Os dois times estão na Série D e seguem mantendo a invencibilidade
O Campeonato Brasileiro é a principal competição do país, com quatro divisões e especificamente 38 equipes nordestinas que disputam o torneio entre as Séries A, B, C e D. Dentre elas, apenas duas conseguiram ficar invictas até o momento: o Ferroviário, do Ceará e o Retrô, de Pernambuco.
As duas disputam a Série D do Brasileiro, e lideram os seus respectivos grupos, o A2 e A4, respectivamente. No momento, sem derrotas, elas aproveitam o momento de glória para focar ainda mais o objetivo principal da temporada: o acesso a Série C.
Enquanto isso, as outras equipes nordestinas lutam para não largarem mal no primeiro turno das competições que disputam. A maioria está focada apenas no Brasileiro, exceto o Fortaleza (Copa Sul-Americana) e Bahia (Copa do Brasil) que estão se dividindo em outras competições.
Ferroviário
O início do ano para o Ferrão foi positivo. No Nordestão, conseguiu se classificar para a fase de grupos após vencer os dois jogos das pré-eliminatórias nordestinas, nos pênaltis, contra ASA e Confiança. No Grupo A, a única derrota que sofreu foi para o Náutico pelo placar de 3 x 2 na última rodada. No fim, a equipe cearense passou para as quartas de final e caiu diante o Fortaleza em uma goleada de 4 x 0.
No Cearense, conseguiu passar em terceiro lugar no Grupo B. As duas derrotas que sofreu no Estadual foram para o Atlético (0 x 1) e Iguatu (2 x 1). Mas perdeu na semifinal para o Fortaleza também por uma goleada, no segundo jogo.
Com a eliminação precoce nas duas competições que estava disputando, o técnico Paulinho Kobayashi conseguiu fazer uma intertemporada de mais de um mês para preparar a equipe para a Série D. No Grupo A2, estão: Panahyba, Maranhão, Toncantinópolis, Atlético-CE, Fluminense, Cornino e Cauaia. Em sete jogos, foram 19 pontos conquistados com seis vitórias e um empate. Gols tomados? Apenas um, contra o Maranhão. Com o número, o Ferroviário tem a defesa menos vazada da Série D.
Retrô
A equipe fundada em 2016 chamou a atenção novamente desde o início da temporada pela maneira que se apresentou nos primeiros jogos da temporada. Mesmo com a eliminação no Nordestão na fase pré-classificatória para o Botafogo-PB, o Campeonato Pernambucano foi bastante satisfatório.
Com apenas uma derrota, para o Sport por 1 x 0, a Fênix conseguiu terminar a fase de classificação em segundo lugar e passou antecipadamente para as semifinais.
E o Retrô fez a final contra o Sport e ficou com o vice-campeonato, pelo segundo ano consecutivo. Mas ainda sim, as duas equipes fizeram um jogo disputado.
Na Copa do Brasil, conseguiu passar pelo Avaí com uma vitória de 3 x 2, mas caiu para o Tombense. Com a eliminação, o Retrô iniciou a preparação para a Série D.
O início da campanha foi com o treinador Dico Woolley, que acabou caindo após dois empates. A contratação de Marcelo Martelotte foi um desejo antigo, conforme disse o diretor de futebol Gustavo Jordão em entrevista ao NE45.
Desde então, a equipe conseguiu ajustar em alguns pontos e voltou a vencer, emplacando quatro vitórias seguidas. Na liderança do Grupo A4, são 15 pontos com quatro vitórias e três empates.
Números, estatísticas e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli
0 comentários