Dirigente já presidia o clube desde 2021
Após um processo eleitoral rodeado de polêmicas, o Sport definiu hoje o nome do seu novo presidente para o biênio 2023-24. Reeleito com 96,5% dos votos válidos, Yuri Romão segue no comando do clube por mais dois anos.
- STJD revoga liminar que suspendia eleição
- Blog de Cassio: Com nova Asa Branca, Penalty renova com Nordestão
Junto a ele, na chapa Sport do Futuro, José Roberto Moura será o vice-presidente executivo do clube. Além disso, Silvio Neves Batista e André Fernandes serão, respectivamente, o presidente e o vice do Conselho Deliberativo leonino.

A reeleição de Yuri Romão
O pleito aconteceu ao longo desta sexta-feira, com urnas abertas das 8h às 18h. O processo ocorreu de forma tranquila e pacífica na Ilha do Retiro, sem maiores problemas ou, mesmo, grandes movimentações de sócios. Na prática, pode-se dizer que foi um dia esvaziado na Ilha.
Isso aconteceu, em partes, pelos pedidos da chapa “Lealdade ao Sport” para que os torcedores boicotassem a votação. Assim, não apareceu na Ilha nenhum representante da chapa, encabeçada pelo deputado federal reeleito Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil.

Até mesmo na hora da apuração, os representantes da comissão eleitoral convocaram por três vezes a presença de membros da chapa e, na ausência de resposta, a contagem aconteceu sem nenhuma supervisão do grupo de oposição, que pedia a suspensão do pleito.
Como o confronto era direto entre as duas chapas, o resultado final não foi grande surpresa para ninguém. Nesse cenário, a chapa Sport do Futuro, de Yuri, somou 1.463 (96,5%) votos, contra apenas 53 (3,5%) do grupo Lealdade ao Sport, de Bivar. Ao todo, foram 12 votos nulos.
Yuri Romão
Apesar de já ser presidente do Leão desde o ano passado, Romão foi majoritário em uma eleição no clube pela 1ª vez na sua vida. Engenheiro mecânico de formação e com carreira em cargos de direção em empresas do setor bancário e de seguros, ele foi eleito enquanto vice na eleição suplementar de julho de 2021, após a renúncia de Milton Bivar – irmão de Luciano.
Originalmente, sua chapa era presidida por Leonardo Lopes, mas o ex-presidente pediu licença no início de outubro de 2021 e renunciou de forma definitiva no início de março desse ano. Assim, Yuri assumiu o clube há pouco mais de um ano, mas está como presidente efetivo há apenas nove meses.
Agora, ele assume para o seu 2º mandato, ainda que de forma inédita. E conduzirá o clube em novos desafios, como recolocar o time na Série A do Campeonato Brasileiro, readequar as contas do clube e aprovar a série de promessas que fez durante o período de campanha.
No discurso da vitória, ele comentou sobre as suas prioridades neste biênio que se avizinha: retrofit (modernização) do complexo da Ilha do Retiro, reforma do estatuto do clube, a profissionalização da gestão e um aprofundamento nos estudos para a implantação da SAF.
Yuri Romão foi eleito presidente do Sport Club do Recife com 1.463 votos (96.5%) e comandará o Leão no biênio 2023/24! #EleiçõesSport pic.twitter.com/pFJNXP9huN
— Sport Club do Recife (@sportrecife) December 16, 2022
0 comentários