publicidade

Vitória vive pior sequência de resultados desde a largada ruim na Série A; Entenda o atual momento

Vitória, BA, Série A, Últimas

Por Klisman Gama

Por Klisman Gama

Postado dia 23 de julho de 2024

Depois de passar seis jogos sem vencer no início do Brasileirão, o Leão ganhou só uma partida nas últimas seis disputadas

O Vitória vem de um momento muito delicado na Série A. Depois de deixar a zona de rebaixamento na 12ª rodada, o Leão retornou agora, na 18ª. De lá para cá, foram seis jogos disputados, tendo ganhado apenas um e perdido cinco. Recorte que se torna a pior sequência do Colossal no Brasileirão desde a largada.

Naquele início de Série A, o Vitória não venceu nenhum dos seis primeiros jogos que disputou. Foram cinco derrotas, tal como no atual recorte, mas empatou um jogo, diferentemente de agora, que venceu um. Ainda assim, o desempenho caiu e os resultados pararam de vir. Confira alguns dos problemas que levaram à má fase do Vitória.

Elenco curto: Saídas e lesões antes da abertura da janela de transferências

Vários fatores convergem para esse atual momento. O elenco curto entre junho e julho é um deles, pois jogadores importantes se lesionaram, como o zagueiro Camutanga e seus substitutos, Bruno Uvini e Caio Vinícius (volante improvisado).


Além disso, outros perderam espaço e estão fora dos planos do clube, inclusive sendo negociados, como os volantes Dudu (ainda busca um clube) e Rodrigo Andrade (Mirassol), e os atacantes Luiz Adriano (ainda sem novo clube), Léo Gamalho (Mirassol), Mateus Gonçalves (Goiás) e Eryc Castillo (Coritiba).

Volantes Rodrigo Andrade e Dudu estão fora dos planos do Vitória
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Dificuldade para acertar com reforços

Apesar da abertura da janela de transferências no dia 10 deste mês, o Rubro-negro só tinha o volante Ricardo Ryller apto para estrear. Fora ele, o clube trouxe de volta quatro jogadores da base que estavam por empréstimo no Itabuna, disputando a Série D: o zagueiro Roque Júnior, o volante José Breno, e os atacantes Lawan e Luís Miguel.

Passaram-se 13 dias desde a abertura da janela para que o Leão conseguisse concretizar mais contratações. Só nesta terça-feira (23), o clube já acertou as chegadas do zagueiro Neris, do volante Machado e do atacante Matheus Davó, além de oficializar a contratação do atacante Carlos Eduardo.

Neris, novo reforço do Vitória, em jogo pelo Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Desgaste físico e queda de desempenho

Em meio a tudo isso, até que essas novas peças – e outras que devem chegar – adquiram ritmo de jogo e sejam inseridas de vez na equipe, o Vitória precisa mostrar poder de reação. O técnico Thiago Carpini busca soluções em meio a um elenco que começa a sentir o desgaste físico da grande sequência de jogos e precisa fazê-lo reagir o quanto antes.

Nomes como Matheuzinho, Willian Oliveira, Willean Lepo, Lucas Esteves, que vinham sendo as principais peças para a criação de jogadas do Rubro-negro, passaram a oscilar, até mesmo pelo cansaço de tantos jogos seguidos. Com isso, a produção ofensiva do Leão diminuiu bastante, tanto que só tem um gol nos últimos três disputados.

Matheuzinho, meia-atacante do Vitória
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Com essa oscilação, outras peças que saem do banco como alternativa para os titulares, acabam não fazendo tanta diferença no atual momento. Jean Mota e Daniel Jr, de quem se esperava mais no Vitória, não têm conseguido sustentar o nível que Matheuzinho apresentava.

Willian Oliveira segue sendo um importante nome defensivo, mas ofensivamente contribui menos atualmente. Lucas Esteves também não tem conseguido ter a mesma participação efetiva no ataque de outros momentos, como quando marcou um gol na vitória em cima do Criciúma e participou da jogada de um dos gols contra o Corinthians.

O reserva, Patric Calmon, segue inconstante, mas foi dele a assistência para o gol de Zé Hugo, contra o Fortaleza. O único tento dos últimos três jogos. Já Willean Lepo, tendo mais obrigações defensivas em vários momentos dessa sequência, não aparece mais no ataque como antes. Além disso, falhou no gol que gerou a derrota para o Botafogo.

Time do Vitória reunido antes de jogo contra o Grêmio, pela Série A do Brasileirão
Foto: Victor Ferreira/EC Vitoria

Os dois piores recortes do Vitória na Série A

Seis primeiros jogos do Vitória na Série A 2024*

1ª rodada – Derrota para o Palmeiras (0 x 1) – Barradão
3ª rodada – Empate com o Bahia (2 x 2) – Barradão
4ª rodada – Derrota para o Cruzeiro (1 x 3) – Mineirão
5ª rodada – Derrota para o São Paulo (1 x 3) – Barradão
6ª rodada – Derrota para o Vasco (1 x 2) – São Januário
7ª rodada – Derrota para o Atlético-GO (0 x 2) – Barradão

* = O jogo do Vitória contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada da Série A, só foi disputado após a derrota para o Atlético-GO.

Últimos 6 jogos do Vitoria na Série A 2024

13ª rodada – Derrota para o Athletico Paranaense (0 x 1) – Barradão
14ª rodada – Derrota para o Corinthians (3 x 2) – Neo Quimica Arena
15ª rodada – Vitória em cima do Criciúma (2 x 1) – Barradão
16ª rodada – Derrota para o Botafogo (0 x 1) – Barradão
17ª rodada – Derrota para o Fortaleza (1 x 3) – Castelão
18ª rodada – Derrota para o Grêmio (0 x 2) – Centenário

Posts
Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING