois jogos contra o Caxias, com o 2º acontecendo no Rio Grande do Norte.


Os dois times estão em sua 6ª participação no campeonato. Os alvirrubros caíram da Série C em 2016 e já bateram na trave pelo acesso em três oportunidades: 2017, contra o Juazeirense; 2020, contra o Floresta; e 2021, contra o Campinense.

Para o Caxias a queda para a 4ª Divisão aconteceu um ano antes, mas chegou a ficar sem divisão em 2017. O time também caiu nas quartas de final em três vezes: 2018, contra o Treze; 2019, contra o Manaus; e 2021, contra o ABC. E o Dragão vai tentar repetir os rivais.

Com histórias muito parecidas na 4ª Divisão, América e Caxias protagonizam o confronto entre as duas camisas mais tradicionais nessa disputa e, para um dos dois, será o fim desse longo calvário na Série D.

Pouso Alegre x ASA

ASA passa de fase na Série D Foto: Divulgação
ASA eliminou o Rio Branco-AC – Divulgação

Para os alagoanos, a situação é um pouco diferente. O time tem a 5ª melhor campanha geral da 4ª Divisão e vem de classificação nos pênaltis após dois empates sem gols contra o Rio Branco-AC. O time enfrenta o Pouso Alegre, fazendo a volta no interior de Minas Gerais.

Se América e Caxias têm longas histórias para falar das quartas de final, ASA e Pouso Alegre vivem essa experiência pela 1ª vez. Para o time do sul mineiro, na verdade, é a 1ª participação em uma divisão do Campeonato Brasileiro na centenária história do Dragão.

O Fantasma tem mais experiência. O time já chegou a jogar o Brasileirão em uma temporada, foi vice-campeão da Série C em 2009 e estava na 3ª Divisão até 2017. O alvinegro já jogou a D em outras 3 oportunidades, com uma queda na 2ª fase e duas na fase de grupos.

Se a vitória for alagoana, será o retorno do estado à 3ª Divisão, seis anos após o título do CSA e a queda do próprio Arapiraquense. Se a vitória for mineira, o Fantasma volta à Série D em 2023, enquanto o Pouso Alegre vai estrear na Terceirona.

Moto Club, Lagarto e Santa Cruz

Lance do jogo entre Tocantinópolis e Santa Cruz na Série D
Santa Cruz caiu para o Tocantinópolis – Tiago Pavão/FPF

Para o trio de eliminados nas oitavas, o calvário da Série D continua por mais um ano – ou nem isso. O Santa Cruz já está com a vaga garantida para 2023, mas ainda tem um compromisso nesta temporada, na fase preliminar da Copa do Nordeste.

Quem também estará nessa disputa é o Moto Club. Mas o time ainda não está garantido na próxima edição da 4ª Divisão e vai precisar garantir o título da Copa FMF para ter algum calendário nacional em 2023.

Para o Lagarto, a situação é mais simples. A temporada acabou e o time sergipano não vai jogar nada além do Campeonato Sergipano em 2023.

Todas as campanhas nordestinas nas 4ᵃˢ da Série D

  • 2022 (2 times): América-RN e ASA
  • 2021 (4 times): ABC, Campinense, América-RN e Atlético-CE
  • 2020 (3 times): Altos, América-RN e Floresta
  • 2019 (4 times): Jacuipense, Itabaiana, Floresta e Juazeirense
  • 2018 (4 times): Campinense, Imperatriz, Ferroviário e Treze
  • 2017 (4 times): América-RN, Globo, Maranhão e Juazeirense
  • 2016 (4 times): CSA, Itabaiana, Fluminense de Feira e Moto Club
  • 2015 (1 time): River-PI
  • 2014 (3 times): Confiança, Moto Club e Jacuipense
  • 2013 (3 times): Tiradentes-CE, Botafogo-PB e Salgueiro
  • 2012 (3 times): Sampaio Corrêa, Baraúnas e Campinense
  • 2011 (2 times): Santa Cruz e Treze
  • 2010 (1 time): Guarany de Sobral
  • 2009 (1 time): Alecrim

* Em negrito, os times que conseguiram o acesso

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING