publicidade

Ferroviário e Retrô são únicas equipes nordestinas que permanecem invictas nas quatro divisões do Brasileirão

Série D, CE, PE, Últimas

Por Rayane Domingos

Por Rayane Domingos

Postado dia 13 de junho de 2023

Os dois times estão na Série D e seguem mantendo a invencibilidade

O Campeonato Brasileiro é a principal competição do país, com quatro divisões e especificamente 38 equipes nordestinas que disputam o torneio entre as Séries A, B, C e D. Dentre elas, apenas duas conseguiram ficar invictas até o momento: o Ferroviário, do Ceará e o Retrô, de Pernambuco.

As duas disputam a Série D do Brasileiro, e lideram os seus respectivos grupos, o A2 e A4, respectivamente. No momento, sem derrotas, elas aproveitam o momento de glória para focar ainda mais o objetivo principal da temporada: o acesso a Série C.

Enquanto isso, as outras equipes nordestinas lutam para não largarem mal no primeiro turno das competições que disputam. A maioria está focada apenas no Brasileiro, exceto o Fortaleza (Copa Sul-Americana) e Bahia (Copa do Brasil) que estão se dividindo em outras competições.


Ferroviário

Ferroviário é uma das equipes nordestinas invictas. Foto: Lenilson Santos/Ferroviário
Ferroviário é uma das equipes nordestinas invictas. Foto: Lenilson Santos/Ferroviário

O início do ano para o Ferrão foi positivo. No Nordestão, conseguiu se classificar para a fase de grupos após vencer os dois jogos das pré-eliminatórias nordestinas, nos pênaltis, contra ASA e Confiança. No Grupo A, a única derrota que sofreu foi para o Náutico pelo placar de 3 x 2 na última rodada. No fim, a equipe cearense passou para as quartas de final e caiu diante o Fortaleza em uma goleada de 4 x 0.

No Cearense, conseguiu passar em terceiro lugar no Grupo B. As duas derrotas que sofreu no Estadual foram para o Atlético (0 x 1) e Iguatu (2 x 1). Mas perdeu na semifinal para o Fortaleza também por uma goleada, no segundo jogo.

Com a eliminação precoce nas duas competições que estava disputando, o técnico Paulinho Kobayashi conseguiu fazer uma intertemporada de mais de um mês para preparar a equipe para a Série D. No Grupo A2, estão: Panahyba, Maranhão, Toncantinópolis, Atlético-CE, Fluminense, Cornino e Cauaia. Em sete jogos, foram 19 pontos conquistados com seis vitórias e um empate. Gols tomados? Apenas um, contra o Maranhão. Com o número, o Ferroviário tem a defesa menos vazada da Série D.

Retrô

Pela grupo A4 da Série D, Retrô vence o ASA na Arena de Pernambuco
O Retrô é uma das equipes nordestinas que estão invictas. Foto: Retrô/Divulgação

A equipe fundada em 2016 chamou a atenção novamente desde o início da temporada pela maneira que se apresentou nos primeiros jogos da temporada. Mesmo com a eliminação no Nordestão na fase pré-classificatória para o Botafogo-PB, o Campeonato Pernambucano foi bastante satisfatório.

Com apenas uma derrota, para o Sport por 1 x 0, a Fênix conseguiu terminar a fase de classificação em segundo lugar e passou antecipadamente para as semifinais.

E o Retrô fez a final contra o Sport e ficou com o vice-campeonato, pelo segundo ano consecutivo. Mas ainda sim, as duas equipes fizeram um jogo disputado.

Na Copa do Brasil, conseguiu passar pelo Avaí com uma vitória de 3 x 2, mas caiu para o Tombense. Com a eliminação, o Retrô iniciou a preparação para a Série D.

O início da campanha foi com o treinador Dico Woolley, que acabou caindo após dois empates. A contratação de Marcelo Martelotte foi um desejo antigo, conforme disse o diretor de futebol Gustavo Jordão em entrevista ao NE45.

Desde então, a equipe conseguiu ajustar em alguns pontos e voltou a vencer, emplacando quatro vitórias seguidas. Na liderança do Grupo A4, são 15 pontos com quatro vitórias e três empates.

Posts

Números, estatísticas e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING