conecte-se conosco

Cascio CardosoSérie A

Cadê o Bahia?

Publicados

em

Os clubes do nordeste, de forma geral, fizeram um bom papel no 1º turno do Brasileirão da série A. Mesmo com 20% do campeonato sendo de clubes da região, e conhecendo o cenário e a história do futebol brasileiro, não ter nenhum dos nossos representantes dentro do Z4 é um ponto muito positivo. Entre eles, o Fortaleza é o melhor em aproveitamento, o Sport é o melhor em colocação, por causa dos critérios de desempate, e o Ceará vem logo depois. Apesar de ainda próximos da zona, mantêm algum conforto em relação ao Z4 e terminam o turno se mostrando competitivos, cada um ao seu modo. Hoje, enfrentar qualquer um dos 3 é uma tarefa enjoada pra os outros clubes do Brasileirão. A decepção é o Bahia. Apesar de ainda ter um jogo a fazer, de ser o melhor elenco da região, os 19 pontos do tricolor da Boa Terra são ajustados à quantidade de erros de um time que, em tese, lutaria pela primeira página da competição. Por isso, tive muita dificuldade em colocar alguém do tricolor na seleção do Nordeste do 1º turno. Até o Sport, com futebol de pouco brilho, apresentou alguns destaques do meio para trás. No geral, prevalecem nomes de atletas da dupla cearense que se mostrou mais forte e organizada. Defesa do tricolor, a menos vazada da série A, merece toda atenção. E o meio campo do alvinegro cearense com muita força, técnica, intensidade, se destaca também. Setor ofensivo foi a grande dificuldade. Encontrar destaques regulares nos 4 times foi uma tarefa árdua e não cumprida. Provavelmente serão os nomes mais questionados por estarem na lista. 

Goleiro

Poucas dúvidas na meta. Felipe se mostra decisivo com as mãos e com os pés, mais regular que Prass e Poli. 

Lateral direito

Foi bem e, principalmente, jogou todas as partidas de um Sport que surpreendeu na série A, fazendo 24 pontos. A sua assiduidade, além do golaço contra o Grêmio, me fizeram escolhê-lo em vez de Tinga, do Fortaleza.

Zagueiros

O Fortaleza tem a melhor defesa do campeonato e Paulão foi quem mais jogou nela. Em 15 dos 17 jogos esteve em campo. 

Na hora de escolher um time eu escolheria Adryelson, que, inclusive, fez 18 jogos contra 17 de Maidana. Porém, os 4 gols do zagueiro samurai do Sport fizeram a diferença no primeiro turno. E é seleção do primeiro turno. 

Lateral esquerdo

Bruno Pacheco foi um rival forte nessa disputa mas Carlinhos “arrumou” o Fortaleza naquela posição, deu mais segurança à defesa. E, repito, é a defesa menos vazada da série A.

Meio de campo

O cidadão joga demais. De área a área, com intensidade, participativo e concentrado. Considero indispensável à seleção. 

Juninho (Fortaleza) – Titular do meio de campo do time de Rogério Ceni, só ficou fora de um jogo e foi decisivo para o time com  sua qualidade da batida na bola.

Potência é uma palavra que se encaixa bem em Sobral, mas, como “potência não é nada sem controle”, não é só isso que o meio campista do Vovô tem. Inteligência tática, boa técnica, dedicação constante também são marcas e agregam muito ao seu time. 

Se eu tivesse que escolher um craque do Nordeste na série A seria Vina. Assistências, gols, jogadas plásticas, presença de área, combate. Jogador vive sua melhor fase e foi fundamental para a vida suave do Vozão a partir da 4ª rodada.

Atacantes

Mesmo que irregular, fez 3 gols, esteve em 16 jogos, entregou uma característica fundamental para o esquema de Rogério Ceni que é a transição rápida. Menções honrosas pra Elber e pra Mugni (que mudaria o esquema do time). 

Fez 4 gols tanto quanto Gilberto, foi irregular tanto quanto Gilberto, mas ficou à frente do artilheiro do Bahia pelo critério “surpresa”. Dele se esperava menos. Foi destaque na Copa do Nordeste e precisava confirmar isso na série A. Fez um golaço contra o Botafogo na última rodada do turno e venceu a disputa.

Técnico

Comanda o time de defesa menos vazada e de melhor aproveitamento de pontos do futebol nordestino na série A. Repete um padrão de desempenho seguro do seu time. Jair Ventura merece uma menção honrosa pela forma como conseguiu fazer o Sport somar pontos em um cenário desolador. Mas Ceni é o melhor.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados