publicidade

Polícia Civil faz operação de busca e apreensão em sedes de uniformizadas ligadas a Santa Cruz e Sport

Pernambucano, PE, Santa Cruz, Sport, Últimas

Por NE45

Por NE45

Postado dia 14 de março de 2025

Facções uniformizadas protagonizaram cenas de guerra no Recife no primeiro Clássico das Multidões de 2025

A Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE) realizou uma operação de busca e apreensão domiciliar, na manhã desta sexta-feira (14), nas sedes das principais uniformizadas ligadas a Santa Cruz e Sport. Ela foi feita pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI), sob a presidência da delegada Isabela Porpino.

Na operação Hoolinet, foram apreendidos explosivos, facas, barrotes, pedaços de ferro, além de produtos falsificados como camisas, bermudas e copos personalizados.

A operação faz parte de uma investigação que teve início em fevereiro, “com o objetivo de identificar e desarticular uma associação criminosa voltada à prática de Crime contra a Propriedade Intelectual, Falsa Identidade e Incitação à Violência”, segundo a Polícia Civil.


Polícia Civil faz operação de busca e apreensão na sede de uniformizadas ligadas a Santa Cruz e Sport

Foto: Divulgação/Polícia Civil

“A DPCRICI identificou que as sedes estavam em pleno funcionamento mesmo havendo decisão judicial determinando a extinção das torcidas organizadas, além do que foi constatado o exercício de atividade comercial com a venda ilegal de produtos contrafeitos”, afirmou a delegada Isabela Porpino, em comunicado enviado à imprensa.

Vale lembrar que, durante a manhã e começo da tarde antes do primeiro Clássico das Multidões deste ano, no dia 1 de fevereiro, as duas facções uniformizadas protagonizaram cenas de guerra no bairro da Torre, Zona Norte do Recife.

Bombas caseiras, fogos de artifício, pedras, barrotes de madeira e cano de ferro foram utilizados como armas pelos marginais membros dessas uniformizadas. Ao todo, foram 32 detidos, sendo 13 presos (contando com os três que foram hospitalizados) e os outros liberados, entre eles alguns menores de idade.

Santa Cruz e Sport se enfrentarão neste sábado (15), no Arruda, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Pernambucano Betnacional e o duelo será de torcida única. Entretanto, isso não impede que possíveis confrontos espalhados pela Região Metropolitana possam vir a acontecer, e a Polícia Civil e Militar tem atuado para coibir estas ações.

Polícia Civil faz operação de busca e apreensão na sede de uniformizadas ligadas a Santa Cruz e Sport

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Náutico, Santa Cruz e Sport rompem com organizadas

Representantes de Náutico, Santa Cruz e Sport, além de Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), assinaram junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) um Termo de Ajustamento de Conduta.

A medida visa a ruptura total entre os clubes e as suas respectivas uniformizadas. Sendo elas: Náutico até Morrer (Fanáutico), Explosão Inferno Coral e Torcida Jovem do Leão.

Estão proibidas as realizações de qualquer ajuda financeira, logística, patrocínio, além de não poderem reservar espaços nos estádios para as organizadas.

Os clubes também se comprometeram a implementar, até o dia 14 de junho, o uso de catracas com identificação facial em todas as entradas dos seus respectivos estádios.

Outro pedido do Termo de Ajustamento de Conduta, foi a instalação de câmeras de videomonitoramento nos portões de acesso. Confira todos os termos clicando no link.

COMENTE

0 comentários

PUBLICIDADE

TRENDING