publicidade

Atletas da natação criticam federação e estrutura do Santos Dumont, no Recife, após Troféu Brasil: “Vergonha em rede nacional”

Mais Esportes, PE, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 6 de junho de 2023

Recife recebeu Troféu Brasil de Natação entre 30 de maio e 3 de junho

O Recife foi palco do principal torneio de natação do Brasil na última semana. Mas a experiência dos atletas não foi a esperada. Nesta segunda (5), a comissão de atletas da CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos) divulgou uma carta com críticas à estrutura do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e à organização da CBDA, responsável pelo Troféu Brasil.

No texto, os atletas trataram as questões como uma vergonha para a natação em rede nacional e também cobraram a confederação, afirmando que a entidade ainda não traçou o planejamento até o fim deste ciclo olímpico, o que atrasa o Brasil em relação a outras seleções.

Nadadores se preparam para mergulhar na piscina do Centro Esportivo Santos Dumont, no Troféu Brasil de Natação 2023
Satiro Sodré/CBDA

As críticas ao Santos Dumont

No texto, a comissão de atletas afirmou que o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont não ofereceu uma piscina de soltura (exercício de recuperação pós-prova) adequada. Algumas sessões também tiveram temperatura da piscina acima do limite máximo imposto pela federação internacional.


Além disso, o placar eletrônico apresentou falhas, o que interfere na experiência dos atletas e na do público. Segundo a carta, esses seriam “alguns exemplos do que não deve ser feito”, além de representar uma vergonha em rede nacional, com risco de perda de público e patrocínio.

Apesar disso, o texto da comissão dos atletas também ressaltou que as críticas são específicas à estrutura fornecidas no Centro Esportivo. Assim, eles agradeceram à cidade e à torcida recifense pelo acolhimento.

Procurada pela reportagem do NE45, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco se pronunciou sobre as críticas feitas pela comissão dos atletas e defendeu a estrutura e as condições esportivas do complexo aquático do Santos Dumont.

“A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco informa que o Parque Aquático do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont foi construído seguindo todos os padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Natação (FINA). O equipamento está apto a receber competições nacionais e internacionais e conta com arquibancada coberta, banheiro, vestiário, área de circulação dos atletas, placar eletrônico e duas piscinas (50m e 25m)”.

Atleta salta na piscina do Parque Santos Dumont, no Recife, no Troféu Brasil de Natação
Satiro Sodré/CBDA

As críticas à CBDA

Mas o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont não foi o único alvo de críticas no texto publicado pela comissão de atletas. Segundo eles, há déficit em planejamento, organização e respeito da federação para com os atletas cobrando por mudanças para aproximar o Brasil de potências do esporte.

A ausência de planejamento foi o ponto mais tocado pelos atletas, que reclamaram, por exemplo, da indefinição sobre a sede do próximo Troféu José Finkel – principal torneio nacional no 2º semestre, e que teve sede no Recife em 2022.

A indefinição sobre o calendário até o fim do presente ciclo olímpico também foi alvo de críticas por parte dos atletas. A CBDA também se pronunciou sobre o caso, saindo em defesa da estrutura e da organização. As federações do Norte e Nordeste também publicaram uma carta.

Essa, inclusive, não foi a única crítica sobre a CBDA ao longo do Troféu Brasil de Natação. A entidade precisou alterar os critérios para a convocação dos revezamentos para o Mundial de Natação, após críticas sobre o modelo inicialmente proposto.

Leia a íntegra da nota da comissão de atletas da natação

Prezados membros da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA),

Antes de expor tudo o que queremos, é importante deixar claro que essa carta não tem nenhuma crítica a cidade de Recife e seus moradores. A cidade nos acolheu muito bem novamente e é sempre um prazer poder ter esse contato com o público novamente, porém, por se tratar do campeonato mais importante do semestre, que serve como seletiva para os principais eventos internacionais de 2023, alguns fatos ocorridos atrapalharam muito nossas performances e não podemos nos calar diante disso.

Nós atletas vivemos dos resultados que conquistamos. Sem resultados expressivos, nossa saúde mental depende de nossos resultados e a decisão de seguir no esporte de alto rendimento por mais um ciclo olímpico também depende de nossos resultados.

Por isso, realizar o Troféu Brasil de Natação sem uma piscina de soltura adequada, com a água da piscina com temperatura acima da permitida pela regra vigente da World Aquatics com o score board falhando em diversos momentos são apenas alguns exemplos do que não deve ser feito. Além de prejudicar a performance dos atletas, a natação passou vergonha em rede nacional e pode ter perdido público e patrocinadores com o que aconteceu aqui em Recife.

Se queremos incomodar as principais potências da natação mundial, muita coisa precisa mudar e não podemos mais passar por situações como as ocorridas neste Troféu Brasil.

Enquanto outras seleções já estão com seus planejamentos divulgados para o ciclo olímpico de 2028, aqui no Brasil não temos nem a sede do Finkel e nem as datas da Seletiva Olímpica de 2024 definidas, impedindo que seja realizado o planejamento da reta final do ciclo.

Planejamento, organização e respeito é tudo o que precisamos. Tendo isso, com certeza os resultados serão ainda melhores do que os já conquistados por todos nós.

Agradecemos antecipadamente pelo tempo dedicado em responder a esta carta e esperamos que possamos alcançar uma decisão coerente e construtiva para o benefício dos atletas e da comunidade aquática.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING