publicidade

Classificação da Série D: Confira o cenário dos grupos nordestinos para fechamento da primeira fase

Série D, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, Santa Cruz, SE, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 17 de julho de 2023

Dos 23 times nordestinos que disputam a Série D, sete já conseguiram a vaga para o mata-mata; 11 ainda brigam pelas cinco vagas restantes

Após quase três meses de disputa, a Série D terá o encerramento da sua primeira fase no próximo final de semana. Com 23 times nordestinos entre os 64 que disputam o torneio, a competição afunilará com o começo do mata-mata, reduzindo pela metade o número de participantes.

Presentes entre os grupos A2, A3 e A4, atualmente, sete times nordestinos já garantiram sua vaga na fase de 16 avos de final. Entre eles, o Ferroviário-CE, melhor campanha da Série D, com 33 pontos em 13 jogos. O Tubarão da Barra, inclusive é o líder do grupo A2 e um dos invictos remanescentes no torneio juntamente ao Ceilândia.

Ferroviário lidera grupo A2 da Série D
Invicto e com melhor campanha do torneio, Ferroviário lidera grupo A2 da Série D – Foto: Lenilson Santos/FAC

Além do Ferrão, o grupo A2 também tem como classificados o Maranhão e o Atlético-CE. Ainda na disputa, Parnahyba e Tocantinópolis se enfrentam na última rodada, no Ribeirão, no interior do Tocantins. A partida acontece no sábado, às 15h30, e quem vencer fica com a última vaga da chave.


O grupo A3 é dominado por equipes paraibanas. Assim, Nacional de Patos e Sousa foram os primeiros a garantirem a classificação ao mata-mata ao chegar aos 23 pontos. Dessa forma, três equipes chegam à última rodada brigando pelas duas últimas vagas: Pacajus, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz.

A rodada da chave 3 acontecerá no próximo domingo, às 18h. Assim, o Pacajus visita o eliminado Campinense, fora de casa, visando manter a terceira posição na tabela. Quarto lugar, o Potiguar de Mossoró recebe o atual líder – e já classificado – no Frasqueirão, uma vez que o Nogueirão, seu estádio, foi interditado. Vale lembrar que Pacajus e Potiguar dependem apenas de suas forças.

Por fim, o Santa Cruz, quinto colocado da chave, precisará vencer seu jogo e ainda torcer por uma combinação de resultados para conquistar uma vaga na fase de 16 avos de final. Assim, além do triunfo contra o Iguatu, fora de casa, o Tricolor do Arruda ainda precisará que Pacajus e Potiguar não vençam seus jogos.

O Grupo A4, por sua vez, é marcado pelo equilíbrio. Apesar do líder Retrô ter conseguido conquistar sua vaga com rodadas de antecipação, algo que também foi obtido pelo Bahia de Feira na última rodada, a chave possui seis clubes brigando pelas últimas duas vagas. Assim, este é o único chaveamento que ainda não possui equipes eliminadas.

Assim, no domingo, às 18h, todos os jogos estarão valendo para a classificação. Com 16 pontos, ASA, Falcon e Sergipe são os favoritos para ficar com as duas vagas. O Fantasma, inclusive, pega o lanterna Jacuipense, que tem 15 pontos, jogando em casa. Quatro colocado, também com 16, o Falcon encara o líder Retrô, na Arena de Pernambuco. Já o Sergipe terá pela frente o Bahia de Feira, vice-líder e também classificado, jogando no Batistão.

Por fim, sexto e sétimo, ambos também com 15 pontos, Atlético de Alagoinhas e Cruzeiro de Arapiraca se enfrentam no Carneirão. Dessa forma, com tantos confrontos diretos, o grupo A4 deve ser definido apenas a partir das vitórias obtidas durante os jogos.

O cruzamento da próxima fase da Série D

Primeiro grupo dominado por clubes nordestinos, a chave A2 fará o seu cruzamento na próxima fase com o grupo A1, formado por equipes da região norte. Neste, Nacional-AM, Tuna Luso e Águia de Marabá já estão garantidos na próxima fase. Humaitá e Princesa do Solimões brigam pela última vaga.

Já as chaves A3 e A4 fazem seu cruzamento entre si diminuindo de oito para quatro o número de times nordestinos vindos destes agrupamentos que chegarão às oitavas de final.

Vale lembrar que os cruzamentos acontecem de maneira que o primeiro colocado enfrentará o quarto e o segundo encara o terceiro. Sempre com os times de melhor campanha tendo o benefício de jogar a segunda partida da eliminatória como mandante.

A segunda fase da Série D está prevista para começar no penúltimo final de semana de julho, entre os dias 22 e 23, com os jogos da volta marcados para o fim de semana seguinte.

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Confira o raio-x da situação dos grupos nordestinos da Série D

Grupo A2
Classificados: Ferroviário, Maranhão e Atlético-CE;
Na briga: Parnahyba e Tocantinópolis;
Eliminados: Caucaia, Cordino e Fluminense-PI.

Grupo A3
Classificados: Nacional de Patos e Sousa;
Na briga: Pacajus, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz;
Eliminados: Campinense, Iguatu e Globo.

Grupo A4
Classificados:
Retrô e Bahia de Feira;
Na briga: ASA, Falcon, Atlético-BA, Sergipe, Falcon e Cruzeiro de Arapiraca.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING