NE45

Série D: Com América, NE segue com acesso em todas as edições da D; relembre

Lance do jogo entre América-RN e Caxias no jogo do acesso na Série D

Vitor Soccol/SER Caxias

A Série D não foi fácil para os nordestinos. Com recorde negativo de quartofinalistas, a região estava sem acesso até os 42′ do 2º tempo, quando o América-RN buscou a virada que garantiu uma marca importante: o Nordeste segue com acesso em todas as edições da 4ª Divisão.

Torcida do América-RN fez grande festa para o time – Fernanda Lima/América

A Série D 2022

O início do campeonato foi animador para o Nordeste. O Retrô-PE, terminou a 1ª fase com a melhor campanha geral, mas caiu logo na 2ª fase para o conterrâneo Santa Cruz. Apesar do peso da camisa, o Tricolor se despediu da 4ª Divisão nas oitavas, contra o Tocantinópolis.

Quem também caiu nas oitavas foi o Moto Club, que vinha de grande campanha na fase de grupos, mas foi eliminado pelo América-RN pela 2ª temporada seguida. E o Lagarto também caiu nessa fase para um clube que conseguiu o acesso: o Amazonas.

Mas a maior frustração fica por parte do ASA de Arapiraca. O Fantasma conseguiu uma classificação tranquila na 1ª fase e tirou Afogados-PE e Rio Branco-AC para chegar à fase decisiva da Série D. Mas o time perdeu os dois jogos contra o Pouso Alegre e ficou no quase.

O que não aconteceu com o América, que vinha de duas eliminações seguidas nas quartas de final, nos confrontos nordestinos contra Floresta e Campinense. Frente ao Caxias, o time aplicou o somatório de 3×2 e foi o único nordestino a subir para a Série C.

ASA sonhou com o acesso, mas parou no Pouso Alegre – Rudney Melo/Ascom ASA

Acessos nordestinos

Em 14 anos de Série D, o Nordeste conseguiu acesso em todas – única região com essa marca. Esta é a 7ª vez que apenas um time da região conseguiu subir. Ao todo, já são 23 acessos, com larga folga sobre as outras regiões: Sudeste (15), Sul (9), Norte (6) e Centro-Oeste (3).

Olhando pelo outro lado, o Nordeste já teve três acessos em duas oportunidades. A 1ª veio em 2018, com título do Ferroviário, fazendo final contra o Treze, que havia eliminado o Imperatriz nas quartas. No ano passado, Campinense, ABC e Atlético-CE foram 2º, 3º e 4º.

Na atual temporada, além do América-RN, também subiram o Amazonas, o Pouso Alegre-MG e o São Bernardo-SP, que será o adversário alvirrubro na disputa da semifinal da Série D.

ABC subiu em 2021 contra o mesmo Caxias – Andrei Torres ABC FC

Os acessos nordestinos na Série D

Sair da versão mobile