Connect with us
Recorte com imagens de Cauê Miota e Guilherme Melo, atletas nordestinos nas Olimpíadas da Juventude 2024 Recorte com imagens de Cauê Miota e Guilherme Melo, atletas nordestinos nas Olimpíadas da Juventude 2024

BAJogos OlímpicosMais EsportesSEÚltimas

Olimpíada de Inverno da Juventude começa com dois nordestinos na disputa

Reprodução/Instagram; Divulgação/CBDG

Published

on

Disputa acontece em Gangwon, na Coreia do Sul

Jovens promessas do esporte mundial se encontram a partir desta sexta-feira (19) na disputa da Olimpíada de Inverno da Juventude. E, mesmo com as altas temperaturas nordestinas, dois atletas da região estarão nessas geladas disputas olímpicas.

Os nordestinos na Olimpíada da Juventude

Guilherme Melo e Caue Miota nasceram, respectivamente, em Aracaju e Salvador. Mas o próximo destino desses jovens de 15 anos será bem longe do Nordeste. A partir desta semana, essas promessas do curling e do skeleton iniciam a jornada em Gangwon, Coreia do Sul.

Guilherme vai participar de duas disputas na Olimpíada da Juventude. No curling, ele disputa tanto a prova de equipes mistas, com quatro atletas, como as duplas mistas, ao lado da mineira Rafaela Ladeira. O sergipano vive em Richmond, Canadá, e foi por lá que ele conheceu o esporte – e com muita influência da família nesse processo.

Ele começou no curling aos 11 anos, quando sua mãe o colocou no Royal City Curling Club. Guilherme é irmão de Vitor Melo, que competiu na última edição dos Jogos e foi o capitão do time brasileiro no Mundial Júnior B da categoria, disputa no fim do ano e que terminou com as primeiras vitórias brasileiras na história da competição.

Para Caue, o desafio será no skeleton. O baiano mora em Calgary, Canadá, e é pupilo de Nicole Silveira, o principal nome do Brasil nos esportes de inverno na atualidade e destaque internacional nos trenós. Esta será a 3ª participação do Brasil no skeleton em Olimpíadas de Inverno. Além de Miota, o país também será representado pelo gaúcho Eduardo Strapasson.

Ao COB, ele falou sobre a participação e a relação com Nicole. “O Brasil não tem a estrutura de países europeus e, mesmo assim, ela se qualificou para Pequim e teve o melhor resultado de qualquer brasileiro no gelo. Quero não apenas competir em Gangwon, mas também estar nos Jogos de 2026 e 2030. Ela mostrou que é um objetivo atingível com esforço e trabalho duro”.

Pedro Ribeiro, Rafaela Ladeira, Júlia Gentile e Guilherme Melo, atleta do Curling que vão À Olimpíada da Juventude
Pedro Ribeiro, Rafaela Ladeira, Júlia Gentile e Guilherme Melo, do curling – Divulgação/CBDG

A Olimpíada de Inverno da Juventude

Esta será a 4ª edição da Olimpíada de Inverno da Juventude. A estreia aconteceu em 2012, em Innsbruck, Áustria. Depois, houve edições em Lillehammer, Noruega, e Lausanne, Suíça. O Brasil esteve em todas elas, mas nunca subiu ao pódio, assim como os demais latinos.

A delegação brasileira será a maior da história, com 17 atletas – uma delas, a mineira Mariana Silva, em dois esportes. No continente americano, apenas Estados Unidos e Canadá terão mais atletas nas disputas pelas medalhas – desenhadas pelo arquiteto brasileiro Dante Akira Uwai.

Ao todo, serão oito modalidades com atletas brasileiros, sendo quatro desportos de neve e quatro de gelo. Nenhum deles chega à Coreia do Sul como favorito ao pódio, mas sempre há espaço para surpresas.

Além dos nordestinos, há representantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de atletas nascidos em EUA e Argentina. As disputas seguem até 1º de fevereiro, com transmissão gratuita no site e no aplicativo do Olympic Channel.

A delegação brasileira em Gangwon

  • Biatlo: Mariana Silva (MG)
  • Bobsled: André Luiz da Silva (SP) e Luís Felipe Seixas (SP)
  • Curling: Pedro Ribeiro (MG), Julia Gentile (SP), Guilherme Melo (SE) e Rafaela Ladeira (MG)
  • Esqui Alpino: Alice Padilha (RJ) e Arthur Padilha (RJ)
  • Esqui Cross Country: Gabriel Santos (SP), Ian Francisco (SP), Júlia Reis (SP) e Mariana Silva (MG)
  • Patinação de Velocidade: Lucas Koo (Estados Unidos)
  • Skeleton: Caue Miota (BA) e Eduardo Strapasson (RS)
  • Snowboard: João Teixeira (Argentina) e Zion Bethonico (SC)
Eduardo Strapasson, Nicole Silveira e Caue Miota, atletas do Skeleton
Eduardo Strapasson, Nicole Silveira e Caue Miota, atletas do Skeleton – Divulgação/CBDG
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados