conecte-se conosco
Perfil NE45: Roberto Firmino, da base do CRB para a idolatria no Liverpool Perfil NE45: Roberto Firmino, da base do CRB para a idolatria no Liverpool

ALCRBNordesteÚltimas

Perfil: Roberto Firmino, da base do CRB para a idolatria no Liverpool

Publicados

em

Alagoano, Roberto Firmino se despede do Liverpool com títulos e idolatria, mas suas raízes surgiram no CRB

O NE45 inicia, nesta segunda-feira (22), um novo quadro. Estaremos trazendo aqui semanalmente, para vocês, perfis de futebolistas nordestinos. A ideia é detalhar sobre a vida e a carreira de craques já consolidados, outros em ascensão, ou que tenham feito história no futebol, sendo nascidos na nossa região.

O mais importante é mostrar aqueles que carregam o Nordeste pelo país e pelo mundo afora, se orgulhando de suas raízes, independente de qual for o estado de origem dentre os nove da região. Dessa forma, iniciamos nosso quadro de perfis com um alagoano craque de bola e que é ídolo na Inglaterra: Roberto Firmino.

Roberto Firmino, ainda adolescente, usando a camisa do CRB em foto onde está abraçado com seu amigo Marcellus Portela
Início de carreira de Firmino contou com ajuda de pessoas que acreditaram no seu potencial. Foto: Arquivo Pessoal de Marcellus Portela

Quem é Roberto Firmino?

Alagoano de Maceió, Roberto Firmino nasceu no dia 2 de outubro de 1991. Desde cedo mostrou sua paixão pelo futebol, jogando em clubes amadores até chegar no CRB, aos 14 anos.

Os primeiros passos dele para chegar no Galo contaram com a ajuda não só da sua família, mas também de Marcellus Portela, que era dentista do CRB em 2006, o “apadrinhou” e acompanhou no começo de carreira de perto, sendo um principal suporte para que o atleta desse prosseguimento na carreira.

Na base do CRB, Firmino atuava como volante, até que deixou o clube em 2008, quando jogava nos juniores. Em busca de uma melhor perspectiva financeira para si e sua família, rumou para o Figueirense, onde passou a jogar como meia. Mas, antes disso, tinha sido reprovado em teste no São Paulo.

Roberto Firmino, pelo Hoffenheim, da Alemanha, comemora gol marcado. Ele comemora com os braços abertos, segurando o escudo da camisa na sua boca
O Hoffenheim-ALE abriu as portas do futebol europeu para Firmino. Foto: Divulgação/Hoffenheim

No mesmo ano, fez a sua estreia no profissional do time catarinense, mas estourou em 2010, onde chamou a atenção na disputa do Brasileirão e foi vendido para o futebol europeu, dando início a uma carreira de grande carreira no Velho Continente, onde atua há mais de 12 anos.

Até hoje Roberto Firmino nutre um carinho especial pelo CRB, pelas primeiras oportunidades recebidas no Galo da Pajuçara, que o ajudaram a se projetar e chegar onde está hoje. Tanto que o CRB recebeu a visita de uma equipe de comunicação do Liverpool para um documentário que homenageia o alagoano.

Roberto Firmino, de costas, saúda a torcida do Liverpool, que o ovaciona na sua última partida pelo clube no estádio de Anfield
Firmino é idolatrado pela torcida do Liverpool e tem recebido diversas homenagens na sua despedida. Foto: Divulgação/Liverpool

Onde jogou Roberto Firmino?

Firmino defendeu, profissionalmente, apenas três clubes na sua carreira. Nas categorias de base, jogou por CRB e Figueirense. Como profissional, além do Figueirense, atuou pelo Hoffenheim, da Alemanha, entre 2011 e 2015, e no Liverpool, da Inglaterra, entre 2015 e 2023.

De saída dos Reds, ainda não há uma definição de onde será o próximo destino do atacante alagoano. Especula-se o nome dele no Barcelona, Inter de Milão e Atlético de Madrid, além de um interesse por parte de clubes do futebol árabe.

No Liverpool, Firmino foi adquirido por, aproximadamente, R$ 142 milhões (na cotação da época). Ele chegou num momento de reconstrução do time inglês sob o comando do técnico Jürgen Klopp e foi peça fundamental ao longo de 8 anos nos Reds.

A despedida de Roberto Firmino da torcida do Liverpool, no estádio de Anfield Road, aconteceu no último sábado (20 de maio), no empate em 1 a 1 com o Aston Villa. Um gol com muito simbolismo, com passe de Mohamed Salah, com quem formou um grande trio de ataque, ao lado também de Sadio Mané, hoje no Bayern de Munique.

Além disso, houve uma enorme saudação por parte da torcida à Firmino, que saiu ovacionado de campo e se emocionou bastante com toda a mobilização em torno dele.

O clube o homenageou com um quadro, contendo imagens marcantes de toda a sua trajetória no Liverpool, onde se tornou o brasileiro com mais partidas na história do clube, além de outros recordes dentro da Premier League.

Quantos títulos Roberto Firmino ganhou?

Firmino ganhou oito títulos em toda a sua carreira, sendo sete deles pelo Liverpool e um pela Seleção Brasileira. No clube inglês, ganhou praticamente todas as competições que disputou.

Levantou troféus da Champions League (2018/2019), Premier League (2019/2020), Mundial de Clubes (2019), Supercopa Europeia (2019), Copa da Inglaterra (2021/2022), Copa da Liga Inglesa (2021/2022) e Supercopa da Inglaterra (2022). Pela Canarinho, foi campeão da Copa América (2019).

Firmino ganhou o título da Champions League com o Liverpool, o maior da sua carreira. Foto: Reprodução/Instagram de Roberto Firmino

Quantos gols Roberto Firmino tem no Liverpool?

Firmino somou 110 gols com a camisa dos Reds, além de 79 assistências em 361 jogos, que o tornaram o brasileiro com mais jogos com a camisa do Liverpool.

Além de ser o 29º atleta com mais jogos pelo clube inglês, ele também é o 3º brasileiro com mais jogos na Premier League, sendo 255 partidas disputadas, ficando atrás apenas do volante Fernandinho e do atacante Willian.

Foto: Divulgação/Liverpool

Quantos jogos Roberto Firmino tem na Seleção Brasileira?

Pela Canarinho, Firmino disputou 55 jogos e marcou 17 gols, tendo disputado uma Copa do Mundo (2018), com quatro jogos e um gol, além de disputar a Copa América em três edições (2015, 2019 e 2021), com 15 jogos, quatro gols e duas assistências.

A estreia de Roberto Firmino na Seleção Brasileira aconteceu no dia 12 de novembro de 2014, em amistoso contra a Turquia, vencido pelo Brasil por 4 x 0.

O primeiro gol do atacante saiu no jogo seguinte, na vitória em cima da Áustria por 2 x 1, no dia 18 de novembro de 2014.

Seu último jogo, até o momento, aconteceu diante da Argentina, na final da Copa América de 2021, vencida pelos Hermanos por 1 a 0, no dia 11 de julho daquele ano. Sua última convocação aconteceu nos amistosos antes da Copa do Mundo de 2022, contra Gana e Tunísia, nos dias 23 e 27 de setembro de 2022, mas ele não foi acionado.

Roberto Firmino carrega a bola com o pé direito em jogo da Seleção Brasileira, pela Copa América
Firmino tem uma trajetória na Seleção Brasileira iniciada em 2014. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados