publicidade

Série D: Democrata de Sete Lagoas alega surpresa com pedido do Santa Cruz, mas diz que a CBF respeitou os critérios técnicos

Série D, PE, Santa Cruz, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 26 de março de 2024

Clube mineiro foi rebaixado no Estadual em 2023, mas acabou ganhando vaga após desistências de outros clubes; Santa Cruz quer a vaga

Alvo do Santa Cruz em procedimento administrativo para que consiga uma vaga na Série D ainda em 2024, o Democrata de Sete Lagoas se pronunciou sobre o pedido coral para que seja impedido de disputar o campeonato nacional, que se baseia no rebaixamento do Jacaré à Segunda Divisão no ano passado.

Em nota divulgada no site oficial do clube, o Departamento Jurídico do Democrata de Sete Lagoas aponta ter sido surpreendido com a atitude da diretoria coral e afirma que não irá tomar nenhuma providência até que receba notificação de que o documento foi ajuizado.

Ainda segundo o documento, o Jacaré, que é integrante do grupo A6 da competição, ressalta que foi convidado pela CBF para participação do torneio mediante desistência de diversos clubes de Minas Gerais e salienta que participou do arbitral do torneio, realizado na primeira quinzena do mês de março.


O pedido do Santa Cruz

Na última sexta-feira, um procedimento administrativo elaborado por torcedores e membros do Conselho Deliberativo do Santa Cruz foi enviado à CBF para que a entidade revisasse os critérios técnicos que deram ao Democrata de Sete Lagoas a vaga na Série D 2024, uma vez que o clube havia sido rebaixado no Campeonato Mineiro em 2024.

Dessa forma, baseado em artigos da Lei Geral do Esporte e do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, o Santa Cruz alega que por ser o clube melhor ranqueado no Ranking Nacional de Clubes da entidade teria direito à vaga em detrimento da equipe mineira.

As informações foram reforçadas em coletiva concedida pelo presidente Bruno Rodrigues e membros da cúpula coral na última segunda-feira. De acordo com Álvaro Maia, vice-presidente do Conselho, um pedido já havia sido encaminhado à CBF antes do arbitral, mas não respondeu ao pleito coral. Assim, uma nova solicitação administrativa foi enviada à entidade para a apreciação.

Enquanto espera o retorno da CBF, o Santa Cruz se prepara para ajuizar ação junto ao STJF pleiteando a vaga na Série D. De acordo, com Maia, caso a entidade não se pronuncie, o clube deverá acionar o Tribunal até esta quarta-feira, quando se encerra o prazo para o ajuizamento de ações deste tipo visando o ingresso na Série D.

Confira, na íntegra, a nota publicada pelo Democrata-SL

Recebemos com supresa e tranquilidade a notícia de que o Santa Cruz pleiteará a vaga do Democrata FC na Série D do Brasileiro 2024.

Clubes melhores colocados do que o Democrata no Módulo 1 do Mineiro 2022 abriram mão da vaga até que chegou a nós, apesar de termos sido os últimos colocados no Mineiro.

Assim, fomos convidados pela CBF, respeitando critérios técnicos, e aceitamos, sendo que, inclusive, já participamos do Conselho Técnico da Competição e somos parte da tabela que já foi divulgada.

Não há nenhuma providência a ser adotada por enquanto, até porque não temos sequer a confirmação de que já houve ajuizamento de alguma medida.

Contudo, obviamente, seguimos atentos e acompanhando a situação.

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING