conecte-se conosco

ALBAMANáuticoPESESérie BÚltimasVitória

Náutico é único nordestino com risco real de queda, apontam matemáticos

Publicados

em

Concluída a 25ª rodada da Série B, o Náutico é o único clube nordestino ainda com risco considerável de rebaixamento, de acordo com os principais sites especializados em projeções matemáticas. Ainda que, com a vitória sobre o Guarani na última terça-feira, os alvirrubros tenham reduzido um pouco o risco de queda.

Segundo o “Chance de Gol”, a ameaça de rebaixamento para o Náutico ainda é de 69,6%, enquanto que para o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, esse índice é de 70,6%. Percentuais menores do que os registrados antes da 25ª rodada, que apontavam risco de 86,1% e 80,2%, respectivamente.

Leia Mais: O analista Thiago Minhoca faz um levantamento dos dois primeiros terços da Série B e projeta reta final para os nordestinos

Já o Vitória, que está invicto há cinco partidas, com dois empates e três triunfos, já está praticamente livre da queda. Para o Chance de Gol, a possibilidade de um rebaixamento do clube baiano se resume a apenas 1,3%, enquanto para a UFMG, ainda há 6,8% de ameaça. Antes da goleada sobre o Paraná por 4 a 1, esses índices eram de 5,2% e 14,8%.

Por sua vez, CRB, Confiança, CSA e Sampaio Corrêa, só não estão ainda garantidos por um capricho matemático. Para o alvirrubro alagoano, a possibilidade de um rebaixamento se resume a 1,4% e 3,3%, respectivamente. Já para os outros três clubes, os dois institutos projetam em menos de 1% o risco de queda.

A curiosidade fica por conta do Cruzeiro, que mesmo na 15º posição, com 31 pontos, também praticamente eliminou a ameaça de rebaixamento segundo o Chance de Gol, que projeta esse risco em míseros 0,08%. Já a UFMG é mais “cautelosa”, projetando 4,4%. Vale ressaltar que a Raposa contabiliza duas vitórias sem pontos, uma vez que foi punida pela Fifa, o que a coloca na frente de todos os concorrentes no primeiro critério de desempate.

Sendo assim, o primeiro alvo do Náutico na briga contra o rebaixamento é o Paraná, que no levantamento do Chance de Gol aparece com 37,5% de risco de queda, enquanto que para a UFMG esse índice é de 30%.

Briga pelo acesso

Já na parte de cima da classificação, o Sampaio Corrêa, mesmo com dois tropeços seguidos (derrota para o Brasil e empate com a Ponte Preta), chegou a 67,6% e 56,4% de possibilidade de subir para a Série A. Antes da 25º rodada, esses percentuais eram de 62% e 52%, respectivamente.

Ainda na briga pelo G4, o CSA aparece com chance de acesso calculada em 22,2% para o Chance de Gol e 29,2% para a Universidade Federal de Minas Gerais.

Por fim, segundo os dois institutos Confiança e CRB tendem a fazer um campeonato de meio de tabela, com a maior possibilidade de acesso se resumindo a 11,2% dada pela UFMG ao time sergipano.

Risco de queda:

Náutico: 69,6% (Chance de Gol) e 70,6% (UFMG)
Vitória: 1,3% (Chance de Gol) e 6,8% (UFMG)
CRB: 1,4% (Chance de Gol) e 3,3% (UFMG)
Confiança: 0,1% (Chance de gol) e 0,43% (UFMG)
CSA: quase 0% (Chance de gol) e 0,077% (UFMG)
Sampaio Corrêa: quase 0% (Chance de gol) e 0,006% (UFMG)

Possibilidade de acesso:

Sampaio Corrêa: 67,6% (Chance de gol) e 56,4% (UFMG)
CSA: 22,2% (Chance de gol) e 29,2% (UFMG)
Confiança: 5% (Chance de gol) e 11,6% (UFMG)
CRB: 0,7% (Chance de gol) e 4,7% (UFMG)
Vitória: 0,8% (Chance de gol) e 1,3% (UFMG)
Náutico: quase 0% (Chance de gol) e 0,009% (UFMG)

Foto: Caio Falcão/CNC

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados