publicidade

CBDA e federações saem em defesa do Recife após Troféu Brasil de Natação: “Narrativas irresponsáveis a respeito do Norte/Nordeste”

Mais Esportes, PE, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 7 de junho de 2023

Atletas criticaram estrutura e organização do Troféu Brasil de Natação

As duras críticas feitas pela Comissão Nacional de Atletas da Confederação Nacional de Desportos Aquáticos (CBDA) sobre o Troféu Brasil de Natação, disputado no Recife na última semana, segue gerando repercussão. Dessa vez, a própria confederação e o grupo de federações do Norte e Nordeste se pronunciaram em defesa da estrutura e da organização.

Na visão dos presidentes das federações estaduais da região, as críticas são uma “narrativa irresponsável a respeito do Norte/Nordeste”. A CBDA, por sua vez, reconheceu a falha na temperatura da piscina, mas garantiu que o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont possui estrutura para o torneio e que o calendário do ciclo para a natação está completo.

Atletas saltam na piscina do Parque Santos Dumont, no Recife, no Troféu Brasil de Natação
Satiro Sodré/CBDA

Troféu Brasil de Natação: “Calúnias injustas”

Na visão dos grupos de federações de Norte e Nordeste, “o Troféu Brasil 2023 foi um evento de grande sucesso”, contrariando a visão da comissão de atletas, que afirmou que a natação teria passado vergonha em rede nacional, possivelmente perdendo público e patrocínio. O grupo de federações tratou as críticas como “calúnias injustas” e “narrativas irresponsáveis”.


“Nesse momento sectário temos que nos pronunciar. Já estamos no limiar de nossa aceitação. As narrativas irresponsáveis que têm sido apresentadas em relação ao Norte/Nordeste têm que parar. Não interessa quem, ou o que, tem motivado este estado de espírito intolerante, mas precisamos tomar uma atitude em relação a isso”, afirmou a carta das federações de natação.

Vendo a existência de um desrespeito por questões geográficas, o grupo ressaltou que fica com pequena parte da parcela dos valores da natação, mas continua com grandes esforços e com nadadores de destaque. A CBDA também defendeu a nacionalização das competições e exaltou as conquistas nordestinas na competição, além de defende a escolha conjunta pelo Recife.

“A Bahia não ganhava uma medalha de ouro em uma prova feminina no TB há mais de 20 anos. Tivemos a vitória e a classificação para a seleção brasileira de três nordestinos que passaram a maior parte de suas carreiras no Nordeste. O nosso país é imenso, e se quisermos que mais crianças se apaixonem pela natação, é necessário levá-la aos quatro cantos do país”.

Nadadores se preparam para mergulhar na piscina do Centro Esportivo Santos Dumont, no Troféu Brasil de Natação 2023
Satiro Sodré/CBDA

Troféu Brasil de Natação: A críticas dos atletas da natação

A comissão de atletas da natação fez três críticas explícitas às estruturas do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, localizado na Zona Sul do Recife: falta de piscina de soltura adequada, temperatura acima do limite na piscina e falhas no placar eletrônico.

Sobre a piscina de soltura, a confederação afirmou que se trata de uma das melhores do país, sendo suficiente para uma competição com o porte do Troféu Brasil de Natação deste ano.

“Havia uma piscina de 25m com 6 raias, talvez não tenha o padrão de um campeonato mundial da AQUA (…) Muito poucas piscinas no Brasil tem essa estrutura, praticamente só ABDA-Bauru em São Paulo e Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro”.

Quanto à temperatura da piscina, a CDBA reconheceu o erro. “Admitimos que possa ter contribuído negativamente para o nível da competição (…) Em futuras competições em regiões quentes, precisamos ter equipamentos de resfriar a água que possa trazer a temperatura para 26 graus”.

Mas as federações locais teceram outra crítica sobre esse ponto da carta dos atletas: “Garantimos que ao chegar em países europeus, em épocas de verão escaldante, para nadar suas competições internacionais, não pedem gelo na piscina para que possam nadar”, afirmou o grupo, sobre competições internacionais de natação.

A CBDA também comentou sobre as falhas no placar, ressaltando que aconteceram em um momento, por conta de uma pane elétrica. A Entidade afirmou que todos os tempos das provas de natação foram marcados e que isso não prejudicou o desempenhos dos atletas.

“Devido à pane elétrica, o score board não funcionou nas duas primeiras provas da terceira etapa. Não obstante, mesmo nessas duas provas, o system funcionou normalmente, e os técnicos das provas envolvidas tiveram acesso à cabine de controle e puderam comprovar isso”.

“Inclusive, nessas duas provas, a placa funcionou perfeitamente em todas as raias, nem tendo sido acionado a pera para nenhuma raia. Nenhum tempo deixou de ser marcado. De qualquer forma, não vemos como isso possa ter prejudicado qualquer performance de qualquer atleta”.

Atleta salta na piscina do Parque Santos Dumont, no Recife, no Troféu Brasil de Natação
Satiro Sodré/CBDA

Troféu Brasil de Natação: A versão do Governo de PE

Na terça (6), horas depois da publicação da carta dos atletas, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco se pronunciou ao NE45 sobre as críticas feitas pela comissão dos atletas e defendeu a estrutura e as condições esportivas do complexo aquático do Santos Dumont.

“A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco informa que o Parque Aquático do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont foi construído seguindo todos os padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Natação (FINA). O equipamento está apto a receber competições nacionais e internacionais e conta com arquibancada coberta, banheiro, vestiário, área de circulação dos atletas, placar eletrônico e duas piscinas (50m e 25m)”.

Troféu Brasil de Natação: Leia a íntegra da carta da CBDA

Prezada Comissão,

Em primeiro lugar, agradecemos o movimento e o envio da carta. Tendo tido papel ativo na criação, implementação motivação dessa Comissão de Atletas da CBDA (CACBDA), achamos muito positivo que vocês estejam participando do processo de reconstrução da Confederação, e são sempre muito bem-vindos a falar e a se manifestar.

Vamos um a um aos pontos específicos levantados por vocês:

1- Piscina adequada de soltura:
Havia uma piscina de 25m com 6 raias, talvez não tenha o padrão de um campeonato mundial da AQUA, mas é em geral suficiente para uma competição de cerca de 300 atletas. Muito poucas piscinas no Brasil tem essa estrutura, praticamente só ABDA-Bauru em São Paulo e Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

2- Temperatura da água:
Esse ponto realmente admitimos que possa ter contribuído negativamente para o nível da competição, já que a água estava no limite superior do intervalo adequado. Em futuras competições em regiões quentes, precisamos ter equipamentos de resfriar a água que possa trazer a temperatura para 26 graus, que é a temperatura considerada ideal para tempos. Admitimos a falha nesse quesito.

3- Score Board:
Devido à pane elétrica, o score board não funcionou nas duas primeiras provas da terceira etapa. Não obstante, mesmo nessas duas provas, o system funcionou normalmente, e os técnicos das provas envolvidas tiveram acesso à cabine de controle e puderam comprovar isso. Inclusive, nessas duas provas, a placa funcionou perfeitamente em todas as raias, nem tendo sido acionado a pera para nenhuma raia. Nenhum tempo deixou de ser marcado. De qualquer forma, não vemos como isso possa ter prejudicado qualquer performance de qualquer atleta.

4- Planejamento:
O setor técnico da entidade já possui e já divulgou um calendário com todas as ações até o final 2024, incluindo a competição mais importante e alvo do ciclo, os Jogos Olímpicos de Paris.

Seguem as datas e (quando possível) os locais das ações.

  1. SELETIVA PARA O MUNDIAL DE FUKUOKA – 30/05 a 03/06/2023;
  2. TRAINING CAMP – GLORIA ARENA – 07 a 15/07/2023;
  3. Aclimatação Japão – Fukuoka – 16 a 22/07/2023;
  4. 20TH WORLD AQUATICS WORLD CHAMPIONSHIPS – 23/07 a 30/07/2023;
  5. TRAINING CAMP – PANAMERICANO – 09 a 14/10/2023 – SP ou RJ;
  6. JOGOS PANAMERICANOS SANTIAGO/CHILE – 21 a 25/10/2023
  7. TROFEU JOSE FINKEL – 31/10 a 04/11/2023;
  8. TRAINING CAMP – 29/01 a 02/02/2024 – SP ou RJ;
  9. ACLIMATAÇÃO Doha – 03 a 09/02/2024;
  10. 21TH WORLD AQUATICS WORLD CHAMPIONSHIPS – 11 a 18/02/2024;
  11. SELETIVA OLIMPICA – 03 a 08/06/2024;
  12. ACLIMATAÇÃO JOGOS OLIMPICOS – 15 a 22/07/2023 – FRANÇA, ESPANHA ou PORTUGAL;
  13. JOGOS OLIMPICOS DE PARIS – 27/07 a 03/08/2023;
  14. TROFÉU JOSÉ FINKEL (seletiva para o mundial de curta) – 13 a 17/08/2023 em local a ser definido em breve;

O calendário acima foi elaborado em reunião do Conselho Técnico Nacional de Alto Rendimento realizada em 17/08/2022, tendo sido encaminhado para a devida aprovação em 11/10/2022.

Informamos também que, conforme a última modificação que fizemos em nosso Conselho Técnico, o Conselho Técnico conta com a participação de um atleta indicado por essa comissão de Atletas da CBDA.

5- Sobre o local da competição:
Entendemos e já prometemos encaminhar o problema da temperatura da água. No mais, cumpre-nos informar que recebemos críticas sim, mas tivemos muitos atletas, muitos mesmo, elogiando a escolha de fazer um TB no Nordeste depois de 49 anos e pela primeira vez no Recife. A maior parte das Federações Estaduais (nossas afiliadas) também apoiou a escolha antes e depois do evento.

O futuro da natação do Brasil depende da massificação, e tentamos conciliar o presente (atletas do alto rendimento de hoje em dia) com a ampliação do horizonte da natação de alto rendimento no Brasil. A Bahia não ganhava uma medalha de ouro em uma prova feminina no TB há mais de 20 anos. Tivemos a vitória e a classificação para a seleção brasileira de três nordestinos que passaram a maior parte de suas carreiras no Nordeste. O nosso país é imenso, e se quisermos que mais crianças se apaixonem pela natação, é necessário levá-la aos quatro cantos do país.

Apenas como um exemplo, explicitamos uma possível alternativa para que possamos levar o Troféu Brasil para todo o país sem prejudicar as seletivas: fazendo-os em datas diferentes. Uma só seletiva (sem revezamentos, sem contagem de pontos) e um Troféu Brasil com revezamentos e contagem de pontos. Essa ideia especificamente custa muito dinheiro para a Confederação e para os clubes, mas quem sabe no futuro podemos implementá-la. Proponho que debatamos essa e outras ideias nas nossas assembleias, ouvindo também nossas afiliadas Federações Estaduais para o próximo ciclo olímpico.

Por fim, informamos que as duas próximas seletivas, o Finkel (Seletiva para o Mundial de Doha) e Seletiva Olímpica serão muito provavelmente em piscinas cobertas.

Sendo o que nos resta a informar, aproveitando para renovar nossos protestos de elevada consideração, estima e respeito por esta honrada Comissão de Atletas, que acreditamos estar sempre atenta às demandas na defesa dos atletas, razão de existir das Confederações esportivas.

Troféu Brasil de Natação: Leia a íntegra da carta das Federações de Desportos Aquáticos do Norte e Nordeste do Brasil

Caríssimos (as),

Nesse momento sectário temos que nos pronunciar. Já estamos no limiar de nossa aceitação. As narrativas irresponsáveis que têm sido apresentadas em relação ao Norte/Nordeste têm que parar. Não interessa quem, ou o que, tem motivado este estado de espírito intolerante, mas precisamos tomar uma atitude em relação a isso.

Quantos eventos temos estado, em todos esses anos em locais sem a estrutura devida, nem por isso defenestramos clubes, ou a federação local. Muito menos a CBDA!!! Que mesmo com toda condição desfavorável tem procurado dar soluções ao que está inconcluso.

Podemos enumerar diversas razões que nos fazem ter dificuldades em seguidos eventos, ao redor do país, mas, acreditamos verdadeiramente, e sabemos, que fugiu ao controle de quem os realizava. Nunca nos achamos prejudicados. Ou, se achamos, não quisemos acusar injustamente ninguém, nem clubes, nem quaisquer outras instituições.

Somos de “Couro Duro”, e curtidos no tempo. Nos adaptamos. Nem por isso, nossos atletas, que muitos disputam avidamente, deixam de ser pretendidos para estar em clubes do Sul e Sudeste, e infelizmente, muitas vezes se deixam levar por tais comportamentos, e acabam sendo manipulados em função de condutas irresponsáveis daqueles que deveriam zelar por sua boa educação.

Nos cabe hoje uma parcela pequena de investimentos no alto rendimento, os clubes são massas falidas, salvo raríssimas exceções, mas as Federações de nossa região e seus (suas) presidentes lutam com bravura para dar seu máximo. Muitos tirando dinheiro de seus bolsos para bancar estruturas, logística e pessoal para trazer para seus estados, e dar motivação a sua realidade local. Esta tentativa de transformação tem muito de amor e paixão envolvidos pois é algo que transcende a razão.

O Troféu Brasil 2023 foi um evento de grande sucesso. E Pernambuco está de parabéns. O presidente Marcelo Falcão, chefe de nossa arbitragem, árbitro internacional, olímpico, não pode sofrer por essas calúnias apresentadas de maneira injusta, no mínimo, irresponsáveis. Atletas, treinadores e dirigentes que se manifestaram neste sentido, podem se incluir nesse rol. Garantimos que ao chegar em países europeus, em épocas de verão escaldante, para nadar suas competições internacionais, não pedem gelo na piscina para que possam nadar.

O Brasil é um país perfeito, em suas imperfeições, continental, plural, miscigenado, laico e, sobretudo, grandioso por causa de sua gente. Que ao nosso ver não tem mais ou menos valor devido aos Pontos Cardeais em que residem. Para nós o Brasil é de todos e onde TODOS são iguais e devem ser respeitados.

Sem mais, assina este documentos nós Presidentes das Federações do Norte e Nordeste do Brasil.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING