Leão fez grande jogo, foi melhor em campo e vai disputar a competição continental pela segunda vez em sua história
Com moral. O Fortaleza se impôs na Vila Belmiro, venceu o Santos por 2 a 0 e selou classificação à Copa Libertadores de 2023. O Leão fez grande jogo, despachou os paulistas com justiça e poderia, inclusive, ter feito vantagem maior.
Os gols do confronto foram anotados pelos atacantes Thiago Galhardo e Moisés, ambos na segunda etapa.
Como o Fortaleza encerra a Série A?
Os três pontos conquistados na Vila Belmiro levaram o Leão aos 55 pontos. Com o triunfo, os cearenses pegaram o elevador e terminaram a competição na 8ª colocação, garantido na Libertadores.
O Fortaleza deixou América-MG, Botafogo e São Paulo para trás e vai disputar a competição continental pela segunda vez em sua história.
O jogo – Santos x Fortaleza
1º tempo – Fortaleza tem mais volume, mas é ineficiente
Diante de um Santos que apenas cumpria tabela, o Fortaleza provou, desde os minutos iniciais, que era quem precisava do resultado. Em 15 minutos, a equipe cearense já havia chegado com perigo em três oportunidades.
Do outro lado, os três volantes do Alvinegro pareciam não se encontrar dentro do esquema de Orlando Ribeiro. O trio formado por Rodrigo Fernández, Camacho e Sandry mostrou dificuldades de frear o ímpeto do Fortaleza.

Com 25, o panorama da partida seguia o mesmo. O Santos, em meio às raras chegadas, só levou perigo uma vez, com Marcos Leonardo. O Leão, por sua vez, mostrava a mesma obediência: atento sem a bola, firme na marcação e veloz quando em posse. Mas pecava na ineficiência.
Prova disso foi a chance desperdiçada por Thiago Galhardo aos 27 minutos. Hércules cruzou nas costas da zaga santista e colocou a bola na cabeça do camisa 91. O atacante, em um lançamento de Hércules, o camisa 91, livre na área, recebeu cruzamento preciso, mas
Hércules cruza nas costas da zaga e bota a bola na cabeça de Galhardo. O atacante, livre na área, se esticou, desviou de cabeça, mas não encontrou o caminho do gol e cabeceou para fora.

Depois, aos 35, mais uma boa chegada não foi aproveitada pelos cearenses. Pedro Rocha fez grande jogada pela esquerda, deixou dois marcadores para trás, invadiu a área, mas parou no goleiro João Paulo. No rebote, Romarinho bateu de primeira, mas a bola desviou na defesa e foi para escanteio.
2º tempo – Leão encontra o caminho do gol e facilita vitória
Na volta do intervalo, um panorama diferente. Ao menos nos primeiros 15 minutos. O Santos voltou melhor. As trocas de passes no meio de campo fluíam com mais facilidade e os espaços entre os zagueiros do Fortaleza passaram a aparecer.
Mas foi justamente com a melhora do mandante que a equipe cearense encontrou o caminho do gol. Aos 20, Thiago Galhardo recebeu cruzamento vindo da direita e testou firme para balançar as redes de João Paulo. O assistente havia marcado impedimento, mas o VAR confirmou a vantagem. 1 a 0, com justiça.

O revés, no entanto, não desestabilizou o Santos. Pelo contrário. O Alvinegro foi para cima, apostando, principalmente, em jogadas pelas pontas. Mas o ímpeto pouco durou. Muito pelo ‘dedo certeiro’ de Juan Pablo Vojvoda, que acionou Moisés e Silvio Romero.
Foi em uma inteligente jogada da dupla que o Fortaleza marcou o segundo e sacramentou a vitória na Vila Belmiro. Aos 34, o argentino segurou a bola na entrada da área, encontrou Moisés e passou a bola nas costas da zaga. O extremo tirou do goleiro, balançou as redes e deu números finais ao duelo.
2 a 0 para o Leão, que vai, pela segunda vez na história, ter a chance de disputar uma Copa Libertadores.

Ficha técnica
Santos 0
João Paulo; Nathan (Tailson), Luiz Felipe, Maicon e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Camacho, Sandry (Rwan) e Carabajal (Lucas Barbosa); Ângelo e Marcos Leonardo. Técnico: Orlando Ribeiro.
Fortaleza 2
Fernando Miguel; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Juninho Capixaba; Zé Welison, Caio Alexandre, Hércules (Ronald) e Romarinho; Thiago Galhardo (Silvio Romero) e Pedro Rocha (Lucas Sasha). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Rosa de Oliveira (ambos do RJ)
Gols: Thiago Galhardo (20′ do 2T, FOR), Moisés (33′ do 2T, FOR)
Cartões amarelos: Zé Welison (FOR) e Rodrigo Fernández (SAN)
0 comentários