Náutico não vai cumprir decisão do STJD e jogo nos Aflitos terá torcida alvirrubra
A poucos minutos do início do Clássico das Emoções, o jogo entre Náutico e Sport na tarde deste sábado ganhou mais um capítulo fora dos gramados. Após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acabar um pedido do Sport e determinar o jogo com os portões fechados, sem público, o Governo de Pernambuco entrou em cena liberando a presença do público da equipe mandante no estádio dos Aflitos.
Dessa forma, o Náutico não vai cumprir a decisão do STJD. O clube ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão, mas a torcida presente já está entrando no estádio para o jogo. O clube, inclusive, já divulgou imagens de torcedores na chamada “Timbuzone”.
“A Secretaria de Defesa Social e suas Operativas Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, visando garantir a segurança pública do evento esportivo, o direito do torcedor que adquiriu ingresso, bem como visando impedir tumulto generalizado envolvendo os cidadãos que se dirigirem ao estádio de posse dos ingressos e que tentem adentrar no evento, evitando-se eventuais distúrbios sociais, vem por meio deste determinar a Vossa Senhoria que realize o evento com os portões abertos”, diz a nota assinada pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alexandre Alves.
O Governo pede que seja assegurado “o direito dos cidadãos que adquiriram os ingressos, observando que a segurança de todos que se fizerem presentes no estádio dos Aflitos bem como no entorno da praça desportiva, será resguardada pelo aparato policial que já se encontra mobilizado”.
“Portanto os órgãos de segurança garantem que a partida seja realizada com presença de público nos moldes da Portaria SDS n°413, de 15 de fevereiro de 2023, sem prejuízo ao torcedor, aos clubes e a entidade organizadora do evento”, conclui a nota.
Vale lembrar que a determinação de torcida única em clássicos envolvendo Náutico, Santa Cruz e Sport e em jogos do trio na Copa do Nordeste, foi adotada no dia 30 de janeiro. O Governo de Pernambuco, através da governadora Raquel Lyra, impôs essa regra após as cenas de violência na partida entre Sport e ABC, pela Copa do Nordeste, na Ilha do Retiro.
LINHA DO TEMPO DO IMBRÓGLIO ENVOLVENDO ESSE JOGO:
Sexta-feira, 1
Sport aciona STJD para ter torcida em clássico contra o Náutico nos Aflitos
Sábado, 2
Náutico reitera que não recebeu notificação do STJD; Sport pede portões fechados
Náutico não vai cumprir decisão do STJD: o Ofício do Governo de Pernambuco:
0 comentários