Connect with us
SDS, Sport x Ceará - Foto: Pedro Maranhão/NE45 SDS, Sport x Ceará - Foto: Pedro Maranhão/NE45

CECearáCopa do NordestePESportÚltimas

SDS explica resposta ao STJD, e revela prisões de presidente e vice da organizada do Sport

Foto: Pedro Maranhão/NE45

Published

on

A SDS afirmou que garantirá a segurança do duelo entre Sport e Ceará, porém, afirmou que é impossível garantir “absoluta segurança”

A Secretaria de Defesa Social (SDS) convocou uma coletiva para detalhar melhor o ofício enviado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde se recomendou que Sport x Ceará, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, acontecesse de portões fechados. Na entrevista, também foi revelada as prisões do presidente e do vice-presidente da organizada responsável pelo atentado ao ônibus do Fortaleza.

O termo “Absoluta segurança”, causou uma grande confusão, segundo o Secretario de Defesa Social, Alessandro Carvalho. Segundo ele, é impossível qualquer polícia do mundo garantir 100% de segurança, seja qual for o evento, porque não tem como prever ações.

“Polícia Militar, você tem como garantir absoluta segurança? É algo em caixa alta no texto. O STJD pode explicar o que seria isso, mas posso passar como a PM interpretou. Na condição de não acontecer nenhum incidente, pq seja qual for a policia ou o lugar do mundo, é impossível garantir que nada vai acontecer. Você pode ter o melhor efetivo de segurança, mas não tem como garantir que nada vai acontecer”, iniciou.

Ofício apresentado pela SDS – Foto: Pedro Maranhão/NE45

“Ainda que eu colocasse todo o efetivo da PM nas ruas, 16 mil homens, eu não posso garantir que um homem mal intencionado no meio do trajeto, não atire algum artefato contra o ônibus de uma delegação. Ou que ele venha de outro estado, e que membros de torcidas organizadas não possam agredi-lo”, afirmou.

“Esses criminosos estão no Brasil todo, não só no estado de Pernambuco. Muitas vezes na intenção de vingar alguma agressão que algum membro da organizada que ele faz parte tenha sofrido em outro estado. Não cabe a SDS, ou a PM, definir se a partida terá ou não portões fechados. Cabe a eles decidir”, completou.

Alessandro Carvalho, secretario de defesa social, também confirmou a prisão do presidente e do vice-presidente da Torcida Jovem do Sport, por envolvimento ao atentado ao ônibus do Fortaleza. Trata-se da Operação Hooligans.

“As prisões aconteceram hoje, na sede da Torcida Jovem. Porém, não podemos dar mais detalhes sobre as prisões, só poderemos dar mais detalhes quando as investigações forem concluídas, pois novas prisões podem acontecer”, afirmou.

Ônibus do Fortaleza após ataque de organizada do Sport depois de jogo da Copa do Nordeste 2024 na Arena de Pernambuco
Foto: Divulgação

Nota do Sport sobre a resposta da PM ao STJD

O Sport Club do Recife recebeu com surpresa a recomendação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para que o duelo diante do Ceará, previsto para a próxima semana,  ocorra de portões fechados na Arena de Pernambuco.

O Clube compreende que os órgãos responsáveis por garantir a segurança de eventos como os carnavais de Recife e Olinda, que levam milhões de pessoas durante os dias de folia, também estão aptos a resguardar um público de 30 ou 40 mil pessoas em uma partida de futebol – conforme já ocorreu em diversas oportunidades recentes e mais longínquas, como a Copa do Mundo de 2014.

Paralelamente a isso, o Sport reforça que também emprega centenas de agentes privados contratados para ampliar a segurança no estádio e no entorno da praça esportiva dentro do raio que lhe compete, a fim de promover um ambiente pacífico e contribuir junto aos órgãos públicos, vez que, na condição de associação desportiva, bem como no que estabelece o Estatuto do Torcedor, é o que lhe cabe quanto à segurança.

O Clube entende que o motivo de existir e competir está integralmente ligado à sua torcida – razão de absolutamente tudo. Assim, portanto, perde-se o sentido do jogo e do espetáculo entrar em campo sem tê-la ao lado sem nenhum motivo aparente ou justo.

Por fim, o Sport aguarda e confia na reversão da governadora Raquel Lyra, tão imbuída em liderar o Governo de Pernambuco nas suas mais diferentes esferas, acerca deste posicionamento da corporação.

O SPORT PRECISA SER MAIS TRANSPARENTE SOBRE AS REFORMAS NA ILHA DO RETIRO

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados