Com mais de 46 mil torcedores na Fonte Nova, o Bahia bateu o Vitória por 1 a 0, na tarde deste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Baiano. O gol do triunfo do Esquadrão teve a assinatura do atacante Kayky, que balançou as redes no primeiro tempo e foi decisivo para os três pontos do Tricolor de Aço no Ba-Vi.
Foi uma partida onde o Esquadrão foi melhor e teve mais chances durante a partida. O Vitória até criou boas oportunidades para empatar, mas acabou desperdiçando e saiu derrotado no primeiro clássico de 2023.
Com o resultado, o Tricolor agora soma 12 pontos e ocupa a liderança do Campeonato Baiano. O Vitória, por sua vez, tem apenas quatro e está na 8ª posição do Estadual, numa situação preocupante para o Rubro-Negro.

Próximo jogo de Bahia e Vitória
Com 12 pontos em cinco jogos, o Esquadrão de Aço está na liderança do Campeonato Baiano. A equipe volta a campo nesta quarta-feira (1º), contra o Barcelona de Ilhéus, no estádio Mário Pessoa, às 21h30, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.
O Vitória, por sua vez, volta a campo na quinta-feira (2), contra o Jacobinense, às 19h15, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.
Primeiro tempo de Bahia x Vitória
O primeiro tempo começou com o Bahia dominando as ações. Embalado pela torcida na Fonte Nova, o Tricolor de Aço buscou criar as melhores chances desde o início. O Vitória, por sua vez, adotou uma postura mais cautelosa, tentando minimizar o ímpeto do rival.
A tentativa, porém, não deu certo. Isso porque, aos 17 minutos do primeiro tempo, o meio-campista Acevedo deu um lindo passe para Kayky, que driblou Dalton e, com tranquilidade, bateu com a perna esquerda. A bola ainda bateu na trave antes de entrar e colocar o Esquadrão em vantagem na Fonte Nova.
🎥 O gol de Kayky agora pela lente da TV Bahêa, da tribuna de imprensa da Fonte Nova #BahiaÉOMundo pic.twitter.com/sBf7kxOb53
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) January 29, 2023
A resposta do Vitória, porém, não demorou muito. Em desvantagem, a equipe buscou marcar mais alto, conseguiu atrapalhar a zaga rival e a bola sobrou para Rafinha, que conseguiu perder um gol feito. De frente para o gol, chutou para fora.
O Tricolor de Aço respondeu aos 29. Após bola na área, Rezende aproveitou a sobra e bateu com a perna esquerda, acertando a trave. O Esquadrão ainda chegou com perigo em mais duas oportunidades, mas Kayky e Goulart não finalizaram como gostariam.
Aos 42, o Vitória teve grande chance para empatar o jogo. Tréllez saiu cara a cara com o goleiro, mas não conseguiu marcar. Marcos Felipe fez ótima defesa e impediu que o placar ficasse tudo igual.
Segundo tempo
O Bahia voltou para o segundo tempo no 220v. Em menos de cinco minutos, o Tricolor de Aço criou três boas oportunidades para marcar. Biel, Kayky e Rezende levaram perigo ao rival, mas não conseguiram ampliar o marcador.
O jogo seguiu com o Bahia tendo mais a posse, enquanto o Vitória buscava escapadas nos contra-ataques. O Rubro-Negro, porém, errava muitos passes e tinha dificuldades na hora da definição das jogadas.
O Esquadrão, por outro lado, viu o volume de chances reais diminuir, com a equipe administrando a partida a partir da posse. Apesar disso, porém, o time de Renato Paiva não sofreu grandes perigos.
Na reta final, coube ao Tricolor segurar o rival e confirmar o triunfo no primeiro Ba-VI da temporada 2023.
Flagra da hora do apito final! #BahiaÉOMundo 🔵🔴⚪ pic.twitter.com/UrFQ36U3n1
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) January 29, 2023
Ficha técnica
Bahia (1)
Marcos Felipe; Cicinho (Douglas Borel), Kanu, Raul Gustavo e Jhoanner Chávez; Rezende (Diego Rosa), Acevedo e Daniel (Lucas Mugni); Kayky (Vitor Jacaré), Biel e Ricardo Goulart (Everaldo). Técnico: Renato Paiva
Vitória (0)
Dalton; Zeca, Dankler, Camutanga e João Lucas (Railan); Rodrigo Andrade, Léo Gomes e Gegê (Diego Torres); Osvaldo (Alisson Santos), Rafinha (Nicolás Dibble) e Tréllez (Wanderson). Técnico: João Burse
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira
Gol: Kayke, do Bahia
Cartões amarelos: Raul Gustavo, Rezende, Acevedo e Biel, todos do Bahia; Dankler, Léo Gomes e Nicolás Dibble
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Presidente do Salgueiro desabafa e revela negociação com o Náutico por desistência das vagas
-
Últimas2 anos atrás
Copa do NE é ampliada para 36 clubes e beneficia Santa Cruz, América-RN e Treze entre outros
-
Últimas3 anos atrás
Empresário diz que Rithely desistiu de acertar com Náutico e detona jogador: “Moleque”
-
Copa do Nordeste3 anos atrás
Salgueiro desiste de Copa do Nordeste e do Brasil e Náutico pode herdar vagas
-
Últimas2 anos atrás
Com salário pago por colaboradores, Náutico acerta contratação de Caio Dantas
-
Náutico2 anos atrás
Náutico acerta contratação de Felipe Cabeleira, ex-promessa do Santa Cruz
-
Campeonatos2 anos atrás
CLASSIFICAÇÃO – Série B
-
Santa Cruz3 anos atrás
Santa Cruz chega a acerto com Wallace PE, e atacante desembarca no Arruda após o fim do Potiguar