A fantástica classificação do Fortaleza para a Libertadores de 2023 deu uma mãozinha para outro nordestino: o Sport, que agora conquistou vaga para a 3ª fase da Copa do Brasil no ano que vem. A confirmação veio nesse domingo, quando o Leão do Pici bateu o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro, na última rodada da Série A.
O Sport conseguiu a classificação diretamente para a 3ª fase da Copa do Brasil porque o Fortaleza terminou o Brasileirão deste ano em 8º. Com essa posição, portanto, o Leão do Pici já entraria nesta fase do torneio nacional do ano que vem pela sua posição na Série a de 2022.
Com isso, a vaga que o Fortaleza tinha na 3ª fase da Copa do Brasil após vencer a Copa do Nordeste, assim, migrou para o Sport, que foi vice-campeão do torneio regional.
Se o Fortaleza perdesse neste domingo, o Sport ainda assim iria para a Copa do Brasil do ano que vem, mas não entraria na 3ª fase do torneio nacional.
A classificação, inclusive, dá ao Rubro-Negro uma premiação milionária somente por estar na 3ª fase da Copa do Brasil. Neste ano, os clubes receberam nesta fase cerca de R$ 1,9 milhão. Os valores para 2023, no entanto, ainda não foram divulgados oficialmente.

O Sport na Copa do Brasil
Além da premiação milionária, o Sport entrar na 3ª fase da Copa do Brasil faz o clube evitar passar pelas duas primeiras fases do torneio, onde o Rubro-Negro sucumbiu de forma sequencial nos últimos cinco anos.
Em 2018, perdeu para o Ferroviário na segunda fase. Em 2019, 2020, 2021 e 2022 foi eliminado na primeira fase. Os rivais que eliminaram o Rubro-Negro na primeira fase do torneio foram, respectivamente, Tombense, Brusque, Juazeirense e Altos-PI.
0 comentários